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helldanger1
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Existem basicamente três tipos de carretos a considerar, cada um com vantagens a pesar: "Baitcasting", "Spinning" e "Spincasting".
Carretos tipo baitcasting
Os carretos de "baitcasting" trabalham com o peso da amostra ou isco a medida que este puxa a linha e gira o tambor para largar mais linha. Quanto mais pesada for a amostra maior é o lançamento.
Com prática, este tipo de carreto também vai permitir lançar com mais pontaria.
São normalmente escolhidos pelos pescadores mais experientes quando usam amostras mais pesadas e linhas desenhadas para peixes mais pesados.
A maior parte dos carretos de "baitcasting" agora incorporam um sistema de drag desenhado para ajustar a resistência do tambor.
Também pode escolher um carreto destes para o seu tipo de pesca preferido
Carretos offshore são desenhados para lutar com um peixe do barco.
Carretos de corrico servem para arrastar uma amostra ou isco através do movimento do barco.
Carretos de "casting" são bons para lançamentos de precisão.
Este tipo de carretos até vem em diversos formatos em função do tipo de lançamento que queremos fazer, por cima da cabeça, de lado e para fazer o chicote naquelas situações em que estamos com falta de espaço.
Carreto tipo baitcasting
Carretos tipo spinning
Carretos tipo "spinning" tem a frente aberta
A sua linha é lançada de um tambor estacionário através de um fio preso numa peça de metal presa ao tambor.
Este tambor estacionário é bom para prevenir os ninhos de linha.
O peso da amostra puxa a linha para a frente.
Os carretos "spinning" podem usar iscos leves mas hoje em dia usam-se preferencialmente para iscos mais pesados.
Pode-se ajustar para ser puxado pelo lado direito ou esquerdo.
Usam "anti-reverse", um simples mecanismo que protege em caso de mordida de peixe.
Previne a manete do carreto de girar no sentido oposto quando o peixe morde ou quando estamos a corricar de barco.
Anti-reverse automático não precisa de ajustamentos manuais.
Carreto tipo spinning
Spincasting reels
Os carretos spincasting tem a face fechada, e combinam as funcionalidades do "spinning" e do "casting". O tambor permanece estacionário até usarmos o botão do polegar para lançar. Quando largarmos este, o isco ou a amostra puxam o fio.
A facilidade destes carretos tornam-los a escolha perfeita para os novatos, tanto pela facilidade de manejo como pela eficácia, com muitos poucos detalhes que possam atrapalhar a pesca.
A face fechada limita a capacidade de linha mas ainda se consegue encontrar modelos que resolvem este detalhe.
- Carreto tipo Spincasting
Materiais/Construção
Tambor
O tambor é a parte do carreto onde está a linha.
É um componente destacável.
Normalmente feitos de grafite ou alumínio.
Os de grafite são desenhados para serem mais leves que os de alumínio.
Os de alumínio são considerados mais resistentes e custam geralmente mais.
Em qualquer caso são feitos para resistir a corrosão da agua.
Armação
A armação é o que dá ao carreto a sua forma.
Também podem ser de grafite ou alumínio.
Mais uma vez é uma questão de peso e de preço, como no tambor.
Capacidade de linha
A capacidade de linha é fundamental na escolha do carreto.
Os carretos podem conter desde 15 jardas até 900 jardas de linha.
A quantidade de linha depende do tipo de pesca. Por exemplo, a pescar no seu lago favorito ou parque provavelmente precisa de muito pouca linha. Mas se vamos corricar é exactamente o contrario que acontece. devemos ter em conta o tipo de aguas que vamos encontrar bem como que tipos de peixe podem picar.
Relação de caixa (não não é um carro!)
A relação de caixa diz-nos a que velocidade é que podemos recuperar a linha.
Como guia, pequenas relações fornecem mais potência para puxar peixe de grandes profundidades, enquanto que grandes relações beneficiam quando puxamos de perto da superfície.
Rolamentos
Os rolamentos servem para as partes móveis trabalharem mais suavemente.
Normalmente falando quanto mais rolamentos mais suave é o trabalhar sobe pressão.
Como regra, quantos mais rolamentos o carreto tem mais caro este é.
cumpts
hell
Carretos tipo baitcasting
Os carretos de "baitcasting" trabalham com o peso da amostra ou isco a medida que este puxa a linha e gira o tambor para largar mais linha. Quanto mais pesada for a amostra maior é o lançamento.
Com prática, este tipo de carreto também vai permitir lançar com mais pontaria.
São normalmente escolhidos pelos pescadores mais experientes quando usam amostras mais pesadas e linhas desenhadas para peixes mais pesados.
A maior parte dos carretos de "baitcasting" agora incorporam um sistema de drag desenhado para ajustar a resistência do tambor.
Também pode escolher um carreto destes para o seu tipo de pesca preferido
Carretos offshore são desenhados para lutar com um peixe do barco.
Carretos de corrico servem para arrastar uma amostra ou isco através do movimento do barco.
Carretos de "casting" são bons para lançamentos de precisão.
Este tipo de carretos até vem em diversos formatos em função do tipo de lançamento que queremos fazer, por cima da cabeça, de lado e para fazer o chicote naquelas situações em que estamos com falta de espaço.
Carreto tipo baitcasting
Carretos tipo spinning
Carretos tipo "spinning" tem a frente aberta
A sua linha é lançada de um tambor estacionário através de um fio preso numa peça de metal presa ao tambor.
Este tambor estacionário é bom para prevenir os ninhos de linha.
O peso da amostra puxa a linha para a frente.
Os carretos "spinning" podem usar iscos leves mas hoje em dia usam-se preferencialmente para iscos mais pesados.
Pode-se ajustar para ser puxado pelo lado direito ou esquerdo.
Usam "anti-reverse", um simples mecanismo que protege em caso de mordida de peixe.
Previne a manete do carreto de girar no sentido oposto quando o peixe morde ou quando estamos a corricar de barco.
Anti-reverse automático não precisa de ajustamentos manuais.
Carreto tipo spinning
Spincasting reels
Os carretos spincasting tem a face fechada, e combinam as funcionalidades do "spinning" e do "casting". O tambor permanece estacionário até usarmos o botão do polegar para lançar. Quando largarmos este, o isco ou a amostra puxam o fio.
A facilidade destes carretos tornam-los a escolha perfeita para os novatos, tanto pela facilidade de manejo como pela eficácia, com muitos poucos detalhes que possam atrapalhar a pesca.
A face fechada limita a capacidade de linha mas ainda se consegue encontrar modelos que resolvem este detalhe.
- Carreto tipo Spincasting
Materiais/Construção
Tambor
O tambor é a parte do carreto onde está a linha.
É um componente destacável.
Normalmente feitos de grafite ou alumínio.
Os de grafite são desenhados para serem mais leves que os de alumínio.
Os de alumínio são considerados mais resistentes e custam geralmente mais.
Em qualquer caso são feitos para resistir a corrosão da agua.
Armação
A armação é o que dá ao carreto a sua forma.
Também podem ser de grafite ou alumínio.
Mais uma vez é uma questão de peso e de preço, como no tambor.
Capacidade de linha
A capacidade de linha é fundamental na escolha do carreto.
Os carretos podem conter desde 15 jardas até 900 jardas de linha.
A quantidade de linha depende do tipo de pesca. Por exemplo, a pescar no seu lago favorito ou parque provavelmente precisa de muito pouca linha. Mas se vamos corricar é exactamente o contrario que acontece. devemos ter em conta o tipo de aguas que vamos encontrar bem como que tipos de peixe podem picar.
Relação de caixa (não não é um carro!)
A relação de caixa diz-nos a que velocidade é que podemos recuperar a linha.
Como guia, pequenas relações fornecem mais potência para puxar peixe de grandes profundidades, enquanto que grandes relações beneficiam quando puxamos de perto da superfície.
Rolamentos
Os rolamentos servem para as partes móveis trabalharem mais suavemente.
Normalmente falando quanto mais rolamentos mais suave é o trabalhar sobe pressão.
Como regra, quantos mais rolamentos o carreto tem mais caro este é.
cumpts
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