• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Descoberta estátua de Buda perto das ruínas de Bamiyan

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Descoberta estátua de Buda perto das ruínas de Bamiyan

Uma equipa de arqueólogos descobriu a estátua de um Buda reclinado, de 19 metros, perto das ruínas dos célebres Budas gigantes de Bamiyan destruídos em 2001 pelo regime talibã, informou hoje uma fonte oficial.

Segundo Mohamad Zia Afshar, conselheiro do Ministério de Informação e Cultura, o monumento, datado do século III, foi descoberto na província central de Bamiyan por um grupo de peritos liderado pelo arqueólogo afegão Zamaryalai Tarzi.

«Além de encontrar a estátua, a equipa descobriu também cerca de 90 relíquias, incluindo várias moedas» do Reino grego de Bactria e da era islâmica, precisou Afshar.

O achado, segundo a fonte, ocorreu quando a equipa de arqueólogos procurava em Bamiyan a estátua de um Buda reclinado de 300 metros mencionada no livro de um peregrino chinês que visitou a região há vários séculos.

«Até agora, foram desenterrados o pescoço e o ombro direito da estátua», assinalou Afshar.

Desde que o regime talibã dinamitou em 2001 as duas estátuas de Buda, de 55 e 38 metros, datadas de há cerca de 1.500 anos, os peritos fizeram importantes descobertas arqueológicas no Afeganistão.

Em abril de 2007, um grupo de cientistas japoneses, norte-americanos e europeus descobriu pinturas a óleo em grutas próximas do local onde se erguiam as estátuas.

As grutas estavam decoradas com pinturas datadas dos séculos V a IX representando Budas vestidos com túnicas vermelhas e sentados entre folhas de palmeira e criaturas míticas.

Em 2006, investigadores alemães encontraram um fragmento de «sutra», ou versículo em sânscrito, sobre a mortalidade de todos os seres, que forneceu pistas sobre o mistério da criação das estátuas budistas que os talibãs destruíram.


Diário Digital / Lusa
 
Topo