- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,386
- Gostos Recebidos
- 1,111

Durante os últimos anos, vários estudos têm sugerido que o consumo de carne processada e vermelha pode levar ao aumento do risco de cancro. Este verão, um novo estudo veio revelar o contrário, ao concluir que o consumo de carne pode até servir como proteção do organismo.
Segundo o ‘website’ ScienceAlert, um dos problemas do estudo está relacionado com a empresa que o financiou, a National Cattlemen's Beef Association, dos Estados Unidos. O estudo da Universidade McMaster, no Canadá, concluiu que as taxas de mortalidade por cancro eram mais baixas em pessoas que consumiam mais proteína animal, e não apenas carne.
Consumo de carne protege contra o cancro?
Aqui juntaram a carne vermelha, a de aves, peixes, os ovos e até os laticínios. Não existindo uma identificação, pode ser mais dúbio referir só que a carne é um elemento protetor. Por exemplo, os peixes, como a cavala e a sardinha, são considerados saudáveis por vários estudos devido ao teor de ómega-3, por exemplo.
O estudo analisou ainda o consumo de proteínas vegetais, como frutos secos ou soja, e revelou que não tinham um efeito protetor contra o cancro. Apesar destas conclusões, é importante ter em conta a moderação e continuar a apostar numa alimentação equilibrada.
IN:NM