• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ciranda de Pedra

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Reparei recentemente, que passa uma novela num dos 4 canais(não sei especificar qual deles) denominada "Ciranda de Pedra". Achei curioso falar então do livro de Lygia Fagundes Telles. Embora não tenha visto a novela, sei que esta se baseia nele.
Li-o no ano passado, após recomendação de algums amigos que me diziam maravilhas do mesmo! Cá entre nós, não me cativou propriamente a leitura. Mas como cada um tem os seus gostos, deixo um breve comentário ao livro!



Ciranda de Pedra

Ciranda de pedra é um livro de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1954.

A história acontece aproximadamente entre as décadas de 1940/1950, em São Paulo, e explora as características psicológicas dos personagens.


Enredo


(Apresento um breve resumo da história, que pode também ser lido na wikipédia)

Na obra, Virgínia, a protagonista, vive uma infância difícil com pais separados, sendo criada pela mãe, Laura, e seu médico neurologista, Daniel, que na verdade, descobre-se depois é seu verdadeiro pai. Ela visita a mansão do ex-marido de sua mãe, Dr. Natércio, que todos acreditam ser seu pai, mas não consegue conviver bem com as irmãs Otávia e Bruna, que vivem com o Dr. Natércio e com os seus vizinhos: Letícia, Afonso e Conrado (pelo qual nutre uma paixão).

Virgínia sempre compara Otávia, Bruna, Letícia, Afonso e Conrado com uma fonte rodeada por uma ciranda de anões, pois esses, da mesma forma, nunca aceitam mais um na ciranda. Com a morte de Laura, Virgínia é internada num colégio de freiras, onde é um pouco "perseguida" pelas mesmas. Ao se formar, volta para a mansão do Dr. Natércio como uma nova pessoa, mas não consegue se desviar de muitos dos seus traumas de infância.
 
Topo