• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dalila Carmo protagoniza filme "Quero ser uma estrela"

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
O cinema português está a mudar. "Quero ser uma estrela", de José Carlos de Oliveira, que estreia hoje em salas de todo o país, é um filme com um tema duro e uma narrativa à altura, capaz de nos interessar, empolgar e mesmo emocionar. E com surpresas até ao último instante.

Dalila Carmo é uma portuguesa a viver em Maputo e que, no meio de uma crise matrimonial, acaba por ser crucial na denúncia de um caso de escravatura sexual, com ramificações na África do Sul.
ng1360336.jpg

Dalila Carmo protagoniza filme "Quero ser uma estrela"

Para fazer este filme teve de passar uma temporada em Moçambique. Qual foi o maior impacto ou o maior choque dessa estadia?
Foi a terceira vez que estive em Moçambique por causa de um projecto. Em 2002 estive lá seis meses a fazer uma série. Já é um país que conheço, mas é claro que de forma superficial. Estamos sempre a trabalhar. Mas não tenho nenhumas memórias afectivas e sensoriais com África. Há pessoas que têm. Eu não.

Porque razão diz isso?
É uma realidade que me agride bastante. Em Moçambique, sinto-me intrusa. É um país de uma grande beleza, mas que começa a doer ao fim de algum tempo. Tenho uma grande dificuldade em ver sofrimento e miséria. E ainda por cima estava a trabalhar num tema tão delicado.

A sua personagem também tem um percurso intenso e traumático. O que foi mais difícil para si filmar?
Todas as cenas foram muito difíceis. Mas acho que tem a ver com a história. Sabia ao que ia. Ia preparada para sofrer. Mas quanto mais sofrermos e mais complicada for a cena, também mais gratificante é. Foi um processo doloroso, do princípio ao fim.

Sentiu alguma reacção local, pelo facto de estarem a abordar um tema tão duro e eventualmente com alguma ligação com a realidade?
Não senti isso. Trabalhámos com alguns actores de lá e não me lembro de termos falado disso. São realidades que as pessoas desconhecem ou ignoram. Estava tudo muito concentrado no filme e em viver a história do filme, da forma como ela estava escrita.

Fez alguma pesquisa no local, sobre aquela realidade?
Na altura falou-se em ir a alguns bares, mas acabei por não passar da porta. Às tantas, não precisava. As coisas adivinham-se, estão presentes. Vemos isso no dia a dia. Já é normal ver-se crianças que vivem em situações precárias e que se prostituem. E há sempre uma entidade que manipula.

O filme serve de alguma forma para chamar mais a atenção para esse problema...
Não somos os salvadores do mundo. A nossa contribuição, através do cinema, do teatro, da literatura, é meramente simbólica. É uma chamada de alerta.

O facto de abordar um problema da mulher foi importante para aceitar embarcar neste projecto?
Não vejo isto como um problema da mulher. É um problem a de direitos humanos. Toca à mulher mas também toca a rapazinhos. Não é só a condição feminina, é mesmo a condição humana. Está para lá do sexo. O que me motivou foi pegar num tema que não é só mero entretenimento. Permite-me comunicar e expressar o que sinto.

Não tem sido muito frequente vê-la no cinema...
Já fiz muito cinema, mas depois interrompi. Das últimas vezes que tentei era sempre incompatível com o teatro. Tenho um trajecto em cinema bastante eclético. Trabalhei com pessoas muito diferentes, desde o Manoel de Oliveira ao César Monteiro, passando pela Margarida Gil e o João Botelho. Fiz muitas co-produções.

O que aconteceu então?
Chateei-me com o cinema. Não me pagavam, perdi muitos projectos por causa do cinema. E houve muita gente que se chateou comigo quando comecei a fazer televisão. Passaram a olhar-me de lado..

JN
 
Topo