• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

De 2 para 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

interpool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2007
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Cerveja Gforum vota_gforum Boas gostava de saber como se tem que fazer para passar um carro de 2 lugares para 5 lugares. E por quanto ficará.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Cerveja Gforum vota_gforum Boas gostava de saber como se tem que fazer para passar um carro de 2 lugares para 5 lugares. E por quanto ficará.

Olá caro amigo!!

Bem não sei muito bem como isto está neste momento mas a uns anos o meu pai passou uma carrinha de 6 lugares para nove lugares no porto numa Empresa chamada Ieta!(toyota hiace)

Não lhe sei dizer o que necessita mas vou expor o seu assunto noutra secção e alguem lhe dirá melhor do que eu!

Abraço:GForumfixe:
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Cerveja Gforum vota_gforum Boas gostava de saber como se tem que fazer para passar um carro de 2 lugares para 5 lugares. E por quanto ficará.

bem aqui na madeira se pasar de 5 para 2 é praticamente
nada ou seja muito barato (preço nao me lembro mas eu ja fiz isso)
mas de 2 para 5 é um belurdio e muito caro mas é uma questao de passar na dgv e saber, e é isso que sei.Cerveja Gforum
 

interpool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2007
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Cerveja Gforum Fico a aguardar. Obrigadão. Cerveja Gforum
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Resumidamente é assim:

Como sabes os carros de 2 lugares são mais baratos. E porquê? Porque têm um grande desconto no IA.
Ora se pretenderes mudar para 5 lugares tens de pagar ao estado o IA que não pagaste inicialmente por se tratar de um veículo "Comercial".

Contudo se quiseres mesmo assim transforma-lo em 5 lugares, tens de ir ao representante da marca em Portugal e solicitar o ofício de homologação daquele modelo de veículo para 5 lugares (atenção que nem todos os modelos, por muito parecidos que sejam com os de 5 lugares estão homologados em Portugal. Às vezes a diferença é só num digito do número do quadro)

Depois com a carta de homologação vais à Alfândega (creio que a mais próxima da residência) e pagas o imposto respectivo.

De seguida, acompanhado do comprovativo do pagamento do imposto e da carta de homologação vais à DGV e solicitas a alteração para 5 lugares no documento de identificação do veículo.

Se o veículo não estiver homologado para 5 lugares em Portugal, mais te vale desistir, caso contrario, terás que ser tu a solicitar a homologação e isso não é nada fácil, pois tens de apresentar um desenho tridimensional, com a proposta de alteração e solicitar a aprovação.

Se quiseres que te diga quanto tens a pagar de IA, aproximadamente, diz-me a cilindrada do veículo e o ano de matrícula.

Abraços.
 
Última edição:

interpool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2007
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Boas o carro é um 1.500d de 1990 e outro de1993. :Espi13:
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Atenção os valores que se seguem, são aproximados:

Cada um dos veículos, por ser de mercadorias, pagou de IA 152.964$00

Se fosse de passageiros, cada um teria pago 764.816$00

A diferença do IA, foi de 611.852$00 por cada veículo.

No entanto, por cada ano que passa, o IA a pagar para a legalização/conversão dos veículos é reduzido, até ao limite máximo de 67%, para os veículos com mais de 8 anos.

Assim, cada veículo (uma vez que já têm mais de 8 anos), tem um desconto no IA de 67%, sobre o valor em dívida que neste momento é de 611.852$00.

Terá então a pagar por cada um 201.911$00, ou seja 1007,13€

Obviamente que haverá outras custas processuais, mas já dá para fazeres uma ideia do valor da conversão.

Abraços
 

interpool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2007
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Boas. Obrigado pela disponobilidade.:Espi13: Como é que se obtem o valor do IA.:Espi57: :Espi13:
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
O Dec. Lei 40/93, de 18 de Fev. inclui as tabelas de calculo.
Abraços.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
tudo esclarecido, tópico encerrado.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo