• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Descoberta a Tumba do “Gladiador” em Roma

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
gladiador.jpg


Descoberta a Tumba do “Gladiador” em Roma

A tumba do “Gladiador” foi descoberta em Roma, é de um general que serviu de inspiração para a criação do personagem principal filme “Gladiador” grande sucesso dos cinemas. O general Marcus Nonius Macrinus, foi um grande guerreiro e ajudou o Imperador Marco Aurélio a conquistar várias batalhas pela Europa.

O Filme de Hollywood foi estrelado pelo ator Russel Crowe e dirigido por Ridley Scott, onde o gladiador era o favorito do imperador, envolvendo-se em grandes batalhas do século II d.C., fora isso a maior parte da história do filme é ficção, pois o general não foi vendido como escravo, para voltar a Roma com sede de vingança.

O túmulo foi descoberto na Vila Flaminia e muitas colunas de mármore, inscrições e ornamentos ficaram bem preservados, pois uma inundação causada pelo rio Tiber séculos atrás encheu de lama a vila, conservando a tumba.

A arqueóloga responsável Daniela Rossi falou que o tumba é “o mais importante monumento romano antigo a ser descoberto em 20 ou 30 anos”.

O interessante é que várias inscrições no túmulo detalham a vida de Marcus Nonius Macrinus, mostrando por exemplo que ele era de uma cidade do norte da Itália a Brescia e foi comissário de polícia, cônsul da Ásia, magistrado e confidente do Imperador, que queria vê-lo lutar nas guerras do norte da Europa contra as tribos germânicas.

O gladiador na vida real ficou muito famoso e rico, ao contrário do personagem do filme que teve uma história triste e um fim trágico.

Grande parte da descoberta arqueológica continua debaixo da lama, e os arqueólogos trabalham o dia inteiro para descobrir o restante do monumento.

A arqueóloga Daniela comentou sobre a descoberta “É possível que a gente encontre o sarcófago. Ainda é muito cedo para dizer qual o tamanho do túmulo, mas, aparentemente, havia uma fileira de colunas de pelo menos 15 metros, então era bem grande”.


Fonte: BBC
 
Topo