Portal Chamar Táxi

Notícias Controlo aéreo diz a voo que se afaste do Air Force One: "Tomem atenção!"

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,678
Gostos Recebidos
1,121
naom_68cbd85ccfb8a.webp


Um controlador aéreo teve de avisar, na terça-feira, mais do que uma vez um avião para se afastar da rota do Air Force One, o avião presidencial dos Estados Unidos. A bordo seguiam Donald e Melania Trump a caminho do Reino Unido para uma visita de Estado, que ainda se encontra a decorrer.


O incidente ocorreu quando o avião presidencial sobrevoava a cidade norte-americana de Nova Iorque e o outro aparelho tinha descolado de Fort Lauderdale, na Flórida, com destino a Boston, no Massachusetts.


O controlador aéreo, conta a Sky News, já frustrado, terá dito ao piloto: "Tomem atenção! Deixem o iPad!"


Numa gravação do LiveATC (Controlo do Tráfego Aéreo), a que tiveram acesso, o controlador pode ser ouvido a dizer ao voo da Spirit Airlines para "virar 20 graus": "Tomem atenção, Spirit 1300, virem 20 graus à direita. Spirit 1300, virem 20 graus agora mesmo. Spirit Wings, 1300, virem 20 graus à direita imediatamente. Prestem atenção".


O controlador continua a pedir que virem antes de destacar a importância do outro voo, acrescentando: "Tenho a certeza de que podem ver quem é".


Pouco depois acrescenta, já, aparentemente, sem paciência: "Tenho de falar convosco duas vezes de cada vez, Spirit 1300... Tomem atenção! Deixem o iPad!"


A NBC News confirmou mais tarde que o avião da Spirit e o Air Force One mantiveram a separação necessária.


O presidente dos Estados Unidos e a primeira-dama estão no Reino Unido para uma segunda visita de Estado - a anterior foi em 2019.


Aterraram no Aeroporto de Stansted, em Londres, na terça-feira à noite, onde foram recebidos pela recém-empossada ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Yvette Cooper.


Depois seguiram para o centro de Londres de helicóptero e passaram a noite na residência do embaixador dos Estados Unidos, Winfield House, em Regent's Park. Foram posteriormente recebidos pelo Rei e pela Rainha, no Castelo de Windsor, onde os compromissos incluíram um passeio de carruagem, um desfile militar, um sobrevoo dos Red Arrows, antes de prestar uma homenagem privada ao túmulo da rainha Isabel II.


No banquete de Estado, Trump e Carlos III sentaram-se a meio da mesa, acompanhados pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e a princesa Kate Middleton. Do outro lado da mesa sentaram-se a rainha Camilla Parker Bowles, Melania Trump, o secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bressent, e o príncipe William.


Para esta quinta-feira, está previsto um encontro entre Donald Trump e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, onde deverão discutir comércio, tecnologia e questões geopolíticas, nomeadamente o conflito na Ucrânia.

IN:NM
 
Topo