• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cirque du Soleil apresenta «Varekai» em Maio em Lisboa

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cirque du Soleil apresenta «Varekai» em Maio em Lisboa

O Cirque du Soleil estreia em Maio em Portugal o espectáculo «Varekai», uma coreografia de artes circenses, música e dança apresentada hoje pela companhia canadiana como uma «celebração da vida e da esperança».

«Varekai», que estará em cena no Parque Tejo, zona oriental de Lisboa, a partir de 15 de Maio, é o terceiro espectáculo de artes circenses que o Cirque du Soleil apresenta em Portugal, depois de «Delirium» (2007) e «Quidam» (2008).

Hoje em conferência de imprensa em Lisboa, o director artístico de «Varekai», Mark Bromilow, disse que este espectáculo tem uma coreografia, história e apresentação visual muito diferentes de «Quidam».

«`Varekai´ [que significa «em qualquer parte»] é uma explosão de cor e alegria, é uma ode ao circo e ao espírito nómada«, disse Mark Bromilow.

Interpretado por 56 acrobatas e bailarinos, incluindo sete músicos e duas cantoras, »Varekai« é uma ideia original de Dominic Champagne, tem um orçamento de cerca de 20 milhões de euros e demorou três anos a ser estruturado até à estreia em 2001 em Montreal.

Desde então, o espectáculo já passou por 46 cidades de todo o mundo e teve cerca de cinco milhões de espectadores, disse a relações públicas do Cirque du Soleil, Chantal Blanchard, à agência Lusa.

Ao longo de duas horas e meia, o espectáculo conta a história do renascimento de um anjo depois de ter caído numa floresta mágica localizada no topo de um vulcão.

Sem recorrer a um texto, »Varekai« apresenta coreografias elaboradas, saltos acrobáticos no ar e no chão, manipulação de fogo, movimentos que combinam dança contemporânea, teatro, música, mímica e práticas de circo chinesas e russas.

O elenco e equipa técnica são oriundos de 18 países, incluindo um elemento luso-francês e dois brasileiros.

«Varekai» estreará a 15 de Maio numa tenda com capacidade para 2.500 pessoas que será montada no Parque Tejo, no concelho de Loures e próximo do Parque das Nações (Lisboa).

A produtora do espectáculo em Portugal, a empresa UAU, decidiu-se por este recinto depois da Administração do Porto de Lisboa ter inviabilizado a realização do evento no Passeio Marítimo de Algés, que acolheu »Quidam« em Abril de 2008.

O espectáculo estará em cena pelo menos até 07 de Junho e os bilhetes, que se serão colocados à venda na quinta-feira, variam entre os 44 e os 95 euros.

Antes de chegar a Lisboa, »Varekai« estará em cena em Sevilha e Bilbao, Espanha.

O Cirque du Soleil, fundado em 1984 no Québec por Guy Laliberté e Daniel Gauthier, celebrará 25 anos em Junho.

Com um saldo de mais de 90 milhões de espectadores em todo o mundo, o Cirque du soleil tem actualmente vinte espectáculos em cena em simultâneo, como »Alegria«, »Love«, »Kooza«, »Delirium« e »Quidam«.


Diário Digital / Lusa
 
Topo