• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Crescer e aprender com o bebé de 13 a 18 meses

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,668
Gostos Recebidos
0
476769.gif



O bebé explora os objectos com mais intenção.

Este foi um ano repleto de descobertas, de enorme progresso físico e de muita diversão para si e o seu bebé! Durante o ano que passou, foram inúmeras as razões para comemorar e a confiança que fez passar ao bebé deixá-lo-à pronto para enfrentar os desafios do seu segundo aninho de vida, e mais propenso a explorar, aprender, imaginar e brincar!

Aos 13 meses, cerca de metade dos bebés já anda, mas a maioria ainda cai se perder o equilíbrio.

Aos 15 meses, o bebé começa a girar o pulso, de forma a que a mãozinha vire independentemente do braço.
Agora, ele explora os objectos com mais intenção.

Consegue relacionar duas ideias para fazer um plano, e o seu comportamento começa a fluir.

Começa a tratar os objectos de forma mais adequada: dá festinhas aos ursos de peluche e pressiona os botões dos brinquedos.

Começa a dizer as suas primeiras palavras (a qualquer altura depois dos 8 meses). As primeiras palavras normalmente relaccionam-se com coisas concretas: mãe, pai e bola são populares, assim como os sons relacionados com comida, como "papa".


Brinquedos adequados para esta idade

Brinquedos para empurrar ou de arrasto


O que pode fazer para ajudar ainda mais a criança:

Crie um caminho para o bebé puxar o elefante pelo fio livremente. E lembre-se, por razões de segurança, nunca aumente o comprimento do fio nem o amarre ao pulso do bebé!


Desenvolva as capacidades receptivas de linguagem e apreciação de música cantando com o brinquedo, ou criando as suas próprias letras para as melodias.


Imite um desfile: a criança segue os seus passos, puxando o brinquedo! Mostre à criança como se marcha, e incentive-a a levantar bem os joelhos (o melhor que ela conseguir, claro, e sem tropeçar!). Marque o ritmo com os seus passos - "1, 2, 3, 4 Marchar. 1, 2, 3, 4 Marchar".


Para ampliar a brincadeira com música, inclua instrumentos musicais no desfile - os pratos da banda podem ser feitos com tampas de panelas, por exemplos. Relacionar a música com o movimento ajuda a criança a interiorizar o que está a experimentar e a aprender.
Conjuntos para fazer construções
Casas de bonecas
Peluches
Instrumentos musicais

O que pode fazer para ajudar ainda mais a criança:

Irá aumentar a auto-confiança da criança se a deixar tocar com o brinquedo sozinha. Esteja lá para a ajudar se for preciso, e para lhe oferecer incentive: “Tu consegues, força!”.
Pode mostrar à criança como tocar certas notas, mas deixe-a ter a primeira abordagem. Faça um jogo para fazer uma canção — fala um som com o brinquedo e peça à criança que a/o imite. Ou, pode imitar a criança.


Relacione palavras com as acções da criança no brinquedo e também com as características do brinquedo. Incentive a criança a tocar e a apreciar o brinquedo batendo palmas ou cantando; também poderás querer acompanhar a criança tocando outro instrumento. Estas experiências ficam na memória da criança e criam auto-confiança.


Para inspirar ainda mais auto-expressão, toque uma variedade de músicas para a criança. Estará a lançar as bases para a criança gostar de música no futuro.

Blocos para fazer construções


Puzzles com pinos ou de peças grandes
Ginásios baixos para trepar




In:sapofamilia
 
Topo