• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Colecção do Museu é destaque em 2009

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Programação de Serralves apresentada por João Fernandes

Colecção do Museu é destaque em 2009

A exposição pública da Colecção do Museu é o destaque a programação de 2009 do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.





O director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS), João Fernandes, anunciou ontem que o principal evento da programação de 2009 será a primeira grande exposição pública da Colecção do Museu, que será efectuada em duas fases.
A primeira montagem da exposição da Colecção de Serralves terá lugar a 29 de Maio, estando a segunda prevista para Outubro, em data a designar.
O objectivo, referiu João Fernandes, será 'apresentar um balanço do trabalho desenvolvido com o acervo ao longo desta última década',
A mostra ocupará todo o Museu e o Parque, apresentando obras maiores, representativas, quer do núcleo histórico da colecção (que abrange as décadas de 60 e 70), quer 'das constelações de artistas identificáveis no acervo desde os anos 80 até a actualidade',
João Fernandes afirmou que 'esta exposição será um importante momento, no qual se tornará visível o programa da colecção, assim como as incorporações recentemente efectuadas, que serão mostrada ao público pela primeira vez',
Garantiu que serão apresentados tanto artistas portugueses como estrangeiros, abrangendo as várias épocas que a Colecção do Museu compreende.
O director do MACS revelou ainda que a exposição retrospectiva do artista espanhol Juan Muñoz, que é já uma das mais visitadas de sempre, será prolongada até 24 de Fevereiro.
Integrada nas comemorações dos 20 anos da Fundação e dos 10 anos da criação do MACS, decorrerá a iniciativa que tem como título provisório de «Arte na Cidade», para a qual foram convidados dezenas de artistas provenientes do todo o mundo.
Estes escolherão os locais das respectivas exposições em diversos lugares da cidade ou da área metropolitana do Porto.

Evocação do Conde de Vizela em Julho
A realização de uma conferência internacional sobre o papel dos museus e das instituições culturais no nosso tempo é outro ponto de relevo em 2009, assim como uma evocação do Conde de Vizela que construiu o Palácio e a Quinta de Serralves, onde a Fundação e o MACS estão instalados.
Integrada nesta evocação do Conde de Vizela, será efectuada (de 17 de Julho a 17 de Setembro), na Casa de Serralves, uma exposição sobre a obra de Émile-Jacques Ruhlmann, um dos mais importantes desenhadores de mobiliário e protagonista da «art déco» nas artes decorativas, tendo trabalhado inclusivamente com Lalique e outras figuras fundamentais do movimento.
João Fernandes revelou que a Fundação procurará trazer de novo à Casa de Serralves mobiliário Ruhlmann, que desenhou todo o mobiliário da Casa de Serralves por encomenda do Conde de Vizela.
Revelou ainda que a Fundação conseguiu readquirir o mobiliário da sala de jantar original (de Ruhlmann) da Casa de Serralves, a qual tinha sido vendida após a morte do Conde de Vizela.
Haverá também uma homenagem ao crítico de arte Fernando Pernes, colaborador da Fundação, de que será editada uma História da Arte Portuguesa.
Estão também programadas exposições de jovens artistas portugueses como Pedro Barateiro e Augusto Alves da Silva.
Na Biblioteca serão exibidas quadro mostras comissariadas por Guy Schraenen: «Do Rato Mickey a Andy Warhol» (com livros e publicações), Daniel Buren (criador de obras/publicações originais), «Cópias = Originais II» (com uma colecção de livros de artista) e «Um formato, várias ideias», dedicada a dar a conhecer o processo editorial típico dos anos 1960/1970.
Mantêm-se todas as iniciativas habituais da Fundação, como os ciclos paralelos às exposições, o ciclo Jazz no Parque, o Serralves em Festa, o Trama – Festival de Arte Performativa e o Mugatxoan.

João Fernandes. Director do Museu revela que exposição de Juan Muñoz vai estar patente até 24 de Fevereiro



o primeiro de janeiro
 
Topo