Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,990
- Gostos Recebidos
- 0
Se está para sair para férias, que melhor momento para recordar que o cinto de segurança é uma importante medida de segurança no automóvel?
Todos sabemos que quando viajamos de automóvel devemos utilizar o cinto de segurança, e a legislação vigente assim o estabelece. No entanto, não é necessário mais do que parar numa esquina qualquer para ver que isto, tão sabido, na maioria dos casos não se cumpre.
E a polícia de trânsito parece estar mais preocupada em multar o condutor que pisou a faixa branca da passagem de peões que por velar pela segurança dos ocupantes do veículo, exigindo-lhes, por exemplo, o uso do cinto de segurança, ou o capacete aos motociclistas.
Um tema para pensar
A segurança, tanto no automóvel como na via pública, é um tema altamente preocupante em muitos países. No nosso, no entanto, pode tomar-se como ligeira.
Apesar dos falhados intentos das campanhas educativas, são muitos os que ainda pensam que o cinto de segurança não serve para nada, e que usá-lo é coisa de tontos. Parece importar mais que o cinto não amachuque o fato do que a própria segurança.
Questão de hábito
Sem dúvida, o uso do cinto é uma excelente medida de segurança, e isso vale tanto para a cidade como para a estrada. Além disso, o seu uso é uma questão de hábito: uma pessoa que o usa habitualmente, quando não o tem colocado sente-se desprotegida, como se estivesse despida.
Por outro lado, se os adultos não o usam, com que autoridade podem pedir aos seus filhos que se sentem numa cadeira de segurança ou que ponham o cinto?
O cinto e a barriga
Muitas mulheres grávidas pensam que usar o cinto de segurança poderia tornar-se perigoso para o feto. Mas recorde que a melhor maneira de proteger o seu bebé é protegendo-se a si mesma.
Quando o cinto está correctamente colocado, é pouco provável que o feto se magoe durante uma colisão. Por isso, tal como qualquer pessoa, a mulher grávida deve usar sempre o cinto de segurança, tanto quando conduz como quando viaja no assento do acompanhante ou no assento traseiro.
E isto não só é válido para a estrada mas também para as ruas da cidade, por mais tranquilas que pareçam. Se está grávida, a melhor maneira de ajustar o cinto é colocando o ajuste diagonal por cima do ombro e o ajuste inferior por debaixo da barriga, tão baixo quanto for possível. Desta maneira evitará que o seu bebé se magoe em caso de impacto.
Se conduz...
Se está grávida e conduz habitualmente, é importante que tenha em consideração:
- Durante a gravidez convém conduzir com um pouco mais de cuidado. O seu estado emocional não é o mesmo de sempre, sobretudo no primeiro trimestre, pelo que a atenção não é tão precisa e eficaz.
- Os reflexos tão pouco são os mesmos, de modo que terá que concentrar-se nas indicações da via e ser objectiva quanto à modalidade de condução e aos seus próprios limites. Desta forma, convém que guarde maior distância entre os demais veículos e o seu.
- Tenha em conta que as grávidas sentem-se mais cansadas que habitualmente, pelo que deveria conduzir somente durante trajectos curtos e evitar viagens longas ao volante.
- Os telemóveis são uma importante causa de acidentes entre as pessoas que conduzem. Se tem de falar, faça uma paragem no percurso; e se porventura toca enquanto vai a conduzir, deixe que vá para as mensagens ou peça a um acompanhante para atender.
- Outro motivo de distracção que aumenta o perigo de acidentes são os equipamentos de música: estima-se que o risco possa aumentar seis vezes, quando se coloca um compact disc.
Como colocar correctamente o cinto de segurança
- Segurar o ombro com o ajuste diagonal.
- O ajuste inferior por debaixo da barriga.
- O encaixe deverá ser colocado o mais baixo possível.
Gravidez e moda
Sentir-se bem ao volante do seu automóvel, em viagem de negócios ou passeio, passa também por se sentir bem consigo própria.
Assim, e durante a sua gravidez tente manter o seu estilo e continuar na moda. Se antigamente as futuras mamãs não tinham grandes opções no que respeita ao mercado da moda, hoje, é possível mesmo grávida, sentir-se confortável e sobretudo, manter-se bonita, cómoda e elegante.
No seu dia-a-dia, na empresa ou num jantar de negócios você continuará a brilhar. Com um corte estudado peça a peça e segundo o seu tipo de barriga, que se adapta, encaixa e ajusta ao crescimento natural da sua barriga, pode adquirir alguns bonitos modelos, para as diversas ocasiões que a acompanharão durante a sua gravidez.
Com tecidos especialmente concebidos para esta época do ano, e sempre mantendo as tendências de estilo e cores da moda, você vai sentir-se uma mamã especial. No Porto ou em Lisboa, a Formes, espera por si.
Fonte:sapo