- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,246
- Gostos Recebidos
- 1,055

Com o calor que se fez sentir nos últimos dias, as enchentes nas praias foram notórias. Com a vontade de se refrescar, várias foram as pessoas que recorreram às praias, barragens, rios e piscinas.
Se se esqueceu do protetor solar, ou se ficou demasiado tempo ao sol, e apanhou um escaldão, este artigo é para si.
Todos nós já apanhámos escaldões fortes, daqueles que a pele arde ao tomar banho, sentimos o calor a sair ainda horas depois da exposição solar e, passados uns dias, a pele começa a cair.
Uma das soluções para ajudar neste problema pode ser a aplicação de after sun, um produto especialmente concebido para acalmar a pele após a exposição solar com várias opções no mercado. Porém, esta prática pode não ser a melhor.
"As fórmulas dos 'after sun' tendem a ter consistências ricas e espessas que contêm óleos, que criam uma barreira emoliente sobre a pele, retendo o calor na camada superior da epiderme e exacerbando a inflamação e a sensação de queimadura", explica Michaella Bolder, especialista em cuidados da pele, citada pelo Independent.
Além disso, muitos destes produtos têm químicos e fragrâncias que podem irritar a pele danificada.
Qual a melhor solução?
A resposta é: aloé vera. Seja na sua forma natural, aplicando diretamente o interior das folhas, ou em formato gel, que se pode comprar em qualquer supermercado ou farmácia.
"O aloé vera salva a pele. Com o seu efeito refrescante imediato para a pele, é um dos favoritos para os cuidados pós solar", revela a especialista Lorraine Shrivener, citada pela mesma publicação.
O gel permite que o calor seja libertado da pele, enquanto que os cremes mais espessos foram pensados para reter a humidade e, por isso, podem reter o calor na pele.
Porém, o mais importante é mesmo atuar na prevenção. Os escaldões são realmente perigosos para a pele e devem ser evitados a todo o custo.
Evite a exposição solar e use sempre protetor, até mesmo no inverno.
IN:NM