• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Expo 2008: Pavilhão de Portugal reserva «Lugar à Dança»

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Expo 2008: Pavilhão de Portugal reserva «Lugar à Dança»

Uma versão «minimalista» do festival de dança contemporânea Lugar à Dança anima sexta-feira a rua em frente ao pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha.

«Sobre Rodas», uma coreografia em que interagem bailarinos profissionais e bailarinos com mobilidade reduzida, é uma das produções do 10º Festival Internacional em Paisagens Urbanas que viaja para Saragoça.

O projecto foi desenvolvido a partir de uma experiência piloto com participantes da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, que foi apresentado em França, no âmbito do Ano Europeu da Inclusão, no 2º Fórum Europeu de Jovens Criadores de Moda Adaptada.

A companhia Útero traz à Expo 2008 uma performance/instalação, em que um actor está sentado de gatas com a cabeça enfiada num globo azul e as pessoas que passam são convidadas a aproximarem-se e olharem também para dentro do objecto.

A performance pretende reflectir sobre o espaço que existe para a intimidade e para as emoções numa cidade.

«Que espaço para olharmos mais de perto, para olhar para dentro do outro?», são outras interrogações que a companhia Útero pretendeu lançar.

Outra das produções incluídas nesta versão reduzida do festival é a performance de música e dança «Violinos para a mesa 6», com coreografia e interpretação de Yola Pinto.

O encontro da música com o movimento é expresso através da interacção da bailarina com o músico Carlos Zíngaro.

A rua em frente ao pavilhão de Portugal será ainda palco das coreografias «Cântico dos cânticos», de Hélio Santos, «Momentos», de Joa Cirque, e «Causa sem efeito», de Carolina Ramos.

A Expo2008 decorre até 14 de Setembro num recinto de 25 hectares junto ao Rio Ebro, contando com a participação de 105 países. «Água e Desenvolvimento Sustentável» é o tema da mostra.

O pavilhão de Portugal aborda a relação hídrica com Espanha e os rios transfronteiriços, Tejo, Douro e Guadiana, que são simultaneamente as mais importantes bacias hidrográficas nacionais.

O espaço português já recebeu mais de 400 mil visitas desde a inauguração do certame, a 14 de Julho.


Diário Digital / Lusa
 
Topo