• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Espanhol Javier Marías distinguido com Prémio ibero-americano José Donoso

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Espanhol Javier Marías distinguido com Prémio ibero-americano José Donoso

O escritor espanhol Javier Marías foi hoje distinguido com o Prémio Ibero-Americano de Letras José Donoso 2007, atribuído desde 2001 pela Universidade de Talca, no Chile.

Javier Marías foi escolhido por unanimidade dos cinco membros do júri, pelo "trabalho de uma vida dedicada à Literatura".

Informado por telefone no local onde se encontra de férias, o escritor - autor de romances como "Coração Tão Branco" e "Amanhã na Batalha Pensa em Mim" - agradeceu o reconhecimento e declarou-se feliz com a distinção.

Marías é o primeiro autor espanhol a vencer o Prémio Ibero-Americano de Letras José Donoso e, ao mesmo tempo, o escritor mais jovem a receber o galardão, criado pela Universidade de Talca para perpetuar a memória do escritor chileno (1924-1996).

António Lobo Antunes foi o vencedor da edição do ano passado, relativa a 2006, e nos anos anteriores foram distinguidos o argentino Ricardo Piglia (2005), o peruano Antonio Cisneros (2004), a chilena Isabel Allende (2003), a argentina Beatriz Sarlo (2002) e o mexicano José Emilio Pacheco (2001).

Em Portugal, estão editadas várias obras de Javier Marías: "Enquanto Elas Dormem", "Negras Costas do Tempo", "Quando Fui Mortal", "Paixões Passadas", "Coração Tão Branco", "Amanhã na Batalha Pensa em Mim" e "Literatura e Fantasma" (Relógio d'Água) e "Todas as Almas", "O Homem Sentimental", "Selvagens e Sentimentais" e "Febre e Lança", o primeiro volume de uma trilogia intitulada "O Teu Rosto Amanhã" (Dom Quixote).






Fonte:Lusa
 
Topo