• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Descoberto quadro de Van Dyck abandonado num armazém de Madrid

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366


Um quadro abandonado há um século num armazém de um museu de Madrid acaba de ser identificado como uma obra do mestre flamengo do século XVII Antoine van Dyck, anunciou hoje um responsável da instituição.

A Virgem e o Menino com pescadores arrependidos, considerada até agora uma cópia, mostra a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços sob o olhar de Maria Madalena e do rei David.

A obra encontrava-se há mais de um século num armazém da Academia Real de Belas-Artes de São Fernando, em Madrid, explicou um representante do museu sob anonimato, confirmando uma notícia publicada pelo jornal espanhol El País.

Especialistas em restauro fizeram um estudo minucioso desta obra com a ajuda de pigmentos e raios x que vieram confirmar que se trata de um Van Dyck (1599-1641).

O quadro, pintado em Itália em 1625, fazia parte originalmente da colecção do Duque de Medina de Las Torres, o vice-rei espanhol de Nápoles.

Em meados do século XVII a obra foi transportada para o mosteiro do Escorial, ao pé de Madrid, onde foi poupado às pilhagens das invasões napoleónicas em 1808, e mais tarde transferido para a academia real.

Van Dyck, que morreu com 42 anos, assinou cerca de 800 quadros.

Um auto-retrato pintado pouco tempo antes da morte foi vendido por 9,5 milhões de euros em Londres, em 2009.

Lusa/SOL
 
Topo