• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dia Mundial: 2.000 jovens de escolas do país com concertos

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Dia Mundial: 2.000 jovens de escolas do país com concertos

Cerca de dois mil alunos das escolas de música públicas, profissionais e do ensino particular e cooperativo do país vão fazer uma maratona de concertos no domingo, no Centro Cultural de Belém, no âmbito do Dia Mundial da Música.

Trata-se da segunda edição da Festa das Escolas de Música, iniciativa do Ministério da Educação para celebrar a música e dar a conhecer ao público o trabalho de jovens alunos de escolas de norte a sul do país.

«São escolas espalhadas por todo o país de modo que, de uma forma geral, vão desde a academia de Lagos até às escolas do Minho, uma grande diversidade de escolas que vão participar com diversos programas, e em diversas salas», explicou à Agência Lusa Manuel Rocha, presidente do Conselho Executivo do Conservatório de Música de Coimbra.

Ao todo, são mais de 2.000 alunos com idades entre os 18 e os 20 anos, provenientes de 40 escolas onde existem orquestras, coros, grupos de câmara e solistas.

A Festa das Escolas de Música começa às 10:00 de domingo e prolonga-se até às 23:00, com concertos de meia hora no Grande Auditório, na Sala Fernando Lopes Graça e no foyer do CCB.

«Aquilo que vai ser feito, vai ser feito em nome da música e mostrando o trabalho das escolas públicas, privadas e profissionais», destacou Manuel Rocha.

Recordou que a primeira edição da Festa das Escolas de Música, no ano passado, «foi uma fase embrionária», mas este ano foi possível alargar a iniciativa a outras escolas, de forma a dar a possibilidade a mais alunos de mostrarem o seu trabalho.

A Festa das Escolas de Música será «para os públicos, para os professores, para toda a gente poder tomar conta daquilo que vai sendo o ensino da música em Portugal, e que tem conhecido nos últimos anos uma grande intensificação, e, sobretudo, aponta para níveis de qualidade que são níveis de qualidade assinalável», salientou ainda o responsável.

Esta maratona de concertos, realizada com a colaboração do CCB, tem entrada livre.




Diário Digital / Lusa
 
Topo