• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Consumo de uma lampada

receptor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
253
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Estou com uma dúvida, pelo que gostaria que me ajudassem.

O que consome mais energia (w):

- uma lampada 50w-220v
- uma lampada 50w-12v + transformador 220v-12v

Pergunto isto porque vou substituir todos os focos de halogeneo que tenho em casa por focos led, e como os que tenho são de 12v, gostaria de saber o que consome menos, para saber se mantenho as lampadas de 12v (MR16), ou se retiro os transformadores e coloco lampadas de 220v (GU10).

E se os consumos forem identicos, que tipo de lampada aconselham mais?


Abraço
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
bem colega a potencia ( W ) e igual a ( V ) x ( A ).. volt x corrente ( A )..ora as lampadas consomem o mesmo pois o colega informa que sao as duas de 50W...

uma e de 220V ..50W..igual a 0,227A divide a potencia por volt da a corrente... 0,227A

a outra e de 12V..50w..igual a 4,166 A divide a potencia por volte da a corrente.... 4,166 A

no caso dos LED,s a corrente é muito muito baixa... portanto deve optar pelo LED..tem duraçao de vida muito longa e consumo muito reduzido..

remocon
 

receptor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
253
Gostos Recebidos
0
Boas remocon.

Desde ja agradeço a tua resposta. Em relação ao consumo da lampada de 12v, ja é incluido o consumo do transformador ou existe mais esse consumo?


E qual achas melhor, as de 12v ou as 220v?


Abraço.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
por uma questao de pratica... a 220v é direta... a de 12v necessita de trasformador de 220V para 12V.... eu optava por 220V..

quanto a questao do transformador ele só gasta o que consumir no secundario...

cumprimentos

remocon
 

receptor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
253
Gostos Recebidos
0
Boas,

Só mais uma ajuda/questão.

As lampadas de Halogeneo que tenho, têm um angulo de abertura de 36º.

As de LED, existem com varios angulos. Como a intensidade de luz LED é um pouco mais baixa, estou indeciso entre comprar de 45º ou 60º.


Qual aconselham?


Abraço
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Tambem já existe led`s 220v diretos e ficam mais baratos

Os led`s que mais luz da são os de cor branca
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
viva remocon :espi28:

A tua dúvida e pergunta tive-a eu, também, ao pretender trocar por leds as lâmpadas.

A resposta, foi-me dada pela casa das lâmpadas, em Lisboa.
Responderam que para os mesmos watts de lâmpada, o consumo era o mesmo a única diferença é que as lâmpadas leds duravam muito mais tempo.

Hoje em dia tens leds de alto brilho que com menores watts de consumo, consegues ter, a mesma luminescência que uma lâmpada de mais watts.
Também deves ter em atenção a cor da lâmpada led, pois a cor tem a ver com o ambiente em que a queres inserida.

Quando comprares as lâmpadas led pergunta ao fornecedor se podes trocar a cor,
pois, como tu te aperceberás, e bem, ao coloca-la no local ela vai realçar, ou não o meio em que ficar inserida.

Saudações GForumdistas
fermat
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
queria dizer viva receptor :espi28:
 

demulidor007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Acho que deves optar por uma lâmpeda economizadora, efetivamente uma lampada de 50w gasta sempre 50w por mais que convertas com transformador

No entanto o que deves procurar é para a mesma quantidade de lúmens, por exemplo uma lampada de 50w a equivalente em economizadora só gasta 11w e a de leds 4w
 

melon

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
no caso dos leds também se deve de ter em conta ao ângulo de difusão da luminosidade do led por exemplo nas cozinhas e salas com leds com ângulos 120º não precisas de tantas lampadas
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
por uma questao de pratica... a 220v é direta... a de 12v necessita de trasformador de 220V para 12V.... eu optava por 220V..

quanto a questao do transformador ele só gasta o que consumir no secundario...

cumprimentos

remocon


Só um pormenor
Na practica não é exactamente assim mas aproxima-se porque o transformador não 100% eficaz ele perde alguma energia em aquecimento, que poderá ser desprezável mas tambem depende do tipo
 

tclpt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2012
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
boas remocon,

Apenas um reparo em relação ao consumo do transformador... Estando ligado do lado primário, sem carga acoplada ao secundário, existem sempre as perdas no ferro que se traduzem em consumo... estas perdas devem-se à magnetização do núcleo de ferro.

Abraço
 

Madafak

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 13, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigo, embora ja muito fora de prazo pela data da questao devo dizer que 50w sao 50wats em qualquer parte do mundo sejam a 220v a 380v ou ate mesmo a 12Volt, mas se a troca é para ser feita por lampadas led, decerto para a mesma iluminancia a potencia é muito menor, diria bastante menos de metade, e se esses leds forem portadores ja da nova tecnologia CREE entao estamos a falar de + de 120 lumens/watt (para comparar 1 lampada halogenio 50w tem 1200 a 1400 lumens) ainda n se veem á venda em todo o lado, é uma questao de tempo. abraço
 
Topo