- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,307
- Gostos Recebidos
- 1,170
A maioria das pensões terá uma atualização de 2,77% no próximo ano, de acordo com cálculos do Notícias ao Minuto com base nos dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta taxa é calculada a partir do dados da inflação de novembro, que foram divulgados hoje. Este era o dado que faltava para completar a fórmula de atualização das pensões.
Este mecanismo, refira-se, prevê que as pensões são atualizadas em janeiro com base em dois indicadores: a média do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos e a variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) sem habitação disponível a 30 de novembro.
Ministra já tinha explicado o aumento
"As pensões até duas vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) deverão ter um aumento de 2,79%, ou seja, 0,5 pontos acima da inflação de 2025. Isto significa uma recuperação do poder de compra para 90% dos pensionistas", explicou a governante, numa audição parlamentar sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
A ministra disse ainda que o Governo vai "proceder ao aumento das pensões à taxa legal e havendo folga orçamental vamos também atribuir novo suplemento extraordinário aos pensionistas", como outros governantes tinham já adiantado.
IN:NM
