• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cultive temperos

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Cultivar os temperos que você usa com mais frequência é uma idéia que permite unir o útil ao agradável. Afinal, além de ter sempre à mão folhinhas frescas para dar um toque especial as suas receitas, a cozinha vai ficar mais bonita, com um ar gostoso e perfumado.



A maior parte das ervas usadas como temperos não exige cuidados especiais, nem muito espaço. Basta você ter um cantinho junto a uma janela que receba bastante sol e pequenos vasinhos de barro para acomodar as plantinhas. Quase todas elas gostam de solos fofos, com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Por isso, use a mistura clássica de solo, formada por partes iguais de terra comum de jardim, areia lavada de rio e composto orgânico. A exceção é o alecrim, que fica mais bonito e perfumado quando plantado em solos mais pobres. Para ele, use só terra comum de jardim e um pouco de areia para assegurar boa drenagem.



Não se esqueça que o excesso de água é um dos maiores inimigos das ervas aromáticas.



Regue só quando a superfície do solo estiver seca, usando um regador de bico fino para não molhar muito as folhas, principalmente das espécies mais aveludadas, como a sálvia e o alecrim. Espere a água sair pelo furo de drenagem do vaso e esvazie sempre os pratinhos de apoio para não deixar o solo com muita humidade.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Luz e ventilação ajudam o crescimento



Outro fator importante para seus temperos crescerem bonitos é um ambiente bem iluminado e com boa ventilação. Lembre-se que as ervas precisam de pelo menos cinco horas de sol direto por dia e de ambiente ventilado. Portanto, se em sua cozinha não há luminosidade suficiente, providencie uma iluminação artificial com lâmpadas próprias para plantas. Elas imitam a luz solar e são encontradas em lojas especializadas em artigos para jardinagem.



Para ter boa ventilação, é suficiente deixar uma fresta do vitrô aberta por algumas horas, todos os dias, mas sempre com cuidado para não formar correntes de ar com outras portas ou janela. O vento encanado pode ressecar os brotinhos novos dificultando o desenvolvimento das plantas mais delicadas.


Como conseguir novas mudinhas




Você pode começar sua coleção de temperos, semeando suas espécies favoritas. É só salpicar as sementes na superfície da terra, cobrir com uma leve camada de solo e deixar o vasinho em local sombreado até a germinação, sempre mantendo o solo levemente humedecido. Quando as mudinhas estiverem com duas ou três folhinhas, faça a repicagem, isto é, remova as plantinhas que estão muito juntas, mantendo no vaso as mais desenvolvidas e saudáveis. Depois, coloque o vaso em lugar ensolarado, junto à janela.



O método das sementeiras é indicado principalmente para espécies anuais como a salsa e o coentro. A cebolinha verde pode ser conseguida a partir de sementes ou da divisão de touceiras, e as outras variedades, como o louro, alecrim, sálvia, manjericão ou orégano, podem ser obtidos também com muita facilidade através de estacas de galhos. Basta escolher um, plantá-lo em um vasinho e pronto! Em pouco tempo eles estarão enraizados e em pleno desenvolvimento, com muitos brotinhos novos. Nesta fase, se você quiser uma plantinha mais encorpada, pode as extremidades dos ramos, no lugar de cada corte vão aparecer novos brotinhos.

 
Topo