- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,635
- Gostos Recebidos
- 1,065

Dois homens, de 24 e 20, anos foram detidos esta quarta-feira pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em Ponta Delgada, nos Açores, suspeitos de burlarem idosos.
O esquema seguia sempre o mesmo padrão. Os suspeitos andavam de carro pela via pública, à procura de uma vítima, que, de preferência, era sempre de idade já avançada.
Encontrado o possível alvo, os suspeitos abordavam o idoso, alegando que momentos antes a vítima tinha batido no seu carro, convencendo ou mesmo obrigando-a a pagar para “cobrir os danos” - de preferência em dinheiro vivo.
Mas caso a vítima não tivesse dinheiro à mão, os suspeitos acompanhavam-na ao banco mais próximo para que aí fizesse a transferência.
A vítima, por norma, dava aos suspeitos quantias entre os 1.500 e os 5.000 euros. Mas houve um idoso que chegou a transferir 25 mil euros - uma quantia que só parou por aqui porque os filhos da vítima se aperceberam do valor em falta da conta do pai.
Ao todo, a PSP diz, em comunicado, que os suspeitos conseguiram “quantias monetárias das vítimas que ascende ao valor de 60 mil euros”.
O esquema foi identificado no início do ano, mas só agora, depois de várias diligências, foi possível determinar com certeza o grupo que estava por detrás das burlas.
Até ao momento, a PSP identificou 11 vítimas, mas acredita que existam mais que não denunciaram o crime às autoridades.
Durante as buscas domiciliárias, a PSP apreendeu “vários documentos, nomeadamente informação de fluxos e quantias monetárias”, 2.550 euros em dinheiro vivo e duas munições próprias para armas de guerra.
Os dois detidos foram constituídos arguidos, assim como outros dois homens e uma mulher que estariam envolvidos no esquema.
IN:NM