• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Eu e as minhas engenhocas!!!

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Eu e as minhas engenhocas!!!
Tenho um painel solar de 19V/10W a carregar baterias (2) 18 Ah cada = a 36Ah, estão ligadas em paralelo.
Ate nada a acrescentar e tenho iluminação para toda a noite no estúdio onde passo algum do meu tempo disponível.
O painel está ligado ao controlador de carga que por sua vez está ligado ás baterias e que por sua vez estão ligadas a um inversor de tensão.
Acontece que com 3 lâmpadas economizadoras funciona sem qualquer problema, mas ligando uma quarta lâmpadas desarma-me o inversor, (activa proteção e desliga).
Já testei com lâmpadas led acontece com mais de 2 lâmpadas a mesma coisa.
O total de consumo das lampas ronda os 35W/3Ah.
Falta de corrente não é porque tem carga de 400W/36 Ah.
Potência do inversor não é porque segundo o que está escrito é de 150W em funcionamento e 300W de pico.
Resta uma questão;
Será o tipo de onda que o inversor produz?
Poderei colocar um filtro à saída do inversor, por exemplo um condensador de 100nf/400v ou outro?
Alguma sugestão será bem recebida.

Anexo uma foto da montagem que tenho.
attachment.php
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    29.8 KB · Visualizações: 266

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Eu e as minhas engenhocas!!!
Tenho um painel solar de 19V/10W a carregar baterias (2) 18 Ah cada = a 36Ah, estão ligadas em paralelo.
Ate nada a acrescentar e tenho iluminação para toda a noite no estúdio onde passo algum do meu tempo disponível.
O painel está ligado ao controlador de carga que por sua vez está ligado ás baterias e que por sua vez estão ligadas a um inversor de tensão.
Acontece que com 3 lâmpadas economizadoras funciona sem qualquer problema, mas ligando uma quarta lâmpadas desarma-me o inversor, (activa proteção e desliga).
Já testei com lâmpadas led acontece com mais de 2 lâmpadas a mesma coisa.
O total de consumo das lampas ronda os 35W/3Ah.
Falta de corrente não é porque tem carga de 400W/36 Ah.
Potência do inversor não é porque segundo o que está escrito é de 150W em funcionamento e 300W de pico.
Resta uma questão;
Será o tipo de onda que o inversor produz?
Poderei colocar um filtro à saída do inversor, por exemplo um condensador de 100nf/400v ou outro?
Alguma sugestão será bem recebida.

Anexo uma foto da montagem que tenho.
attachment.php



Boas

Eu começava por testar o inversor com lâmpadas de incandescência (as normais) e juntava o numero ideal até fazer 150 watt (exemplo 2 X75W, 60+60+25W, etc). O porque deste teste, é para simular uma carga não reactiva.

Se o inversor tiver rendimento de 85%, então para as lâmpadas com potencia total de 150W, deve ter um consumo de cerca de 14 amperes a 12,5 Volt, logo para baixa perda pode usar condutores secção 2,5mm2 das baterias ao inversor.

Verificar se a essa carga 150W, tem os 12,5 Volt à entrada do inversor.

Boa pesquisa
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Boas

Eu começava por testar o inversor com lâmpadas de incandescência (as normais) e juntava o numero ideal até fazer 150 watt (exemplo 2 X75W, 60+60+25W, etc). O porque deste teste, é para simular uma carga não reactiva.

Se o inversor tiver rendimento de 85%, então para as lâmpadas com potencia total de 150W, deve ter um consumo de cerca de 14 amperes a 12,5 Volt, logo para baixa perda pode usar condutores secção 2,5mm2 das baterias ao inversor.

Verificar se a essa carga 150W, tem os 12,5 Volt à entrada do inversor.

Boa pesquisa
Obrigado pela ajuda.
Acabei de fazer o teste acrescentado uma lâmpada de incandescência de 75W ás outras que dá uma soma de (11+11+11+75=108W e aguenta sem qualquer problema.
Portanto a potência do inversor está descartado.
Resta, julgo eu o tipo de onda que o inversor gera para lâmpadas economizadoras?
Daí falar num filtro?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela ajuda.
Acabei de fazer o teste acrescentado uma lâmpada de incandescência de 75W ás outras que dá uma soma de (11+11+11+75=108W e aguenta sem qualquer problema.
Portanto a potência do inversor está descartado.
Resta, julgo eu o tipo de onda que o inversor gera para lâmpadas economizadoras?
Daí falar num filtro?


Boas de novo

Alguns aparelhos não estão muito aptos a funcionar com cargas reactivas, ou seja têm de ter carga resistiva para funcionar bem.

Ou seja a onda de saída pode ficar distorcida em função da carga acoplada.

O condensador de 100nF pode arredondar a onda ou melhorar o cosseno de Fi, se as lâmpadas tivessem característica indutiva ou XL (exemplo típico de motores), mas acredito que nesse caso até pode piorar. Pode testar ligar um para ver o resultado.
No osciloscópio dava para ter a noção exacta dessa variante e/ou do factor de potencia a corrigir.

Pelas contas o condensador de 100nF dá para calculos Xc= 1/ 2Pi F C ou seja Xc= 1/ 2 . 3,1415. 50. 0.1 x10 -6 ou seja Xc= 31830 Ohm

O condensador passa a gastar a potencia reactiva de Q= U 2/XL Q= 1,52 Watt

Boa pesquisa
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Boas de novo

Alguns aparelhos não estão muito aptos a funcionar com cargas reactivas, ou seja têm de ter carga resistiva para funcionar bem.

Ou seja a onda de saída pode ficar distorcida em função da carga acoplada.

O condensador de 100nF pode arredondar a onda ou melhorar o cosseno de Fi, se as lâmpadas tivessem característica indutiva ou XL (exemplo típico de motores), mas acredito que nesse caso até pode piorar. Pode testar ligar um para ver o resultado.
No osciloscópio dava para ter a noção exacta dessa variante e/ou do factor de potencia a corrigir.

Pelas contas o condensador de 100nF dá para calculos Xc= 1/ 2Pi F C ou seja Xc= 1/ 2 . 3,1415. 50. 0.1 x10 -6 ou seja Xc= 31830 Ohm

O condensador passa a gastar a potencia reactiva de Q= U 2/XL Q= 1,52 Watt

Boa pesquisa

Até tenho osciloscópio mas não onde estou a viver e tenho isto, mas será uma ultima alternativa.
A cabeça não para!
Tenho uma caixa de derivação de onde saem as 4 ligações para as lâmpadas (fase e neutro) com diferente medidas até ás lâmpadas o que poderá atrasar a fase em relação ás outras e estar a provocar algum desfasamento!
1 a 10 cm da caixa, outra a 60 cm, outra a 1 metro e outra a 1,5 metro em relação à caixa.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Até tenho osciloscópio mas não onde estou a viver e tenho isto, mas será uma ultima alternativa.
A cabeça não para!
Tenho uma caixa de derivação de onde saem as 4 ligações para as lâmpadas (fase e neutro) com diferente medidas até ás lâmpadas o que poderá atrasar a fase em relação ás outras e estar a provocar algum desfasamento!
1 a 10 cm da caixa, outra a 60 cm, outra a 1 metro e outra a 1,5 metro em relação à caixa.

Boas

A velocidade da luz é 299 792 458 metros por segundo ou números redondos 300.000 Km por segundo, ou seja em 50Hz T=1/F T= 0,02 segundos 299792458 X 0,02 = 5995849 metros ou seja em apenas um ciclo ou tempo de 0,02 segundos a luz percorre cerca de 6000 Km. Logo alguns metros não dão desfasamento .

Cps
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Só cheguei a casa ao final do dia e pouco adiantei.
Mas testei e está colocado um condensador de 10nF/400v à saída do inversor e liguei até 6 lâmpadas em simultâneo.
O que julgo ter chegado a uma conclusão ainda para averiguar.
No arranque deve ter um pico superior ao do inversor e desarma-o, e o condensador amortece esse pico.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Só cheguei a casa ao final do dia e pouco adiantei.
Mas testei e está colocado um condensador de 10nF/400v à saída do inversor e liguei até 6 lâmpadas em simultâneo.
O que julgo ter chegado a uma conclusão ainda para averiguar.
No arranque deve ter um pico superior ao do inversor e desarma-o, e o condensador amortece esse pico.

Boas

Sim pode criar um pico de sobretensão por não ter carga resistiva, e o condensador atenua esse efeito.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
E porque não usar lampadas de 12V?
É um sistema que estou a testar e para depois ligar a todo o piso (só circuito de iluminação) cortando a saída do contador.
É esse o motivo de estar a converter para 220v.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Hoje coloquei um condensador de 100nF/400v e agora tenho ligadas 10 lâmpadas led e mais 2 economizadoras sem qualquer problema.
Portanto tenho a situação resolvida.
Obrigado.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
tive um problema identico a esse com um kit que comprei na loja "Merli Leroy". Contei lá a história e indicaram-me para ligar lampadas económicas de 12Voltes. Ficou o problema resolvido. e mais: uma vez que o conversor deixou de ser ligado, tenho maior autonomia.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
tive um problema identico a esse com um kit que comprei na loja "Merli Leroy". Contei lá a história e indicaram-me para ligar lampadas económicas de 12Voltes. Ficou o problema resolvido. e mais: uma vez que o conversor deixou de ser ligado, tenho maior autonomia.
Certo.
Mas a questão coloca-se como já disse noutro post acima:
É para ligar a todo o piso (circuito de iluminação).
O que já está a acontecer.
E como o amigo tem não dá a não ser fazer alteração aos 220v da rede para 12v rectificados e depois distribuir pelo piso o que vai dar ao mesmo.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Certo.
Mas a questão coloca-se como já disse noutro post acima:
É para ligar a todo o piso (circuito de iluminação).
O que já está a acontecer.
E como o amigo tem não dá a não ser fazer alteração aos 220v da rede para 12v rectificados e depois distribuir pelo piso o que vai dar ao mesmo.

dizes que cortas a saida do contador. sendo assim dá.
não é preciso 220v para 12 voltes.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Certo.
Mas a questão coloca-se como já disse noutro post acima:
É para ligar a todo o piso (circuito de iluminação).
O que já está a acontecer.
E como o amigo tem não dá a não ser fazer alteração aos 220v da rede para 12v rectificados e depois distribuir pelo piso o que vai dar ao mesmo.

dizes que cortas a saida do contador. sendo assim dá.
não é preciso 220v para 12 voltes.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
dizes que cortas a saida do contador. sendo assim dá.
não é preciso 220v para 12 voltes.
Com os 220v e só ligar à rede e está a funcionar.
Mas tenho que desligar a rede, neste caso coloquei um interruptor de 3 vias duplas para comutar a energia do inversor ou do quadro.
Fui à caixa de derivação que vem do quadro e foi por aí que fiz a comutação.
 
Topo