• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Coimbra: Teatrão apresenta programação Outono sem local

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Coimbra: Teatrão apresenta programação Outono sem local

A companhia Teatrão apresentou hoje a sua programação até final do ano mas sem ter ainda definido o espaço de actuação, depois de ter deixado de fazer espectáculos no Museu dos Transportes por falta de condições.

Margarida Sousa, do Teatrão, disse à agência Lusa que a companhia aguarda da autarquia de Coimbra a indicação para a mudança para o Teatro da Cerca de São Bernardo, que se encontra concluído mas ainda sem funcionar.

«Há cinco anos que estamos à espera de novas instalações. O Teatro da Cerca de São Bernardo está concluído e ainda não conseguimos mudar para lá», indicou a responsável, referindo que o material gráfico aguarda a indicação daquele ou de outro local para ser distribuído.

Salientando que tem existido diálogo com a autarquia, Margarida Sousa realça que até 24 de Setembro, dia de estreia da peça «Cabaré da Santa», que dá início à programação de Outono, o assunto tem de estar resolvido.

Em declarações à agência Lusa, o vereador Mário Nunes, responsável pelo pelouro da cultura, explicou que o teatro da Cerca de São Bernardo aguarda a vistoria do Instituto das Actividades Culturais para ser licenciado e entrar em funcionamento.

«O nosso trabalho está feito e logo que o espaço seja vistoriado, o que deverá acontecer brevemente, estão reunidas as condições para a mudança do Teatrão», disse o autarca, adiantando que uma análise geral dos técnicos da autarquia apurou que estava tudo em perfeito funcionamento.

O Teatrão inicia a sua programação com a peça «Cabaré da Santa», em exibição até 02 de Novembro, que se baseia na tradição do teatro musical e de revista, produzida em colaboração com a companhia brasileira de São Paulo Folias D'Arte.

Trata-se de um trabalho de ficção que mistura factos históricos de diferentes épocas com invenções «regadas» com muita música e brincadeira, a propósito dos 200 anos da ida da família real portuguesa para o Brasil, pretendendo abordar «o que une e separa os dois países e as duas culturas».

De 13 de Novembro a 03 de Janeiro sobe ao palco a produção «O Mistério da Cidade de Hic-Hec-Hoc», de António Torrado, uma peça infanto-juvenil, escrita exclusivamente para o Teatrão, que propõe uma discussão sobre as opções que os adultos fazem em nome do progresso.

Paralelamente a estas produções, o Teatrão vai promover conversas relacionadas com a linguagem de revista, o uso da língua como factor de comunhão, o cabaret francês e alemão, a música no teatro.

Ainda durante o mês de Setembro, antes da estreia da produção infantil, a companhia teatral vai dar a conhecer alguns dos contos de António Torrado em espaços públicos de Coimbra, como o Parque Verde (dia 7), Parque Dr. Manuel Braga (dia 14), Mata do Choupal (dia 21) e no barco O Basófias (dia 28).

No ano lectivo 2008/2009, o Teatrão vai manter ainda em actividade classes de teatro e dança para crianças dos 6 aos 18 anos, na Oficina Municipal do Teatro, decorrendo as inscrições entre 1 e 15 de Setembro. Este ano está prevista também a abertura de turmas de adultos.

Estão ainda programadas sessões de Expressão Dramática no Fórum Miúdos, na FNAC do Fórum Coimbra, nos dias 28 de Setembro, 26 de Outubro e 30 de Novembro, às 11:30, com entradas gratuitas.


Diário Digital / Lusa
 
Topo