- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,802
- Gostos Recebidos
- 1,127

Investigadores da Universidade de Lübeck, na Alemanha, afirmam que comer mais ao pequeno-almoço comparativamente ao jantar contribui para perder o dobro das calorias. Segundo a revista Galileu, os investigadores explicaram que tal ocorre porque comer uma refeição maior de manhã pode ajudar no processo metabólico conhecido por termogénese induzido pela dieta ou TID.
A termogénese caracteriza-se pelo aumento no gasto energético durante o processo digestivo. Segundo estudos prévios, a TID pode variar conforme o horário das refeições e tende a ser mais eficiente no período da manhã.
Durante um estudo realizado em laboratório, por três dias, os investigadores analisaram 16 homens que foram inicialmente instruídos para comer um pequeno-almoço pobre em calorias e um jantar altamente calórico. Já num segundo turno, o grupo alimentou-se ao contrário, com um pequeno-almoço calórico e um jantar com poucas calorias.
No final, os cientistas notaram que a ingestão calórica proporcionou um TID 2,5 vezes superior de manhã do que à noite.
"Os resultados mostram que os alimentos ingeridos ao pequeno-almoço, independentemente da quantidade de calorias que contêm, criam duas vezes mais TID do que a mesma quantidade de alimentos consumidos ao pequeno-almoço", explica Juliane Richter, uma das autoras do estudo publicado no periódico científico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
IN:NM