• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cimeira luso-brasileira:Afirmação do português em destaque

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cimeira luso-brasileira:Afirmação do português em destaque

A afirmação da língua portuguesa no plano internacional será um dos temas centrais da IX Cimeira Brasil-Portugal, a realizar a 28 de Outubro, em Salvador da Baía, segundo o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

"A cooperação efectiva do Brasil e de Portugal, no quadro da CPLP, para a promoção e difusão do português será, sem dúvidas, objecto de uma decisão ao nível desta cimeira", avançou Amado à agência Lusa nessa sexta-feira, após reunir-se com seu homólogo brasileiro Celso Amorim, em Brasília.

A intenção dos dois países é criar condições para que o português seja, de facto, uma língua de referência no sistema internacional, adoptado como idioma de trabalho nas Nações Unidas, nas organizações da África, América Latina e União Europeia.

Este objectivo foi facilitado com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, que ficou estagnado durante muitos anos e passará agora a vigorar com períodos diferentes de transição em cada um dos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Brasil e Portugal pretendem ainda apoiar programas de ensino dos outros países da CPLP - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

"Acreditamos também que a presença futura do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas dará apoio à difusão e à promoção do português como uma das grandes línguas de vocação universal", assinalou Amado.

A cimeira de Salvador será marcada igualmente, segundo o MNE, por uma ambição dos dois governos em elevar o nível do seu relacionamento para um quadro mais estratégico, através de um diálogo político mais sistemático e regular sobre as grandes questões internacionais.

"O diálogo político entre Portugal e Brasil deve ter mais ambição do ponto de vista político, diplomático e estratégico, e esta cimeira vai reflectir isso", afirmou.

As relações económicas e comerciais entre os dois países serão outro ponto de particular atenção do Presidente Lula da Silva e do primeiro-ministro José Sócrates neste momento de crise financeira internacional.

"É natural que esta cimeira se debruce sobre o desenvolvimento das relações económicas num contexto de crise e de incerteza em relação ao impacto dos problemas do sistema financeiro na economia real", explicou Amado.





Diário Digital / Lusa
 
Topo