• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como cultivar um herbário

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0






Como cultivar um herbário



Introdução




O odor das ervas pairando no ar num dia ensolarado pode tornar seu quintal especial. Mesmo que não tenha espaço para uma horta completa, você pode plantar algumas ervas aqui e ali para adicionar frescor e sabor à comida. Algumas ervas funcionam como controladores naturais de insetos e muitas têm propriedades medicinais.​

Escolha o lugar certo




Se você gosta de usar ervas na comida, separe uma área perto da cozinha. Se quer apenas usufruir da beleza e do aroma das ervas, considere estas opções.
Plante ervas ao acaso no jardim, em qualquer lugar ensolarado, ou crie um espaço só para elas. Se cultivá-las em canteiros, organize-as em fileiras, com tijolos ou caminhos de pedra entre os canteiros, ou em um desenho geométrico.


[SIZE=+1]Dica

[/SIZE]
[SIZE=-1]A chave para o sucesso no cultivo de ervas é plantá-las em local ensolarado e com boa drenagem.[/SIZE]



  • Algumas variedades que adoram calor, como o tomilho, vicejam em montes de pedras. E também podem ser cultivadas nas bordas dos canteiros ou caminhos, ou em vasos. Salsa, por exemplo, fica ótima assim.
  • Para atrair abelhas e outros insetos benéficos, plante ervas como alecrim, lavanda, coentro e endro.





cultive-um-herbario-vasos.jpg


Cultive em vasos



  • Se o espaço é limitado, plante ervas em vasos. Você pode usar também gamelas, barris e jardineiras. Use vasos suspensos para ervas rastejantes, como o tomilho, a hortelã e o orégano.
  • Use um vaso especial com aberturas laterais para cultivar ervas. Ponha variedades que crescem pouco, como o tomilho, nos lados dos vasos, e as ervas mais altas, como a cebolinha, no topo.
  • Use recipientes para plantar hortelã e outras ervas invasivas. Gamelas ou tambores de máquina de lavar são ideais.


[SIZE=+1]Dicas para ter ervas saudáveis
[/SIZE]
[SIZE=+1]
[/SIZE]

  • [SIZE=-1]Proteja as ervas anuais do forte calor do verão cobrindo-as com uma tela ou pulverizando as folhas.[/SIZE]
  • [SIZE=-1] Evite o florescimento precoce - quando a planta floresce e semeia antes da hora, perdendo o sabor e tornando-se amarga - selecionando variedades resistentes a esse problema ou de florescimento lento.[/SIZE]
  • [SIZE=-1] Cultive ervas na época certa do ano, porque temperaturas extremas podem estimular o florescimento precoce. Coentro, por exemplo, é mais bem cultivado nos meses frios, quando se desenvolve mais lentamente.[/SIZE]
  • [SIZE=-1] Coloque as sementes do endro diretamente na terra. Desbaste as mudas e faça a colheita regularmente, pois plantas em excesso podem ter florescimento precoce.[/SIZE]
  • [SIZE=-1] Remova pragas com a mão e sempre lave bem as ervas antes de usá-las, caso sobre alguma.[/SIZE]
  • [SIZE=-1] Como último recurso, use óleo ou sabão em spray para se livrar das pragas. Ou experimente o dipel (Baccillus thuringiensis), uma bactéria que atua sobre as lagartas mas é inofensiva aos outros insetos.[/SIZE]
  • [SIZE=-1] Apare a parte afetada, aplique fertilizante líquido e regue para estimular o crescimento das partes novas, sem danos.[/SIZE]



Colher e armazenar




  • Retire as ervas assim que começarem a florescer. Esse é o momento em que a quantidade de óleo nas folhas é maior, fazendo com que seu sabor atinja o ápice.
  • Para que as ervas desidratem sem mofar, amarre os caules e pendure-os de cabeça para baixo em lugar quente e arejado. Quando estiverem secas, retire as folhas e guarde-as em recipiente bem fechado.
  • Para desidratar ervas no microondas, coloque as folhas entre duas toalhas de papel e ajuste o forno na potência “alta” até as folhas ficarem quebradiças (de 1 a 2 minutos, dependendo do microondas).
  • Para desidratar ervas no forno, arrume as folhas em uma assadeira e deixa-as na temperatura mais baixa do forno.
  • Algumas ervas - como manjericão, salsa e estragão - são boas para congelar. Colha-as, dê uma lavada rápida, pique as folhas e ponha em bandejas para gelo cheias de água. Quando congeladas, armazene os cubos de ervas no freezer em sacos plásticos, prontos para serem adicionados à panela na hora do cozimento, tanto pelo sabor como pelo aroma.


Ervas na culinária




Estilo
Ervas
Francês
Cebolinha,erva-cidreira, manjerona, estragão, tomilho
Grego
Cebolinha, manjericão-de-folha-miúda, manjerona, orégano, alfavaca-doce
Italiano
Cebolinha, alho, orégano, salsa, alecrim, sálvia, alfavaca-doce
Mexicano
Pimenta de caiena, cebolinha, coentro, agrião
Tailandês
Coentro, gengibre, manjericão-limão, capim-limão, hortelã tailandesa, hortelã vietnamita



Ervas medicinais



  • A babosa (Aloe vera) tem propriedades antibacterianas e fungicidas, e auxilia na cicatrização de queimaduras e cortes. Para usá-la, quebre uma folha para liberar o gel.
  • A calêndula (Calendula officinalis) é usada para a cicatrização de machucados, queimaduras, picadas de insetos, eczemas, ulcerações na pele e brotoejas. É bastante utilizada em ungüentos vendidos comercialmente.
  • As flores da marcela ou marcela-do-campo (Achyrocline satureoides Lam. DC) são usadas para fazer um chá que alivia a náusea.
  • A artemísia (Chrysanthemum parthenium ou Tanacetum parthenium) alivia dores de cabeça.
  • Acredita-se que o alho (Allium sativum) diminui os níveis de colesterol, previne o câncer, trata e melhora a imunidade do corpo contra infecções.
  • O gengibre (Zingiber officinale) alivia problemas digestivos e náuseas. É usado para preparar um chá refrescante.
  • A erva-gato (Valeriana officinalis) é usada contra ansiedade, estresse e insônia. Para um banho relaxante, junte a erva à água morna da banheira.




  • [SIZE=-1]LOURO - nativos da região mediterrânea, os loureiros crescem até cerca de 10 metros de altura, mas podem ser mantidos, podados, como arbustos pequenos. Eles podem crescer também em barris como plantas ornamentais de topiaria. Use as folhas em sopas, caldos e assados, mas remova-as antes de servir.


    [/SIZE]
  • [SIZE=-1]LAVANDA - cultivada por suas belas flores e folhas aromáticas, a lavanda pode ser usada como cerca viva ou planta ornamental. O óleo desta planta perene de grande resistência é usado em perfumes e sopas e como desinfetante. É também usado para tratar insônia, ansiedade e depressão.


    [/SIZE]
  • [SIZE=-1]ALECRIM - é um arbusto ornamental que cresce até cerca de 1,5 metro de altura, sendo ideal para cercas vivas. Adicione alecrim no assado de cordeiro ou use os galhos como espetos.[/SIZE]
[SIZE=-1]


[/SIZE]
HowStuffWorks


 

pianni

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Gostei das dicas do louro e do alecrim.

No colher e armazenar ,retenho como conselho especial o desidratar ervas no microondas e no fogão.

Bem rapidinhos e fácil de decorar.
 
Topo