• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Estarreja monta rede de percursos naturais de 100 quilómetros

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

floresta_1219924524.jpg



Percursos de natureza de norte a sul do concelho e com ligações aos municípios vizinhos, ao longo de mais de 100 quilómetros, é a ideia da autarquia de Estarreja que está a ser concretizada em três fases através do projecto de BioRia e do projecto intermunicipal CicloRia.

Com vista à criação de uma rede de trilhos da natureza articulada, o município de Estarreja apresentou duas candidaturas municipais e uma intermunicipal aos fundos comunitários, informa a autarquia em comunicado. Para já foi aprovada a candidatura referente à segunda fase do BioRIa, no valor de 173 mil euros, estando prevista a conclusão, até final de Novembro, do centro de interpretação ambiental deste projecto, em Salreu. Objecto de requalificação serão os três novos percursos de natureza, um com uma extensão de 1,97 quilómetros, entre Rio Jardim e Canelas, o segundo denominado Ciclável do Bocage, entre Salreu e Canelas, que conta com uma extensão de 3,975 quilómetros, e o terceiro, no Rio Antuã, terá 6,3 quilómetros na distância entre Beduído e Salreu.

A terceira fase do projecto, que se vai estender a norte e oeste do concelho, aguarda ainda pela aprovação da candidatura, apresentada pelo valor global de 216 mil euros. Esta fase inclui a requalificação de mais três percursos pedestres e cicláveis, num total de 20 quilómetros, ao longo das localidades de Ribeiras de Veiros, Ribeiras de Pardilhó e Rio Gonde. Ao todo, os sete percursos BioRia terão uma extensão de cerca de 40 quilómetros.


No âmbito desta candidatura, a autarquia quer ainda iniciar a empreitada de recuperação do interior da antiga azenha localizada no Parque Municipal do Antuã. Também é objectivo da câmara municipal executar o plano de monitorização ambiental do concelho de Estarreja e o plano de recuperação de margens do Rio Antuã entre a turbina e a antiga estação de tratamento de águas residuais de Estarreja. «Se esta candidatura for aprovada até Setembro, todas as obras estarão executadas em Maio de 2009», conclui a mesma fonte.

A candidatura intermunicipal que propõe a execução do projecto CicloRia, que está orçado em um milhão de euros e um prazo de execução de 48 meses após aprovação dos fundos comunitários. Desenvolvido pelos municípios de Estarreja, Ovar e Murtosa, e pela Universidade de Aveiro, este projecto «pretende desenvolver uma cultura de utilização dos modos suaves de mobilidade na região da Ria de Aveiro e, para além de outras acções, contempla um sistema de vias cicláveis carácter urbano e ribeirinho», vinca a autarquia de Estarreja.



Folha Online
 
Topo