- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 1,668
- Gostos Recebidos
- 0
O bebé explora os objectos com mais intenção.
Este foi um ano repleto de descobertas, de enorme progresso físico e de muita diversão para si e o seu bebé! Durante o ano que passou, foram inúmeras as razões para comemorar e a confiança que fez passar ao bebé deixá-lo-à pronto para enfrentar os desafios do seu segundo aninho de vida, e mais propenso a explorar, aprender, imaginar e brincar!
Aos 13 meses, cerca de metade dos bebés já anda, mas a maioria ainda cai se perder o equilíbrio.
Aos 15 meses, o bebé começa a girar o pulso, de forma a que a mãozinha vire independentemente do braço.
Agora, ele explora os objectos com mais intenção.
Consegue relacionar duas ideias para fazer um plano, e o seu comportamento começa a fluir.
Começa a tratar os objectos de forma mais adequada: dá festinhas aos ursos de peluche e pressiona os botões dos brinquedos.
Começa a dizer as suas primeiras palavras (a qualquer altura depois dos 8 meses). As primeiras palavras normalmente relaccionam-se com coisas concretas: mãe, pai e bola são populares, assim como os sons relacionados com comida, como "papa".
Brinquedos adequados para esta idade
Brinquedos para empurrar ou de arrasto
O que pode fazer para ajudar ainda mais a criança:
Crie um caminho para o bebé puxar o elefante pelo fio livremente. E lembre-se, por razões de segurança, nunca aumente o comprimento do fio nem o amarre ao pulso do bebé!
Desenvolva as capacidades receptivas de linguagem e apreciação de música cantando com o brinquedo, ou criando as suas próprias letras para as melodias.
Imite um desfile: a criança segue os seus passos, puxando o brinquedo! Mostre à criança como se marcha, e incentive-a a levantar bem os joelhos (o melhor que ela conseguir, claro, e sem tropeçar!). Marque o ritmo com os seus passos - "1, 2, 3, 4 Marchar. 1, 2, 3, 4 Marchar".
Para ampliar a brincadeira com música, inclua instrumentos musicais no desfile - os pratos da banda podem ser feitos com tampas de panelas, por exemplos. Relacionar a música com o movimento ajuda a criança a interiorizar o que está a experimentar e a aprender.
Conjuntos para fazer construções
Casas de bonecas
Peluches
Instrumentos musicais
O que pode fazer para ajudar ainda mais a criança:
Irá aumentar a auto-confiança da criança se a deixar tocar com o brinquedo sozinha. Esteja lá para a ajudar se for preciso, e para lhe oferecer incentive: “Tu consegues, força!”.
Pode mostrar à criança como tocar certas notas, mas deixe-a ter a primeira abordagem. Faça um jogo para fazer uma canção — fala um som com o brinquedo e peça à criança que a/o imite. Ou, pode imitar a criança.
Relacione palavras com as acções da criança no brinquedo e também com as características do brinquedo. Incentive a criança a tocar e a apreciar o brinquedo batendo palmas ou cantando; também poderás querer acompanhar a criança tocando outro instrumento. Estas experiências ficam na memória da criança e criam auto-confiança.
Para inspirar ainda mais auto-expressão, toque uma variedade de músicas para a criança. Estará a lançar as bases para a criança gostar de música no futuro.
Blocos para fazer construções
Puzzles com pinos ou de peças grandes
Ginásios baixos para trepar
In:sapofamilia