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Notícias Clientes do mercado livre caem 0,3% no gás e sobem 2,2 na eletricidade

Lordelo

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Segundo os dados divulgados hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em julho, o mercado liberalizado de gás natural registava cerca 1,1 milhões de clientes, para um consumo estimado em base anual de 29.243 gigawatts-hora (GWh), o que representa uma redução de 0,3% em número de clientes e uma quebra de 4,6% em consumo, relativamente ao mesmo mês do ano passado.






Comparativamente ao mês anterior, o mercado livre de gás natural ganhou cerca de 895 clientes.


O consumo de gás natural no mercado liberalizado representou, em julho, cerca de 95% do consumo total registado em Portugal continental.


A Galp manteve a posição como principal operador no mercado livre em consumo (51% de quota de mercado), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (41%), apesar da quebra registada desde março de 2022.


Já no segmento de clientes industriais, a Galp manteve a sua liderança (38%), bem como no segmento de grandes consumidores (57%), enquanto a EDP manteve a maior quota de mercado no segmento das pequenas e médias empresas (38%) e no segmento residencial (40%).


No que diz respeito à eletricidade, registou-se um número acumulado de cerca de 5,6 milhões de clientes no mercado liberalizado, no mês em análise, com um aumento líquido de cerca de 12.700 clientes face a junho, refletindo um crescimento de aproximadamente 2,2% face ao mês homólogo.


Em termos de consumo, registou-se uma descida de 81,07 GWh face a junho, atingindo 41.666 GWh.


O consumo no mercado livre representou, em julho, mais de 94% do consumo total registado em Portugal continental.


Em julho, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (64%) e em consumo (36%), enquanto a Iberdrola passou a ser o comercializador com maior representatividade em termos de consumo no segmento de clientes industriais (25%) e manteve a liderança no segmento dos grandes consumidores (32%).

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