• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Comissão Europeia apresenta proposta de estratégia de defesa contra espécies invasora

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Comissão Europeia apresenta proposta de estratégia de defesa contra espécies invasoras

viewimages.aspx

A Comissão Europeia apresentou hoje um pacote de medidas a incluir na futura estratégia para defender a biodiversidade europeia das espécies invasoras, a apresentar em 2010. Bruxelas estima que controlar e reparar os danos causados por estas espécies custa, pelo menos, doze mil milhões de euros por ano.

Um sistema de alerta rápido à escala europeia para advertir para a chegada de espécies novas faz parte de um pacote de medidas coordenadas que se podem pôr em marcha de imediato.

Outra das medidas é a realização de controlos fronteiriços periódicos pelos Estados membros e a elaboração de códigos de conduta voluntários para estimular um comportamento responsável. Bruxelas prevê ainda modificar a legislação actual para incluir uma gama mais ampla de organismos potencialmente invasores.

“As espécies invasoras podem perturbar a flora e a fauna locais e causar danos consideráveis à natureza e à saúde humana”, sublinha a Comissão Europeia, em comunicado.

Ainda que alguns Estados membros tenham legislação de protecção da biodiversidade não existe nenhum plano harmonizado em toda a União Europeia.

“As espécies invasoras supõem uma grave ameaça para a biodiversidade. Não se pode deter a perda de biodiversidade na União Europeia se não se tratar o problema destes indesejados visitantes”, comentou Stavros Dimas, o comissário europeu para o Ambiente.

“Tendo em conta que essas espécies se estabelecem e propagam a toda a velocidade, as medidas adoptadas por um Estado membro podem anular-se totalmente se os países vizinhos não actuarem ou se reagirem de forma descoordenada”, acrescentou.

Intencional ou acidentalmente, a verdade é que as espécies invasoras continuam a chegar à Europa para fins diversos como a agricultura e silvicultura.

O projecto DAISIE (Delivering Alien Invasive Species Inventories for Europe) identificou 10.822 espécies não autóctones na Europa e teme que entre dez a 15 por cento de essas espécies tenham um impacto económico ou ecológico negativo.


05.12.2008
PÚBLICO
 
Topo