- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 1,668
- Gostos Recebidos
- 0
Ajude o bebé a aprender as diferenças entre "vazio" e "cheio" e "dentro" e "fora"
O bebé passa por muitas mudanças durante o seu primeiro ano de vida. Quanto mais amor lhe der e mais elogios fizer, mais o está a estimular a progredir para uma nova tentativa. Brinquedos que respondem às acções e que recompensam o bebé com surpresas divertidas também ajudam muito.... É maravilhoso ver a expressão de “eu consegui!” estampada no rosto dos bebés!
O bebé levanta-se sozinho apoiando-se em móveis e ajusta a sua postura à medida que anda.
Senta-se sozinho e estica os bracinhos para alcançar um objecto sem se desequilibrar.
Consegue agarrar um objecto suspenso ou uma bola que role na sua direcção.
As suas mãozinhas estão mais hábeis e os seus movimentos estão mais deliberados e variados.
Passa brinquedos de uma mão para a outra.
Começa a fazer sinais - levanta os braços para que lhe peguem ao colo ou bate com a colher na mesa para pedir o jantar.
Consegue seguir o olhar das outras pessoas, olhando para onde elas olham.
Brinquedos adequados para esta idade:
Brinquedos de empilhar, encaixar e construir
Brinquedos que incentivam o desenvolvimento físico como gatinhar e andar.
Livros de cartão ou tecido para apontar e falar com o bebé
Brinquedos para imitar a realidade, como um telefone de brincar
Imitar palavras e frases ajuda as crianças a fazer com que o mundo tenha sentido para elas. Os telefones de brincar são perfeitos para incentivar a fala, proporcionando uma boa oportunidade de conversa e um sólido caminho para incentivar as capacidades de comunicação. E também é muito divertido
Brinquedos de formas
Brinquedos de empilhar, encaixar e construir - O que pode fazer para ajudar ainda mais o seu bebé:
Antes de encaixar as formas, ajude o bebé a concentrar-se em aprender as diferenças entre "vazio" e "cheio" e "dentro" e "fora". Narre enquanto o bebé brinca: "Estás a pôr um bloco vermelho dentro. Isto é um círculo". Diga a forma e a cor do bloco e se está dentro ou fora do cubo. Quando todos os blocos estiverem fora, diga "vazio". Quando todos estiverem dentro, diga "cheio".
Quando o bebé estiver pronto para a classificação de formas, coloque de lado todas as formas, excepto as redondas. Deixe que a criança tente colocar o círculo na abertura correcta. Se o bebé não conseguir sozinho, aponte para a abertura redonda e diga: "Tenta aqui". O bebé pode conseguir, mas caso contrário tenha paciência pois ele pode tentar novamente e voltar a errar.
Esteja presente para estimular e encorajar o bebé: "Muito bem!", mas saiba que os bebés aprendem muito mais ao experimentar, explorar e ao solucionar um problema, do que quando os adultos fazem algo por eles.
Brinquedos para imitar a realidade, como um telefone de brincar - O que pode fazer para ajudar ainda mais o seu bebé:
Promova o desenvolvimento da linguagem da criança e incentive-a a estabelecer conversas fingindo que lhe telefona ou ajudando-a a telefonar às suas bonecas e peluches.
A criança vai querer pressionar os botões e ouvir os sons uma e outra vez, mas deixe-a. Para além de ser muito divertido, estas acções cimentam no seu cérebro a ideia de que o que ela está a fazer com que outra coisa aconteça.
Reforce o conceito dos números apresentados neste brinquedo falando sobre os números à medida que faz as coisas em casa: “Podes comer UMA banana e DUAS bolachas.” Quando der objectos à criança, conte-os alto: “Um, dois, três… ”
No final, este brinquedo pode acabar por ensinar à criança o seu número de telefone, como fazer um telefonema e formas educadas de atender uma chamada.
In:sapofamilia