- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Embora a Doença do Refluxo Gastroesofágico afete tanto homens como mulheres, os homens tendem a apresentar sintomas e complicações mais graves, conforme destaca a Fox News num artigo.
Estudos revelaram que os homens têm maior exposição ao ácido e uma maior propensão a desenvolver o esófago de Barret, condição pré-maligna que poderá levar a um diagnóstico de cancro do esófago quando não tratada.
Daryl Gioffre, médico especialista em saúde intestinal, revelou ao jornal que o refluxo gástrico está a tornar-se uma "epidemia silenciosa" entre os homens.
"Não se trata apenas de azia, mas de uma inflamação sistémica que começa no intestino e se espalha por todo o corpo", realça.
"O refluxo ácido é o sistema de alarme do corpo que avisa que o intestino, o metabolismo e a resposta ao stress estão todos em desequilíbrio", sublinha.
Assim, na visão do especialista, os homens são um grupo de maior risco porque combinam diversos fatores nomeadamente stress crónico, maus hábitos de sono, consumo de alimentos processados, álcool e medicação em excesso.
Os maiores vilões: alimentos a evitar
No que diz respeito a alimentos processados, Gioffre destaca três ingredientes que pioram o refluxo: sal refinado, açúcar e óleos vegetais.
O médico refere ainda que os homens tendem a beber mais café do que as mulheres e normalmente em jejum. "O consumo regular de cafeína elimina minerais, desidrata o corpo e aumenta a acidez — tudo isto eleva o risco de refluxo".
"Os homens precisam de acalmar o ritmo, de comer alimentos que ajudem na digestão, fortaleçam o intestino e parar de se apoiar em alívios rápidos. De outra forma, o refluxo continuará a aparecer e será cada vez mais difícil de tratar", realça.
Sofre de refluxo gástrico? 5 coisas que deverá começar a fazer
1. Parar de comer antes de ir para a cama
"Um dos maiores erros e causas mais ignoradas do refluxo gástrico é comer pouco tempo antes de ir para a cama", diz o especialista. "Quando nos deitamos depois de uma refeição, a gravidade deixa de manter o ácido no estômago, onde pertence, por isso é muito mais fácil seguir o caminho errado e ir para o esófago", nota.
O médico aconselha a que a última refeição seja pelo menos três horas antes da hora de dormir, pois isto dará tempo ao corpo para fazer a digestão.
2. Livre-se dos causadores de refluxo
Há alimentos que desencadeiam o refluxo como é o caso de alho, cebolas, refeições picantes, álcool, chocolate, café, frutas cítricas e água com gás. O médico recomenda alimentos como folhas escuras, vegetais, frutas, nozes e sementes e água natural.
3. Mantenha-se hidratado
"Beber água ajuda a acalmar o trato gastrointestinal e a reduzir o refluxo", destaca o especialista.
4. Ande descalço
Andar descalço na relva é uma prática simples, porém útil. Pratique a respiração profunda e reconecte-se com a natureza.
5. Evite o stress e melhore o sono
Quando os homens não dormem bem, o corpo produz mais cortisol, principal hormona do stress. Nestes momento, o fluxo sanguíneo é desviado do intestino para os músculos e cérebro, o que leva a digestão a ficar mais lenta, causando inchaço, gases e mais refluxo.
IN:NM
