Portal Chamar Táxi

Informação Fígado em risco! As duas frutas que deve consumir com moderação

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,839
Gostos Recebidos
1,194
naom_693351ae7427a.webp


O fígado é um órgão importante no organismo e precisa de ser cuidado. As frutas que consume podem trazer benefícios, mas a verdade é que também podem estar a afetar a saúde do seu fígado. Saiba o que deve consumir com moderação.


Existem frutas que por terem excesso de açúcar e gordura podem acabar por levar a alguma sobrecarga do fígado. Desta forma, é preciso ter cuidado com doses elevadas de frutose. O açúcar em excesso pode acabar por levar ao acumular de gordura no fígado.




Reduza o consumo destas frutas


O website Kobieta cita um estudo de 2019 que refere que a manga pode acabar por afetar o fígado. Pode aumentar o risco de danos no fígado. Especialistas recomendam que deve limitar o consumo de manga.


Se for diabético ou tiver já alguma doença hepática, o melhor é evitar esta fruta, ou então consultar o seu médico antes. Por outro lado, terá de ter cuidado com a fruta do espinheiro-alvar. Segundo a Rota das Índias, é “uma planta medicinal conhecida por ajudar a melhorar o sono e fortalecer o coração”.


No caso de já ter alguma doença hepática, poderá sobrecarregar ainda mais o órgão e aumentar o risco de danos às células do fígado. Poderá não sentir nenhum desconforto no estômago de imediato, mas dor de cabeça e erupções cutâneas podem ser outra das consequências.





Pela saúde do seu fígado, veja o que deve ter sempre em casa​


O fígado tem um papel muito importante no organismo. Além de regular o metabolismo, é fundamental para retirar substâncias nocivas do corpo. Assim, é fundamental cuidar dele. Uma das formas de fazê-lo passa por ter uma alimentação cuidada.

Ao agregador de blogues HuffPost, a especialista em nutrição Ana Luzón revela alguns dos alimentos em que deve apostar para evitar inflamações e doenças graves no fígado.


Em primeiro lugar, explica que vegetais como brócolos, couve-flor e couves de Bruxelas são perfeitos. "Promovem a desintoxicação e reduzem o stress oxidativo."


Por outro lado, o alho e a cebola também são perfeitos. "Estimulam as enzimas hepáticas que são responsáveis por eliminar as toxinas." Aposte também em frutas cítricas e ainda em cozinhar com azeite.


Alimentos ricos em ómega-3 são outros nos que deve apostar. É o caso do salmão, da cavala, sardinha ou dos frutos secos. Tenha ainda em casa aveia e grãos integrais.


O chá verde é mais um dos alimentos que vão fazer a diferença. "Ajuda a reduzir a gordura acumulada." Frutos vermelhos, como mirtilos e amoras, deixam também o fígado protegido.


Por fim, explica que não se deve esquecer das leguminosas, da curcuma e do gengibre.

IN:NM
 
Topo