• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Conservação deve ser compatível com ser humano

Status
Não está aberto para novas respostas.

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Conservação deve ser compatível com ser humano

O presidente da República (PR), Cavaco Silva, alertou este domingo, em Miranda do Douro, que «a conservação da natureza tem de ser compatível com a espécie humana», exortando os poderes públicos a um maior diálogo com as populações.

Cavaco Silva falava no início de um passeio pelo Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), «bem diferente do Douro Vinhateiro», como constatou na primeira visita que faz a esta área protegida, classificada há dez anos.

O chefe de Estado tem ouvido queixas, especialmente dos autarcas relativamente às restrições ambientais «que lhe são impostas e que eles não compreendem».

«Não podemos pensar que a conservação da natureza é um obstáculo ao desenvolvimento humano», defendeu o presidente apelando a uma maior abertura dos responsáveis institucionais para o diálogo.

«Os poderes públicos têm de mostrar uma abertura muito especial para o diálogo e para as explicações», sublinhou.

Para o chefe de Estado, este «é o desafio a que os departamentos públicos da Conservação da Natureza e da Biodiversidade vão ter de dar uma atenção muito grande».

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, que acompanha o chefe de Estado nesta visita, garantiu que «esta conciliação é precisamente uma das preocupações fundamentais» da política de conservação.

«Julgo que há muitos progressos que estão a ser feitos e as orientações aos serviços são para a abertura às populações e aos autarcas».

O ministro frisou que «é evidente que tem de haver alguma restrições, mas é possível compatibilizar e fazer da Conservação da Natureza um alavanca para o desenvolvimento».

Cavaco Silva elogiou a «riqueza natural» que é o Douro Internacional, considerado o «Grand Canyon» da península Ibérica, com uma paisagem, fauna e flora únicas e em estado absolutamente selvagem nalgumas zonas.

O que não pode significar a preservação destas riquezas para o presidente da República «é o esquecimento da espécie humana...»

«Estou convencido que a espécie humana pode melhorar a sua condição ao lado da preservação da Águia Real», comparou.

«O grande problema é como conciliar a preservação e conservação da natureza com a melhoria das condições de vida da população e a criação de empregos», reiterou.

Uma das metas que o Instituto da Conservação e Biodiversidade (ICNB) apresentou para reforçar esta relação com as populações locais, diz respeito à agricultura, que constitui a principal aposta para os próximos tempos.

Os ministérios do Ambiente e da Agricultura disponibilizam seis milhões de euros por ano no próximo triénio, para apoiar os agricultores desta área protegida a fazerem uma agricultura mais amiga do ambiente, embora menos rentável.

Os financiamentos são, segundo o Ministério do Ambiente, uma compensação para que possam continuar a sua actividade em simultâneo com a preservação da natureza.

O ICNB tem previsto também para os próximos três anos um investimento de 1,5 milhões de euros, sobretudo para acções de melhoria das condições de visitação do parque, criado há dez anos.

Desde a sua classificação, o parque teve um investimento de apenas três milhões de euros, segundo dados apresentados hoje pelo ICNB.

O parque «extraordinário» foi como Cavaco Silva classificou o Douro Internacional e convidou todos os portugueses a visitá-lo.

«Convido os portugueses a virem aqui, a trazerem os filhos, os netos e mostrar as impressionantes arribas que a água cavou ao longo de milhões de anos», disse.

Um dia inteiro dedicado ao Douro Internacional é a última etapa de uma visita de três dias do chefe de Estado a Trás-os-Montes.




dd/lusa




-------------


Trancado:Repost
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo