• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como manter as plantas sempre saudáveis

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0




Como manter as plantas sempre saudáveis



Introdução



As doenças das plantas são uma parte natural, embora indesejável, do processo de crescimento. Apesar de ser difícil impedir que ataquem seu jardim, ter boa higiene, atuar prontamente nos surtos de doença e cultivar variedades resistentes são práticas ecológicas que ajudam a manter as plantas fortes e a reduzir a necessidade de substâncias químicas.


Como evitar doenças



  • Quando surgir uma doença, aja com rapidez. Verifique regularmente o jardim e remova as folhas, flores, frutas ou plantas inteiras infectadas. Sempre retire e descarte as frutas caídas ou as mumificadas que permanecem presas aos galhos.
  • Nunca retire mudas de plantas doentes – use apenas material saudável. Como precaução, desinfete as ferramentas de poda após cada uso ou antes de cortar outra planta.





[SIZE=+1]Dica
[/SIZE]
[SIZE=+1]
[/SIZE]
[SIZE=-1]Para que a doença não se espalhe, após cada poda, limpe as ferramentas com pano embebido em óleo de melaleuca.[/SIZE]



  • Mantenha afiadas as ferramentas de poda – cortes denteados e irregulares feitos por ferramentas cegas podem ser infectados.
  • Para controlar com eficácia os esporos no inverno, aplique um spray fungicida à base de limão ou cobre nas árvores frutíferas.
  • Não converta em composto orgânico ervas daninhas ou folhas de plantas doentes ou infectadas com vírus. Sua composteira pode não ser quente o suficiente para matá-los. Por isso, coloque-os em um saco plástico e leve-os diretamente para a lixeira.
  • Para melhorar a circulação de ar, pode o centro das plantas sujeitas a doenças nas folhas.
  • Para reduzir as chances de doenças, vírus e insetos provenientes do solo, evite o cultivo de membros da mesma família de plantas na sua horta em estações sucessivas. Por exemplo, alterne batatas com nabos.
  • Mantenha sob controle os insetos que espalham doenças virais, como o pulgão. Esmague-os, retire-os com jatos de mangueira, borrife água com sabão ou tente outra solução caseira, como spray de alho.
  • Verifique os troncos das árvores no outono, quando é maior o crescimento de fungos. A presença deles no tronco de uma árvore pode indicar que ela está podre por dentro e talvez precise ser removida. Consulte um especialista.



plantas-sempre-saudaveis-1.jpg






  • Tome cuidado com o sistema radicular das árvores porque raízes danificadas ficam suscetíveis ao apodrecimento. Não estacione o carro sobre elas, não as corte e não use herbicidas para grama perto delas.


Soluções para a folha amarela



Sintoma Causa Solução
Poucas folhas mais antigas tornando-se amarelas
Envelhecimento natural
Nada a fazer
Folhas novas amarelo-claras
Deficiência de ferro
Quelato de ferro
Todas as folhas amarelo-claras
Deficiência de nitrogênio
Fertilizante complexo
"V" amarelo nas folhas
Deficiência de magnésio
Sulfato de magnésio
Nuances de amarelo
Infecção por vírus
Nada a fazer ou remover as plantas muito afetadas
Amarelecimento e queda excessiva de folhas
Excesso ou falta de água
Irrigar adequadamente



Problemas nas raízes



[SIZE=-1]Adubar e fertilizar regularmente as plantas aumenta sua resistência e as torna menos suscetíveis a doenças comuns.[/SIZE]


Embora os problemas das raízes estejam escondidos embaixo da terra, os sintomas de doenças - como a murcha de fitóftora, deterioração que faz com que a raiz morra - apresentam-se acima do solo.



  • Procure sinais de deterioração das raízes: planta murcha quando não tem necessidade de água, pontas dos ramos ou galhos morrendo e divisão ou presença de limo na base do tronco. A planta também pode ficar instável no solo se o sistema radicular estiver morrendo.
  • Atenção aos abacateiros, azaléias, cítricos, dafnes e pieris. Estas plantas são suscetíveis a doenças das raízes.
  • Não deixe o solo molhado o tempo todo. Permita que ele seque um pouco entre as irrigações.
  • Use ácido fosfórico, aditivo alimentar registrado que atualmente está sendo utilizado para combater doenças das plantas. É um fungicida eficaz e evita a deterioração das raízes em plantas sensíveis. Siga as instruções da embalagem e regue as folhas e o solo.



[SIZE=-1]Doenças não-infecciosas são causadas por fatores ambientais, como deficiências nutritivas e falta de água. As infecciosas em geral vêm de fungos, bactérias e vírus e se espalham de várias formas:

[/SIZE]



  • [SIZE=-1]humanos: pelas mãos, sapatos, ferramentas de poda e máquinas[/SIZE]
  • [SIZE=-1]insetos: pelos corpos e componentes da boca[/SIZE]
  • [SIZE=-1]água: de água subterrânea, água da chuva, irrigação por cima da planta[/SIZE]
  • [SIZE=-1]vento: carrega esporos de fungos e outros agentes patogênicos por grandes distâncias[/SIZE]
[SIZE=-1]
[/SIZE]

Preto na rosa


Doença causada por fungo, as pintas pretas desfiguram as rosas e, se não forem controladas, levam-nas à queda excessiva de folhas.




  • Plante rosas com sol forte, não muito próximo a árvores ou arbustos, deixando espaço entre as plantas para a movimentação adequada do ar.
  • Cubra a terra por cima da área da raiz com 5 a 7 cm de adubo orgânico, como cana picada, palha da ervilha ou alfafa.
  • Verifique regularmente se há folhas doentes em volta da base da planta. Retire-as e jogue fora.
  • Evite a irrigação por cima, especialmente no fim do dia.
  • Quando as rosas estiverem inativas (sem folhas), borrife-as com um fungicida de limpeza, como calda sulfocálcica, imediatamente após a poda.
[SIZE=-1]
[/SIZE]

[SIZE=-1]Esses sprays ecológicos ajudam a manter sob controle várias doenças causadas por fungos. Para cada um, transfira a solução para um borrifador e agite bem antes de usar.

[/SIZE]



  • [SIZE=-1]Cubra 90 g de alho picado com óleo vegetal e acrescente 1 litro de água com sabão. Deixe repousar por um dia e coe. Para tratar as doenças causadas por fungos, use 1 parte da solução para 50 partes de água.[/SIZE]
  • [SIZE=-1]Despeje água fervente sobre flores de camomila frescas ou desidratadas (ou use um saquinho de chá de camomila). Deixe ficar bem forte e depois esfriar. Use este chá de ervas para tratar doenças causadas por fungos.[/SIZE]
  • [SIZE=-1]Dilua 1 xícara de leite integral (ou em pó) em 9 xícaras de água e borrife em mofo e fungos.[/SIZE]
  • [SIZE=-1]Durante a estação do crescimento, prepare seu próprio spray antimofo adicionando 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio a 1 litro de água. Aplique a cada 3-4 dias até o problema ficar sob controle. Depois borrife as rosas a cada duas semanas enquanto o tempo estiver quente e úmido.[/SIZE]
  • [SIZE=-1]Faça um excelente remédio contra ferrugem nas pétalas das azaléias e outras doenças causadas por fungos: num balde de água, acrescente permanganato de potássio suficiente para deixar a água rosada.[/SIZE]


HowStuffWorks
 

pianni

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Gostei particularmente dos sprays ecológicos , e tomei nota para não me esquecer.

É que tenho um jardim com muitas flores , e sou o principal cuidador.

Sou eu que as planto ,otras semeio.
 
Topo