A ExperimentaDesign (EXD) é uma bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade. Posicionando-se como uma plataforma dinâmica e arrojada, a EXD promove a cultura contemporânea através da discussão e da reflexão. Age como pólo difusor de talentos emergentes e experimentação disciplinar em todo o espectro criativo, apresentando projectos e conceitos originais em diferentes formatos, desde exposições a intervenções urbanas, workshops e conferências. Privilegiando ideias e indivíduos, o programa da Bienal tem por objectivo transmitir conteúdo e incentivo tanto a uma audiência especializada como ao público em geral, disseminando informação e estimulando o debate crítico. A EXD programa possibilidades, aponta caminhos, gera intersecções e interrogações, num desafio aberto e inclusivo a participantes e público.
Realizando-se em Lisboa (desde 1999) e Amesterdão (desde 2008) com programas distintos em anos alternados, a Bienal envolve uma rede mundial de agentes dos mais diversos sectores, promovendo a inovação e criatividade como vectores de desenvolvimento sustentável a todos os níveis. Na edição que assinala o seu 10º aniversário, a EXD introduziu o Warm-Up, um evento inédito que lançou o tema com um ano de antecipação, com uma grande exposição e conferência do arquitecto Peter Zumthor. Sob a égide de “It’s About Time”, a EXD propõe uma análise do tempo enquanto matéria, recurso e desafio: tempo para agir, tempo para colaborar, tempo para reflectir.
2009 objectivos estratégicos —
01. Reforçar a aposta na inovação e na excelência do programa da EXD, estreitando ligação entre as disciplinas criativas e o sector económico;
02. Consolidar a programação nuclear da EXD e o seu posicionamento internacional nas áreas do design e da arquitectura;
03. Cimentar e alargar a rede de colaborações internacionais;
04. Desenvolver projectos sobre questões locais (Lisboa), nacionais (Portugal) e transnacionais;
05. Alargar o âmbito de intervenção do Serviço Educativo, através de uma diversificação do programa de actividades;
06. Assumir um papel proactivo no âmbito da coesão e responsabilidade social;
07. Dar prioridade à produção de conteúdos em suportes como o vídeo, televisão e internet, a par da edição de catálogos;
08. Criar o Warm-Up, um novo evento que lança a Bienal com um ano de antecedência, potenciando assim o seu impacto junto do público e dos media;
09. Deixar um legado a Lisboa, ao país e seus habitantes.
+ EXPERIMENTADESIGN
Última edição: