• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Expo 2008: Comissário de Portugal distinguido com medalha de ouro

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Expo 2008: Comissário de Portugal distinguido com medalha de ouro

Saragoça, Espanha 14 Set (Lusa) -- O comissário português na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, Rolando Borges Martins, foi premiado com uma medalha de ouro pelo seu papel na articulação entre a organização e os países participantes, enquanto presidente do conselho de comissários.

A medalha de ouro foi atribuída a Rolando Borges Martins, comissário da participação portuguesa e presidente do conselho de comissários da Expo 2008, pelo Bureau International des Expositions (BIE), a organização que tutela as exposições internacionais e mundiais.

"Fiquei muito honrado, sobretudo tratando-se de uma medalha atribuída pelo BIE", afirmou Rolando Borges Martins à Agência Lusa.

A Expo 2008 encerra hoje numa cerimónia presidida pelo Rei de Espanha, Juan Carlos I, e pelo primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodrigues Zapatero.

O último momento da exposição internacional será o espectáculo "Paisagens do Rio", que resulta de um encontro criativo entre o compositor norte-americano Philip Glass e o cenógrafo de luz francês Christophe Berthoneau, responsável pelo fogo-de-artifício que encerrou a Expo 98, em Lisboa.

O fogo-de-artifício, que envolve seis toneladas de pólvora, vai desenrolar-se na margem do rio Ebro, ao longo de cerca de um quilómetro e meio, unindo o recinto da Expo à Basílica do Pilar, durante 40 minutos.

O fio condutor do espectáculo será uma composição original de Philip Glass inspirada no percurso do rio, desde o nascimento até à mistura da água doce com a água salgada, quando desagua no mar.

Interpretada pelo Philip Glass Ensemble a partir do anfiteatro principal da exposição, a composição musical será difundida em seis pontos ao longo do rio.

A Expo 2008 reuniu durante três meses 105 países sob o lema "Água e desenvolvimento sustentável".

O pavilhão de Portugal foi visitado por 800 mil pessoas, mais 200 mil que a previsão inicial.

O espaço português abordou a relação hídrica com Espanha e os rios transfronteiriços, Tejo Douro e Guadiana, que são simultaneamente as maiores bacias hidrográficas nacionais.


ACL.

Lusa/Fim
 
Topo