• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Deficientes vão ter casa de apoio

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Deficientes vão ter casa de apoio

odivelas.jpg

O primeiro equipamento social para deficientes do concelho de Odivelas deverá abrir as portas no segundo semestre de 2010. O primeiro equipamento social para deficientes do concelho de Odivelas deverá abrir as portas no segundo semestre de 2010. As Casas da Granja vão apoiar cerca de 200 pessoas com necessidades especiais e suas famílias.

O equipamento vai dispor de uma creche com capacidade para 66 crianças, um lar residencial para 24 utentes e residência autónoma para 10 pessoas, além de assegurar apoio domiciliário para 100 idosos. O prazo de execução da construção é de 18 meses, seguindo-se mais seis para a formação e selecção do pessoal.

Trata-se de um projecto da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), abrangido pela segunda fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que o financia em cerca de 50 %, cabendo 7,5 % à Câmara de Odivelas (que também cedeu o terreno) e o resto à APCL.

Estes apoios referem-se a um valor de candidatura de cerca de 2,1 milhões de euros. No entanto, segundo o presidente da Associação Nacional de Paralisia Cerebral, José Antelo, o projecto sofreu um aumento de custos na ordem dos 40% desde que foi feita a candidatura ao PARES. Por isso, explica o responsável, o projecto deverá ser um pouco reduzido em relação ao previsto inicialmente, de forma a que a instituição não fique com "uma dívida insanável".

A APCL pretende controlar eventuais derrapagens orçamentais que colocariam em causa a saúde financeira da instituição, através de medidas como a "revisão cuidadosa" do caderno de encargos da obra.

A secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, presente na cerimónia, explicou que este projecto foi escolhido, no âmbito do PARES, pela sua viabilidade e, sobretudo, pela sua taxa de cobertura, dada a inexistência de outro equipamento do género em todo o concelho de Odivelas.

A acta de lançamento da primeira pedra das Casas da Granja foi lida por Perpétua Vaz, atleta paraolímpica e utente da APCL, antes de ser colocada no local onde vai ser construído o equipamento, situado na Rua Almirante Gago Coutinho, na zona dos Pombais (Odivelas). Ao lado de Perpétua Vaz estava João Martins, medalhado com bronze em Pequim na modalidade 50 metros costas S1 e também utente da APCL.


Fonte:Jornal de Notícias


 
Topo