• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

esquema

buecool

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
232
Gostos Recebidos
0
Dependendo do seu sistema, e dos waterblocks que irá instalar, poderá ter de desmontar a motherboard do seu computador. Existem vários tipos de waterblocks, no entanto, em alguns casos é necessário remover a motherboard da caixa para instalar o waterblock. Caso o seu Waterblock seja de parafusos, remova então a motherboard. Caso o Waterblock use um suporte para Pentium 4 (no caso da Intel) ou use ganchos que prendem no socket (AMD), então talvez não necessite de proceder à sua remoção.

Como o waterblock de processador que vamos usar neste guia é preso por parafusos, vou seguir então o guia neste sentido:

Inicio1.jpg


1º Retirar o suporte de coolers com design para Pentium 4 da Motherboard, para assim desimpedir os furos necessários à montagem do waterblock. Este suporte prende de várias formas, variando de motherboard para motherboard, no caso da Abit IC7, é necessário puxar os pinos brancos, até sair, e depois apertar a zona de baixo, de modo a que saia do buraco. Se tem um sistema AMD, então não existe a necessidade de seguir este passo, pois não existe este suporte nas motherboards para este sistema. Caso pretenda instalar um waterblock na NorthBridge, retire também o cooler do chipset, pois n será utilizado.

Inicio2.jpg


2º Ficaremos com a motherboard neste estado. Facilmente dá para reparar nos buracos desimpedidos, em volta do socket do CPU, onde encaixará o waterblock do processador. Caso use um waterblock para Chipset, limpe o chipset com acetona, sem exagerar na quantidade desta, até este ficar totalmente livre da anterior pasta térmica. O próximo passo, será colocar o waterblock no chipset, pois na minha opinião, é mais simples assim, pois terá uma mobilidade superior para a reposição da pasta térmica, etc....

Montar o Waterblock de Chipset

O waterblock que vou usar, é da AquaComputer, modelo Twinplex, para chipset i865PE / i875P. A minha escolha recaiu sobre este waterblock, devido à sua excelente qualidade de construção, e o seu inigualável "look". Além disso, é dos únicos compatíveis com as motherboards i865PE / i875P.

Chipset.jpg

1º Este waterblock utiliza um sistema de pressão por molas elásticas, de modo a garantir que a pressão exercida no chipset não é exagerada. Avancemos para a preparação da NorthBridge para receber este waterblock.

Northbridge1.jpg

2º Depois de limpa, a NorthBridge deverá ficar desta forma. No caso das Northbridges das motherboards para AMD, deverá notar-se toda a base negra do chipset. Como havia sido dito anteriormente, para limpar a NorthBridge, usar um pano embebido em Acetona, não exagerando na quantidade deste líquido.

Northbridge.jpg

3º Colocar pasta térmica no core da NorthBridge, da forma representada na figura acima.

perigo.gif
Cuidado....
...jamais pense que quanto maior a quantidade de pasta térmica colocada, melhor a transmissão de calor. Muito pelo contrário! Em excesso, a pasta térmica actua como isolante térmico. A pasta térmica é usada para preencher as microfissuras no chipset e waterblock, que evitam um contacto perfeito entre ambos. Assim, a melhor opção será colocar uma fina camada, de modo a quase ser possível ver o azul do chipset.

4º Passemos então ao waterblock, onde temos de adaptar os seguintes suportes.

Adaptadores.jpg

5º Deverão ficar deste modo. Certamente repararão que as molas são um pouco duras, no entanto assim terão de ser, para suster a pressão das mangueiras sobre o waterblock.

Montar2.jpg

6º Os suportes entrarão nas ranhuras laterais, existentes na extremidade do acrílico. Os "dentes" existentes nas pontas dos suportes, terão de ficar voltados para fora.

Montar3.jpg


7º Colocar o waterblock sobre o chipset, e encaixar os "dentes" nos grampos. Possivelmente os suportes ficarão ligeiramente inclinados, no entanto, o importante, é que o waterblock fique fixo, e devidamente assente no chipset. Verifique também o aviso seguinte.

Montar4.jpg

perigo.gif
Cuidado....

...nunca coloque os suportes, na 2ª ou 3ª ranhura dentada. Coloque na primeira, como pode ver na fotografia acima. Isto é muito importante, pois existem casos de grampos que saltam da board, devido ao excesso de pressão causados pelas últimas ranhuras. Colocando na primeira, garante exactamente a mesma performance, e evita este tipo de problemas.

Assim concluímos a montagem do waterblock de chipset na northbridge. Próximo passo: O Processador!

Montar o Waterblock do Processador

O waterblock que uso no meu sistema, é também da AquaComputer, o Cuplex Evo rev.1.1. Uma vez mais, usa o cobre como metal para receber o calor, e tem um formato interessante, com aqueles pequenos cilindros, onde a agua entra em contacto com o cobre. Para além da performance, o que me fez optar por este waterblock, é o seu design fora do comum. Terão a hipótese de ver outras fotos dele mais à frente.

WBCpu.jpg

Visto ser um waterblock que prende através dos buracos onde anteriormente estava colocado o suporte de coolers para P4, será necessário aplicar os parafusos na board.

Parafusos.jpg


1º Os parafusos serão colocados nesta posição. A "porca" irá ficar na frente da motherboard, e o parafuso entrará por trás, através dos buracos desimpedidos no passo anterior.

perigo.gif
Cuidado....

...repare bem na posição das anilhas de plástico. Entre as duas anilhas de plástico ficará a motherboard, e estas anilhas estão lá e são feitas deste material por uma razão extremamente importante. Proteger a motherboard do contacto com o metal dos parafusos. Em caso algum uma peça de metal deverá contactar directamente com a motherboard, pois caso toque num circuito impresso, certamente gerará um curto-circuito, e assim danificar irremediavelmente a sua motherboard.

Parafusos2.jpg

2º Repare na posição do parafuso, com a anilha inserida nele. É aconselhável ter um objecto que levante a motherboard, neste caso usei um daqueles suportes de plástico de pequenos papeis. Assim o seu trabalho será facilitado, e os parafusos ficarão devidamente presos e perpendiculares à motherboard.

Parafusos4.jpg

3º Na parte da frente, colocar a "porca" com a anilha previamente colocada no parafuso, e apertar, não exercendo pressão em excesso, mas também de modo a que o parafuso não desaperte.

Parafusos7.jpg


4º É tempo de inserir o CPU no socket, e colocar um pouco de pasta térmica. Para os leitores que não seguiram o passo do chipset, aqui fica de novo o aviso:

perigo.gif
Cuidado....
...jamais pense que quanto maior a quantidade de pasta térmica colocada, melhor a transmissão de calor. Muito pelo contrário! Em excesso, a pasta térmica actua como isolante térmico. A pasta térmica é usada para preencher as microfissuras existentes no processador e waterblock, que evitam um contacto perfeito entre ambos. Assim, a melhor opção será colocar uma fina camada, de modo a quase ser possível distinguir o cinzento do processador, do cinzento da pasta térmica.

WBCPU.jpg


5º Inserir o waterblock na base que inclui, e de seguida, inserir nos parafusos. Verifique a posição do waterblock, antes de o encostar ao processador.

WBCPU2.jpg


6º Colocar o seguinte material, por esta ordem, no parafuso, por cima da base do waterblock (como ilustrado na figura): Anilha de Plástico -> Mola Elástica -> Anilha de Metal.
 

buecool

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
232
Gostos Recebidos
0
WBCPU3.jpg

7º Inserir os acessórios de aperto no parafuso, e apertar do modo ilustrado no diagrama seguinte (1 -> 2 -> 3 - 4):

Aparafusar.jpg


info.gif
Sabia que....

...este método de aperto evita que o waterblock fique inclinado? Daí as marcas aconselharem o aperto a ser feito deste modo, e apenas rodando pouco em cada parafuso, de cada vez.

Depois de concluirmos o processador, e o chipset, passamos agora para a placa gráfica.

Montar o Waterblock da Placa Gráfica

Grafica1.jpg


A placa gráfica que aqui vou usar, é uma Albatron GeForce 4 TI 4200. Como podem observar, possui um cooler de um tamanho considerável que necessita sair, para que o waterblock o possa substituir.

Grafica3.jpg



1º Para retirar o cooler, tem de voltar a placa gráfica, e procurar dois pinos, que o seguram. Neste caso são dois pinos brancos, situados nos extremos daqueles dissipadores. Para os retirar, exerça alguma pressão nos grampos que tem de lado, até que estes entrem no buraco e automaticamente saiam por trás.

Grafica4.jpg


2º Deverá ficar com o GPU da gráfica livre, como é mostrado na figura. Como é possível ver pela figura a pasta térmica já havia sido trocada, pelo que é possível ver o Artic Silver. Limpe bem, e reponha a pasta térmica, do mesmo modo que usamos anteriormente. Pouca pasta térmica, bem espalhada pelo GPU, de modo a formar uma fina camada.

Grafica6.jpg



3º Certamente o seu waterblock prenderá com uns parafusos deste género. Coloque-os deste modo, para os inserir na placa gráfica.

Grafica5.jpg


4º Deverá colocá-los assim, de baixo para cima, com a anilha de plástico entre o PCB e o parafuso. Neste caso em concreto, a anilha apenas evita que algum componente possa saltar do PCB, enquanto se aperta o parafuso.

Grafica7.jpg
5º Coloque o waterblock em cima, de modo a que as suas extremidades entrem nos parafusos. Faça uma ligeira pressão no waterblock, colocando uma mão em cima deste, e outra por baixo da zona do core, para assegurar que ambos estão a fazer um bom contacto.

perigo.gif
Cuidado....

...verifique sempre para que lado está voltado o waterblock. Por vezes acontece a pessoa enganar-se, e colocar o waterblock com as entradas voltadas para a board. Assim, as Entradas terão de estar voltadas para o lado contrário da ligação AGP. Veja na fotografia em baixo.

6º Aperte com as "porcas" incluídas. Coloque também uma anilha de plástico por baixo da porca, pois esta ultima tem uma tamanho reduzido, pelo que poderá prender no buraco. Não aperte demasiado, verifique a nota seguinte:

perigo.gif
Cuidado....

...devido à posição dos buracos, e da fragilidade de uma placa gráfica, verifique sempre se depois de apertar o waterblock, a placa não fica encurvada, devido à pressão nos parafusos. Isto poderá facilmente acontecer, devido à maleabilidade dos PCB´s das placas gráficas e da distância entre os buracos. É importante verificar isto, pois caso ligue assim a placa (se ela encaixar no slot AGP), poderá danificá-la irremediavelmente.


Montagem na Caixa

Ok, é tempo de montar todo o kit na caixa. Eu usei uma caixa Chieftec Dragon, no entanto bastante desmontada, porque muitas das suas partes estão na garagem para ser pintadas.

Caixa1.jpg



Como havia sido dito anteriormente, o modding e o watercooling estão intrinsecamente relacionados. Eu decidi colocar o radiador na frente da caixa, preso por parafusos. Fiz o corte da forma do radiador, por forma a que as ventoinhas nele usado consigam vir buscar o ar fora da caixa.

1.jpg


1º Colocar a motherboard na caixa do computador, ainda sem usar os tubos. É tempo de pensar como colocar os tubos, e cortá-los á medida.

Final3.jpg
 
Última edição:

buecool

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
232
Gostos Recebidos
0
2º Assim, conectei os tubos desta forma. Apenas resta adicionar o reservatório ao circuito, para finalizar a montagem de todo o circuito.

perigo.gif
Cuidado....

...quando ligar os tubos, tenha em atenção sempre um factor bastante importante. O grau de curvatura que o tubo vai sofrer. Existem vários tipos de tubo, uns mais rígidos, outros mais flexíveis, no entanto, em ambos os casos, podem suceder duas situações: O tubo dobrar, e assim cortar o fluxo. Ou o tubo ser demasiado rígido, e chegar ao ponto de levantar o waterblock do chipset, por exemplo.

Devido a este perigo, decidi usar este esquema de montagem, porque assim apenas tenho uma curva que poderá estar em perigo de dobrar, a que vai da placa gráfica ao chipset. Futuramente adicionarei dois L´s, que resolverão este possível problema.

Final4.jpg

3º Colocar a caixa na vertical, e preparar o sistema para ser cheio, com água. Neste sistema, o reservatório está fora da caixa, pois ainda não me decidi onde o colocar :) . Geralmente os reservatórios estão acoplados na bomba, no entanto o procedimento é exactamente o mesmo.

perigo.gif
Cuidado....

... verifique todas as conexões das mangueiras ao sistema de aperto. Isto é algo que lhe dará uma sensação de segurança enorme, para tal o ideal será começar pela bomba de agua, e imaginar a circulação da agua. Seguir assim o circuito, enquanto se vai verificando todas as conexões da mangueira aos waterblocks, para ver se estão bem encaixadas.

Final5.jpg


4º O momento de encher o sistema. É aconselhável ter sempre um pano absorvente à mão, caso entorne alguma água na mesa. Também dá jeito usar aqueles pequenos reservatórios, de agua, que são geralmente incluídos com os ferros de passar roupa, etc, pois são bastante mais práticos, do que qualquer outro instrumento, de boca larga.

info.gif
Sabia que....

...se usar um reservatório externo (como o da figura), será muito mais fácil encher o sistema se este estiver numa posição alta? Isto porque, segundo a lei dos vasos comunicantes, a agua subirá ao mesmo nivel do reservatório, do outro lado do circuito (no tubo que liga á saída da bomba). Experimente

Final6.jpg



5º Como pode reparar, a agua já entrou na bomba, mesmo antes de esta ser ligada. Resta-nos apenas ligar a bomba. Tenha em atenção o nivel da agua do reservatório, pois descerá abruptamente, assim que ligar a bomba, pelo que o ideal será mantê-lo sempre cheio, para que não entre ar no circuito.

perigo.gif
Cuidado....

... jamais ligue a bomba "em seco". Ou seja, a bomba deverá ter sempre água, para que possa funcionar devidamente. As bombas de agua contêm componentes extremamente sensíveis, que poderão facilmente desgastar-se e danificar-se caso não sejam usados com água.

Final7.jpg

6º Finalmente a bomba ligada , e todo o circuito cheio de água, deixe-o a funcionar durante 10 minutos, e verifique se existe alguma fuga de agua. Deste modo todo o ar sairá do circuito, e o barulho característico das bolhas de ar a passarem pela bomba desaparecerá.

perigo.gif
Cuidado....

... as fugas de agua, não são tão perigosas como se pensa. Se tiver uma fuga de água, neste momento, enquanto o sistema está desligado, e se esta for em pequena quantidade, simplesmente desligue a bomba, encaixe bem a mangueira na conexão limpe com um pano absorvente o material que levou com agua. Depois pegue num secador, e seque bem a zona molhada, sem no entanto a aquecer em demasia. JAMAIS LIGUE O PC APÓS TER UMA FUGA!! APENAS O LIGUE DEPOIS DA ZONA MOLHADA ESTAR DEVIDAMENTE SECA. Certamente ficará surpreendido, ao ver que o hardware em questão não sofreu qualquer dano

info.gif
Sabia que....

...a maior parte do Ar que circula no circuito de watercooling está retido no radiador? Experimente abanar o radiador, cuidadosamente, e verá que grande parte do ar sairá de lá. Esta poderá ser a causa de um barulho irritante que ouve por vezes, e pensa ser da bomba de agua.

7º O seu sistema está montado. A partir deste momento apenas tem de o fechar, para evitar a evaporação da agua, e deixá-lo fazer o seu trabalho, enquanto olha orgulhosamente para o seu computador

info.gif
Sabia que....
...ao contrário do que se pensa, um sistema de watercooling fechado não necessita de uma "revisão periódica"? Simplesmente monte-o e deixe-o tal como está, não precisa de se preocupar mais com ele. Acredite, já lhe deu bastantes cuidados

Indiscutivelmente, o Watercooling confere uma certa originalidade a um PC, pelo que certamente não encontrará ninguém com um computador semelhante. Espero ter ajudado no processo de montagem do seu Watercooling. Verá que é um excelente investimento, no sistema de cooling do Futuro!

Sistemas com Watercooling

Marsupillami2.jpg


Face.jpg
 
Topo