Computadores com filme sobre russo Khodorkovski roubados antes da estreia em Berlim

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,997
Gostos Recebidos
358
Vários computadores de um realizador alemão, autor de um filme sobre o oligarca russo preso Mikhail Khodorkovski, que deveria estrear no festival de cinema de Berlim, foram roubados, anunciou na sexta-feira a sua empresa.

Segundo a sociedade de distribuição Farbfilm-Verleih, citada pela AFP, o roubo foi feito na noite de quinta para sexta-feira, nos escritórios da sociedade de produção de Cyril Tuschi, autor do documentário "Khodorkovski", que deveria ser exibido na Berlinale, que abre a 10 de Fevereiro.

Dois computadores pessoais e dois computadores portáteis, nos quais estava "material de trabalho" e uma versão final do filme, crítico para com os dirigentes de Moscovo, foram roubados, indicou a Farbfilm-Verleih.

"Os escritórios foram revirados de alto a baixo", mas vários objectos de valor foram deixados pelos ladrões, especifica a sociedade.

Interrogado pela AFP, um porta-voz da polícia falou de um "assalto clássico" e disse que foi aberto um inquérito.

O disco duro de um computador com algumas passagens do filme já tinha sido roubado há algumas semanas num quarto de hotel, revelou a Farbfilm-Verleih.

O filme de Cyril Tuschi incide sobre o comportamento de Khodorkovski, antigo magnata do petróleo e ex-patrão do grupo petrolífero Iukos, inimigo jurado do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e o das autoridades russas no braço de ferro que mantêm.

Na prisão desde 2003, Khodorkovski viu a sua pena prolongada em Dezembro até 2017, no que muitos observadores consideram como um ajuste de contas político contra um empresário que enfrentava o Kremlin e financiava a oposição.

O filme deve ser apresentado na Berlinale, na secção Panorama Documents, a partir de 14 de Fevereiro.

A sua exibição não está comprometida, porque a organização do festival está na posse de uma cópia, indicou um porta-voz da Farbfilm-Verleih.

Jornal de Notícias
 
Topo