Portal Chamar Táxi

Informação Diga-nos a sua idade, dir-lhe-emos quantas vezes tem de fazer chichi

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,615
Gostos Recebidos
1,121
naom_68c929f9b2997.webp


Há quem acorde durante a noite para ir à casa de banho, outras pessoas vão várias vezes durante o dia. Ainda assim, será que existe um número ideal de fazes que tem e fazer chichi por dia? Um urologista revela que sim e que tal pode depender da sua idade bem como de outros fatores.


"Ao longo da vida de um paciente, é provável que haja diversas mudanças nos hábitos de higiene", começa por dizer o urologista Hamid Abboudi ao jornal Metro. Diz que tal pode estar relacionado com os refrigerantes, chás e cafés que bebe, mas também de condições médicas.


Assim, de acordo com a sua idade, saiba qual é o número de vezes por dia que tem de fazer chichi.


Crianças - entre 6 a 14 vezes por dia.


"Crianças pequenas podem urinar de 8 a 14 vezes por dia, o que diminui para 6 a 12 vezes quando são mais velhos", explica. Diz que se fizer com mais frequência pode revelar alguns tipos de problemas, como ansiedade, prisão de ventre ou consumo de alimentos que podem levar a alguma alergia.





Adolescentes: 4 a 6 vezes por dia


"Não é comum que aumente durante a puberdade uma vez aue existe a transição dos desequilíbrios hormonais. Não é motivo de preocupação e vai desaparecer naturalmente." Se existir alguma alteração, problemas como diabetes ou consumo de cafeína em excesso podem ser as causas.


Adultos com menos de 60 anos: 6 a 9 vezes por dia


Diz que o normal nos adultos é urinar uma vez à noite, dependendo das circunstâncias. "As mulheres tendem a urinar com mais frequência do que os homens. A gravidez pode ser um gatilho, pois o efeito da pressão do bebé sobre o útero pode causar aumento da frequência urinária. Infecções urinárias também são muito comuns em mulheres e podem levar ao aumento da frequência."


Adultos com 60 ou mais anos: até 10 vezes por dia


"Os idosos têm maior probabilidade de tomar um tipo de medicamento chamado diurético para várias condições médicas. Nos homens, à medida que envelhecem, a próstata aumenta de tamanho. Isso exerce pressão sobre a bexiga e pode aumentar o número de vezes que vão à casa de banho."


Sintomas na urina a que deve estar atento

Entre as alterações no organismo não tão óbvias, está o estado da própria urina: um tom amarelo claro e sem impurezas, é como deve ser o líquido. Tudo o que se afastar deste aspeto pode querer dizer que algo se passa com a sua saúde. A Women’s Health norte americana aponta oito possíveis motivos.


Não está a beber água suficiente: A falta de hidratação pode-se refletir, também, numa urina de cor bem mais concentrada, o que é facilmente entendido. Se bebe a mesma quantidade de água ‘de sempre’, mas passou a beber mais café, importa aumentar a dose de água, já que a cafeína desidrata muito o corpo, o mesmo acontece se passa a comer alimentos muito mais salgados, o que pode acontecer, por exemplo, caso passe uma semana de viagem durante a qual deixe de lado os bons hábitos alimentares.


Tem uma infeção no trato urinário: Se alguma bactéria infetou os fins, uretra ou a própria bexiga, é muito provável que um dos sintomas seja alterações no estado da urina que fica bem mais opaco. Nestes casos, antibióticos podem ser o suficiente para resolver o problema.


Sofre de vaginite: Traduz-se como uma inflamação na vagina que pode resulta de uma reação alérgica a certos produtos de higiene e limpeza. É bastante comum tal acontecer devido a sabonetes de higiene íntima de mulher. O resultado? Urina bastante concentrada com odor forte.

IN:NM
 
Topo