- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Quem tem diabetes reconhece a importância de ter todas as refeições programadas ou, pelo menos, pensadas no que toca à qualidade dos alimentos. No entanto, esta não devia ser uma preocupação exclusiva de diabéticos.
Cresceu habituado a ouvir que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia? Na teoria este raciocínio pode fazer algum sentido, mas na prática não existe nenhuma refeição mais importante do que a outra, sobretudo para pessoas com diabetes.
Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) alguns especialistas alertam e explicam a importância do pequeno-almoço, consciencializando a população dos riscos associados a uma fraca qualidade da alimentação.
De acordo com a Diabetes Text Book o pequeno-almoço, ou seja, os primeiros alimentos do dia, são os responsáveis por regular de imediato os níveis de açúcar no sangue e, por consequência por fornecer energia para enfrentar o dia, daí a necessidade acrescida de ter de saber escolher bem estes alimentos.
Mas nem só os indivíduos com diabetes deviam ter esta preocupação, ter uma alimentação diversificada e de qualidade pode ajudar a melhorar qualquer condição de saúde e a reduzir o risco de outras doenças.
Como regular os níveis de açúcar através da alimentação
Na prática, para regular os níveis de açúcar no sangue deve optar por equilibrar a diversidade de alimentos, isto é, tanto em termos de proteínas, gorduras saudáveis e hidratos de carbono. Não se deve restringir só a um tipo de alimento.
Para tal, pode começar a incluir na sua primeira refeição ingredientes como grãos integrais no que toca a satisfazer as necessidades de hidratos. Daí as papas de aveia serem tão bem vistas e defendidas.
Pode e deve ainda incluir algumas frutas ou vegetais e, obrigatoriamente, uma fonte de proteína, como queijo ou ovos. Se fizer as papas de aveia pode juntar claras de ovo ao invés de fazer os ovos à parte. Esta mistura pode simplificar e satisfazer de imediato as suas necessidades.
Estas escolhas simples podem proporcionar uma maior saciedade e, consequentemente, reduzir o risco de comer demasiado nas refeições seguintes ou de "petiscar" alimentos calóricos entre refeições.
Alimentos a evitar ao pequeno-almoço
Esta premissa devia aplicar-se a todos, mas indivíduos com diabetes já sabem de antemão que estes alimentos se devem evitar logo pela manhã, de acordo com os especialistas.
Cereais açucarados: Estes alimentos podem causar um aumento imediato nos níveis de açúcar no sangue e fornecer pouco valor nutricional.
Grãos refinados: Nesta categoria está incluído o pão branco, pela possibilidade de causar um aumento dos níveis de açúcar no sangue e por ser também pouco interessante do ponto de vista nutricional.
Carnes processadas: Como bacon e salsichas.
Ao optar por este tipo de alimentos pode estar a prejudicar a sua saúde, seja ou não diabético.
Ainda assim, saltar o pequeno-almoço também não é uma prática recomendada e pode e estar associado ao aumento de peso e a muitos outros resultados adversos.
IN:NM
