• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Encontros de Música dos Patudos começam domingo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Encontros de Música dos Patudos começam domingo

A Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, recebe os III Encontros de Música dos Patudos a partir de domingo, devolvendo a animação dos serões culturais à residência de José Relvas, o político que proclamou a República em 1910.

O Concerto de Outono, agendado para as 22:00 de domingo, é uma homenagem a Puccini pela passagem dos 150 anos do seu nascimento, pela Orquestra Sinfónica da Companhia Portuguesa de Ópera, com comentários de Jorge Rodrigues.

O programa de domingo começa às 21:00, com uma visita guiada à Casa dos Patudos, seguindo-se uma apresentação da candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que visa uma intervenção global no edifício (uma obra do arquitecto Raul Lino) e no vasto espólio artístico reunido por José Relvas.

Os Encontros de Música prosseguem dia 07 com três sessões de concertos para bebés, numa parceria com a Fundação Gulbenkian, e, à noite, com uma "conversa" com Medeiros Ferreira, sobre «A vitória de Barak Obama nas eleições americanas», seguindo-se o concerto «Viajando de Lisboa para Viena entre o século XVIII e o século XIX», com músicas de Luigi Bucherini e Franz Schubert.

Dia 08, às 17:00, os laureados no concurso A. Capela para jovens violinistas provam que têm «O futuro nas mãos».

Vanda Nunes, a vereadora da Câmara Municipal de Alpiarça com o pelouro da Cultura, disse à agência Lusa que a ideia de criar estes encontros nasceu quando a autarquia promoveu a celebração do centenário da casa, em 2006.

«O senhor Relvas, além de coleccionador de arte, o que mais desejava era que a casa continuasse a oferecer cultura a todos e a ser um espaço de vivência do conhecimento», afirmou.

Foi por isso que a autarquia decidiu promover os Encontros de Música, devolvendo à Casa dos Patudos os serões que marcaram a sua época de ouro, no princípio do século XX, incluindo também a vertente da reflexão e do debate sobre temas da actualidade, acrescentou.

Vanda Nunes realçou o facto desta iniciativa estar a atrair um número crescente de pessoas, não só da região mas de todo o país, cumprindo o objectivo de promover o acesso generalizado à cultura e de dar projecção a um património «que é muito maior que Alpiarça».

«Esta casa, pelo património que contempla, é sem sombra de dúvida maior que o concelho, maior que a região, é um museu nacional», disse, referindo o «riquíssimo» espólio artístico reunido por José Relvas.


Diário Digital / Lusa
 
Topo