• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Ensaio sobre a Cegueira": "A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos"

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
"Ensaio sobre a Cegueira": "A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos" - José Saramago

Lisboa, 03 Out (Lusa) - José Saramago reagiu à polémica despoletada pela exibição do filme "Ensaio sobre a Cegueira" nos Estados Unidos, sublinhando que "a estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos".

Interrogado pela rádio TSF sobre os apelos da Federação Americana de Invisuais para que o filme seja retirado, o Prémio Nobel da Literatura lamentou a reacção "mal humorada" de pessoas que "infelizmente não viram o filme".

"Isto não é uma polémica", referiu Saramago, "é uma reacção de mau humor. Porque para existir uma polémica, são precisos dois interlocutores". E, neste caso, trata-se de uma associação de invisuais que "decidiu ter uma opinião sobre um filme que, infelizmente não pôde ver".

Para o escritor, "tanto o livro como a sua adaptação cinematográfica "são perfeitamente actuais, sobretudo nestes dias agitados que se vivem nos Estados Unidos".

"Ensaio sobre a cegueira" é sobre uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos no seio de uma comunidade, com o instinto de sobrevivência a sobrepôr-se à civilização.

O filme, que conta com a interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, foi apresentado pela primeira vez em Maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes e em Portugal tem estreia marcada para 13 de Novembro.


CMJ.
Lusa/Fim
 
Topo