• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ervilhas-de-Cheiro

corisco

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
8,866
Gostos Recebidos
23

Ervilhas-de-Cheiro Lathyrus Odoratus


Família - Das leguminosas. Planta dicotiledónea anual
Origem – Originária do Mediterrâneo, a ervilha-de-cheiro foi descoberta na Sicília, Itália, por um monge franciscano, padre Franciscus Cupani, que a descreveu no Hortus Catholicus, publicado em 1697.

Símbolo - Prazer

Sementeira - A ervilha-de-cheiro, embora seja uma das plantas mais vulgares e menos estimadas, constitui todavia um ornamento delicado para qualquer jardim, sendo agradabilíssimo o odor das suas flores, de variados matizes.
Entre nós procede-se à sementeira da ervilha-de-cheiro nos meses de Março e Abril, isto é, na Primavera, ou então em Novembro e Dezembro, isto é, fins do Outono e começo do Inverno.

Reprodução - Reproduz-se por semente. A ervilha-de-cheiro é uma planta hermafrodita. Apresenta, aprisionados entre as pétalas de suas flores, genitais masculino (androceu) e feminino (gineceu). Por isso, as ervilhas-de-cheiro reproduzem-se por autofecundação: quando o androceu produz grãos de pólen estes caem no gineceu da própria flor. A colheita desta deve ser vigiada, pois que, logo que amadurece, o calor do sol abra de repente a vagem que a contem e o grão perde-se na maior parte.

Exposição - Embora viceje em terreno mais ou menos sombrio, convém para completo desenvolvimento da planta dar-lhe exposição soalheira.

Terra – Para o cultivo da ervilha-de-cheiro deve preferir-se terra fresca e forte

Regas – Precisam de ser abundantes, principalmente no período de florescência, que
tem lugar na Primavera

Tratamento – Não o exige especial. Não se transplanta
 
Última edição:
Topo