• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Encontrado morto o macho do único casal de águia-imperial que nidificou no país

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

O macho do único casal de águia-imperial Aquila adalberti que nidificou com sucesso em Portugal em 2008 foi encontrado morto na última quinta-feira com chumbos de caçadeira, na área do Vale do Guadiana. O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) vai apresentar queixa-crime contra incertos.

O corpo da ave, de uma espécie classificada como Criticamente em Perigo e que só existe em Portugal e Espanha, foi encontrado junto ao seu ninho na quinta-feira, na área do Vale do Guadiana, em zona de caça associativa já fora do Parque Natural mas dentro de uma ZPE (Zona de Protecção Especial). A cria tinha abandonado o ninho, no final do Verão, e é actualmente autónoma em relação aos pais.

"Fomos alertados por um proprietário da região que a tinha encontrado (...). Inicialmente suspeitámos de envenenamento mas depois de fazermos uma radiografia detectámos vários chumbos espalhados por todo o corpo", explicou ao PÚBLICO Pedro Rocha, director-adjunto do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas - Sul.

Segundo o ICNB, que já contactou o SEPNA da GNR para tentar saber o que se terá passado, a necrópsia revelou que a ave terá morrido entre os dias 21 e 23 de Fevereiro, atingida por chumbos de caçadeira.

A águia-imperial encontrada morta teria pelo menos seis anos, dado que apresentava ombros brancos, característica de aves que atingiram a idade adulta.

O abate desta águia configura uma contra-ordenação ambiental muito grave, em conformidade com o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, de 24 de Julho de 2008.

Para Pedro Rocha, houve uma perseguição: "Todos os factos apontam para isso. Para alguém que, de forma premeditada, perseguiu a ave". "Queremos apurar responsabilidades".

Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, devem existir em Portugal entre dois a cinco casais de águia-imperial, na zona do Vale do Guadiana, no Alentejo Central e na Beira Baixa. No entanto, no ano passado apenas um conseguiu nidificar e reproduzir-se com sucesso. Os principais factores de ameaça são o envenenamento, a perseguição directa e a perturbação dos locais de nidificação.

"Esta espécie não criava em Portugal e, lentamente, está a tentar recolonizar o nosso território, vinda de Espanha. Por isso, esta perda é muito grande", lamentou Pedro Rocha.

A fêmea não terá agora vida fácil. Segundo Pedro Rocha, a ave tentará encontrar um macho nas redondezas para formar um novo casal. "Mas isso é pouco provável porque a maioria são aves imaturas que ainda não formam casais. O mais certo é a fêmea passar algum tempo sozinha e decidir procurar outra área para nidificar".

"Hoje temos mais condições" para esta espécie "mas mesmo assim temos de trabalhar mais. Isto [abate da ave] não nos valoriza sob qualquer ponto de vista".

O Vale do Guadiana está agora em plena época de nidificação. "Este é um período muito importante para percebermos se as aves estão a voltar aos ninhos. Este ninho já estava arranjado, um sinal de que o casal estava no local. Mas andavamos preocupados porque ainda não os tinhamos visto juntos. Mesmo que não fossemos alertados pelo proprietário, teríamos lá ido verificar o que se passava".




Público​
 

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Águia-imperial morta a tiro

O macho do único casal de águia-imperial que nidificou em Portugal no ano passado foi encontrado morto junto ao ninho. A ave foi atingida por chumbos de caçadeira, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que vai apresentar queixa no Ministério Público e já notificou o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.

O ninho do animal fica na área do Vale do Guadiana, "numa zona abrangida por uma zona de caça associativa", refere o ICNB em comunicado. A morte terá ocorrido entre 21 e 23 de Fevereiro, resultante de um acto que configura "contra-ordenação ambiental muito grave", segundo o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Ainda de acordo com o instituto, a cria do casal já abandonara o ninho.

A águia-imperial (aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas do Mundo, sendo classificada como estando "em perigo de extinção". É considerada "globalmente ameaçada" na Europa e "criticamente em perigo" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Trata-se, assim, de uma espécie prioritária para a conservação da natureza, de acordo com a legislação europeia.

Calcula-se que existam no nosso país menos de dez águias imperiais, confirmando-se a sua presença no troço superior do rio Tejo e respectivos afluentes, na bacia do rio Guadiana, nomeadamente nas Zonas de Protecção Especial de Moura/Mourão/Barrancos, Vale do Guadiana e Castro Verde.
 

Catrau

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 23, 2007
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Que falta de civismo de certas pessoas,qual foi o interese dessa pessoa? inesplicavél.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,816
Gostos Recebidos
48
Enfim noticias destas nem dá para comentar é mesmo uma falta de respeito por parte da humanidade para com a natureza.
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
esta gente nao tem mesmo civismo nenhum....

que triste...
 

alonso

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
tambem sou caçador mas tenho nojo de tipos que atiram a tudo o que se movimenta, cá para os meus lados tambem existia um casal mas actualmente só vejo uma julgo que teve o mesmo fim como sou amante das aves se algum dia reparar numa situação dessas não tenho problema em divulgar as autoridades tambem ha por aqui muito caçador que mata esquilos sao pessoas do mesmo calibre, tudo menos caçadores se alguem se deparar com uma situação dessas só tem é de divulgar:isso_se_faz:
 
Topo