Portal Chamar Táxi

Dolce Vita Monumental inaugura sinalizações sonoras e em Braille

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Dolce Vita Monumental inaugura sinalizações sonoras e em Braille
Primeira superfície comercial em Portugal adaptada a deficientes visuais.

O centro comercial Dolce Vita Monumental e a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) inauguram, no próximo dia 23 de Abril, novas sinalizações sonoras e em Braille, tendo em vista a adaptação desta superfície comercial aos deficientes visuais. De acordo com a Chamartín Imobiliária, empresa proprietária dos centros comerciais Dolce Vita, esta é a primeira superfície comercial em Portugal a colocar em prática estas funcionalidades.

Para assinalar o feito, as entidades realizam nese dia um "Jantar às Escuras" no Dolce Vita Monumental, em Lisboa. O "Jantar às Escuras" pretende sensibilizar e alertar a sociedade civil, empresários e políticos portugueses para as dificuldades sentidas pelos deficientes visuais no que toca à integração no mercado de trabalho, mobilidade e actividades diárias.

«Como parte integrante da sua política de sustentabilidade, os centros comerciais Dolce Vita apoiam o desenvolvimento das comunidades onde se inserem, através de actividades de fomento e apoio à promoção social e ao combate à exclusão. Por isso, dizemos que os Dolce Vita funcionam como “motor social”. Promover este Jantar às Escuras insere-se dentro deste nosso compromisso. Apoiamos a ACAPO com a organização deste evento, que tem como objectivo fundamental ajudar a alertar e sensibilizar a sociedade civil para esta problemática. Vivênciar a situação, embora de uma forma lúdica, certamente ajudará a uma reflexão», afirma Jaime Lopes, CEO da Chamartin Imobiliária.

De entre as novas funcionalidades consta a instalação de directórios digitais com duas adaptações - entrada para aparelho áudio, utilizado por cegos para transposição do que está escrito no monitor para voz; e instalação de um botão que, ao ser accionado, dá indicação aos vigilantes do centro comercial para que os acompanhem durante a sua visita. Consta também a instalação de placas nas colunas situadas entre as lojas indicando o que está imediatamente à esquerda e à direita (lojas, elevadores, saídas de emergência); produção de directórios em Braille com indicação de lojas, elevadores e saídas de emergência; e instalação de relevo no chão indicando caminho para directórios digitais, elevadores e placas de emergência.

Posteriormente, as mesmas soluções serão aplicadas nos nove centros comerciais Dolce Vita existentes em Portugal e Espanha (Funchal, Porto, Ovar, Coimbra, Douro, Monumental, Miraflores, Central Park e Picoas Plaza, Madrid, Corunha e Ferrol) e a todos os Dolce Vita projectados para abrir. Para além das alterações no terreno, o site dos centros comerciais Dolce Vita (http://www.dolcevita.pt) vai estar igualmente adaptado às necessidades dos cegos e amblíopes.

Fonte:Sapo (Saúde)
 
Topo