helldanger1
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Você já deve se ter visto numa loja de informática tentando escolher um computador para seu filho. O vendedor fala coisas que você não entende e você acaba comprando aquele que seu dinheiro pode pagar. Não é muito diferente com determinados serviços. E com os de jardinagem e paisagismo então....
O síndico pede à administradora que mande alguém para fazer uma pequena reforma na área verde e lhe chegam três ou quatro orçamentos para os quais ele não tem parâmetros. Um orçamento é de um jardim com muitas flores e nenhuma vegetação mais alta, o segundo propõe cascatas e um ar tropical, o terceiro é algo baseado no feng-shui com toques orientais e um quarto não lhe acrescenta nada, pois nada está discriminado.
Quando se pede, às vezes já pedimos errado. Para decidirmos qual empresa executará o serviço, deve-se propor a todas elas exatamente o mesmo trabalho, para só então decidir qual tem o melhor preço. Podemos pedir a todas, por exemplo, que nos apresente um orçamento simples para troca de grama e execução de um canteiro de flores. Com o pedido feito de forma idêntica a todas se pode começar a avaliar quem tem o melhor preço.
Conversar com os responsáveis pelos serviços (o/ a paisagista), pode ser uma estratégia. Numa conversa muitas vezes conseguimos saber quem tem a melhor qualidade ou quem vende melhor o seu peixe. Saber da formação do paisagista ou se ele é afiliado a alguma instituição, associação de classe, etc, também pode ser um aval.
Que garantias são dadas? Podemos pedir garantia pelos serviços executados? Claro.
Todo prestador de serviço tem por obrigação dar garantias pelo trabalho executado. Plantas também têm garantia. A garantia de plantas recém implantadas é de até 60 dias para a “pega” da muda. Se o jardim foi regado de acordo com as orientações do paisagista e todos os cuidados foram tomados e mesmo assim a muda “não pegou”, podemos solicitar a troca sem ônus para o condomínio.
O síndico pede à administradora que mande alguém para fazer uma pequena reforma na área verde e lhe chegam três ou quatro orçamentos para os quais ele não tem parâmetros. Um orçamento é de um jardim com muitas flores e nenhuma vegetação mais alta, o segundo propõe cascatas e um ar tropical, o terceiro é algo baseado no feng-shui com toques orientais e um quarto não lhe acrescenta nada, pois nada está discriminado.
Quando se pede, às vezes já pedimos errado. Para decidirmos qual empresa executará o serviço, deve-se propor a todas elas exatamente o mesmo trabalho, para só então decidir qual tem o melhor preço. Podemos pedir a todas, por exemplo, que nos apresente um orçamento simples para troca de grama e execução de um canteiro de flores. Com o pedido feito de forma idêntica a todas se pode começar a avaliar quem tem o melhor preço.
Conversar com os responsáveis pelos serviços (o/ a paisagista), pode ser uma estratégia. Numa conversa muitas vezes conseguimos saber quem tem a melhor qualidade ou quem vende melhor o seu peixe. Saber da formação do paisagista ou se ele é afiliado a alguma instituição, associação de classe, etc, também pode ser um aval.
Que garantias são dadas? Podemos pedir garantia pelos serviços executados? Claro.
Todo prestador de serviço tem por obrigação dar garantias pelo trabalho executado. Plantas também têm garantia. A garantia de plantas recém implantadas é de até 60 dias para a “pega” da muda. Se o jardim foi regado de acordo com as orientações do paisagista e todos os cuidados foram tomados e mesmo assim a muda “não pegou”, podemos solicitar a troca sem ônus para o condomínio.