• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como testar estator de martelo electrico

rafa805

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 21, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Boas, alguém me sabe explicar qual a melhor maneira de testar um estator de um martelo electrico?

Cumprimentos.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

primeiro medir c, um multimretro em homios entre o ferro do induzido para o coletor rodar e ver se tem espiras em curto á massa neste caso dá continuidade se nao tiver, só c, um medidor, que usam os bobinadores.
para já nao posso adiantar mais.

boa sorte
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas, alguém me sabe explicar qual a melhor maneira de testar um estator de um martelo electrico?

Cumprimentos.

Boas

Não querendo ultrapassar a ideia do user Marques, suponho que está a falar de maquina electro-pneumática, que pode ter uma ou duas funções, martelo electro-pneumático e maquina de furar com a mesma função, para brocas ou ponteiros SDS Plus ou Max.

Para testar eventuais anomalias do estator, pode retirar escovas de carvão que fazem contacto com o colector (que leva corrente) para o rotor, e medir a indução da bobinagem colector.

Uso aparelho da foto para verificação da mesma. Por vezes com um multímetro comum (Ohm), se tiver previamente um valor de referencia, pode detectar anomalia de bobinagem (espiras em curto circuito), pela diminuição do valor de resistência.
Se for apenas uma ou duas espiras em curto, por vezes o medidor em Ohm, não é muito conclusivo, em relação à verificação de indução.

Para medir o Rotor, voltar a montar as escovas (se possível isolar o estator) e efectuar a seguinte operação: Com o aparelho de medida ligado, girar lentamente o motor como indicado pelo Sr Marques (se possível olhar para o colector e posição escova), e verificar se existem grandes variações de indução e/ou resistência.

Boa pesquisa


IMAG2046a.jpg

Boa pesquisa
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

companheiro mrsat, nós estamos cá é para tentar ajudar e várias ideias sao sempre bem vindas.

isto fes parte do meu trabalho em tempos que já lá vao eu já falei em tópicos anteriores a fábrica onde trabalhei (industria metalomecanica) era a toda a hora ou mudar escovas ou repara induzidos, eu tenho um ap. destes em casa onde se coloca o induzido ou estator que tem uma bobine em forma de meia lua. c, 4 posiçoes e funç. isto quer dizer que cria mais ou menos campo magnetico, mete-se a folha de aço no coletor e vai-se rodando, uns entrao em curto á massa e outros é entre espiras.

fiquem bem e bom fim de semana

mas como o nosso companheiro nao tem nada disto nao tinha neçessidade de falar.
 

rafa805

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 21, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado a ambos pela ajuda.
 

jsousa22

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2014
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Boa tarde para testar o estator de um motor, seja ele qual for, é preciso 1º idetificar as bobines, com um multimetro medir a continuidade das mesmas e anotar os valores. de seguida com um megahomimetro na escala equvalente à tensão do motor, medir a resistencia de isolamento entre enrolamentos e massa, (terra), e entre bobines. O valor medido para um motor em perfeito isolamento tem que ser pelo menos de 1000 hom por volt aplicado.
Para medir um rotor bobinado, curtocircuitar toda as laminas do coletor, e com o mega medir a resistencia de isolamento entre o coletor e a massa de seguida identificar as bobibes nas laminas do coletor e medir em homs e registar se há diferenças de valores.como há varias bobines no mesmo entalhe do coletor também se deve medir a resistencia de isolamento entre elas indentificando-as no coletor.
 
Topo