• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ciclo Giacometti inclui abaixo-assinado Povo que Canta

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Ciclo Giacometti inclui abaixo-assinado Povo que Canta

O PCP de Coimbra anunciou hoje o lançamento de um abaixo-assinado reclamando a publicação pela RTP da série sobre a cultura popular portuguesa «Povo que Canta», no âmbito de um ciclo dedicado a Michel Giacometti.

A recolha de assinaturas, a lançar em breve, reivindicará a reedição e publicação de «Povo que Canta», «série que reúne, em 37 episódios, sons e imagens da cultura rural do nosso povo», segundo a organização.

O abaixo-assinado insere-se no ciclo «Reencontro com Michel Giacometti», apresentado hoje, e que constitui uma iniciativa do Sector Intelectual do PCP de Coimbra, com a colaboração de outras instituições, grupos e associações culturais.

A recolha, a principal iniciativa política do ciclo, visa permitir que os documentos que constituem a série, produzida com o realizador Alfredo Tropa, «possam cumprir, sempre que convocados e para todos os interessados, a intenção de contribuir para a análise necessariamente rigorosa da sociedade e das tradições culturais portuguesas».

«É talvez a maior colecção europeia de música tradicional que foi possível fixar», sublinhou Manuel Pires da Rocha, da concelhia do PCP e director do Conservatório de Música de Coimbra, na conferência de imprensa de apresentação do ciclo.

Sob o lema «Serei Firme até Morrer», verso de um cantar alentejano que era a canção preferida do etnomusicólogo, o programa arrancou hoje com esta sessão e com o lançamento do cartaz comemorativo, decorrendo até Outubro.

No dia 16, no Ateneu de Coimbra, arranca uma mostra de cinema, em dois ciclos trimestrais, com tertúlias e «workshops» de dança pela Rodobalho.

O «Reencontro com Michel Giacometti» compreende ainda uma exposição, espectáculos musical (inédito) e de teatro, um encontro de «brigadistas», uma publicação comemorativa, uma visita ao Museu Etnográfico Manuel Lousã Henriques e acções de formação para professores sobre música e dança regional portuguesa.

Ainda em aberto, o programa das comemorações estará disponível na Internet.

«Pretende-se homenagear esta figura incontornável na recolha e divulgação da cultura e música popular portuguesa, cujo trabalho e dedicação constituem um contributo ímpar para a preservação da memória do nosso povo», lê-se no texto de divulgação do ciclo.

Em 2009 cumprem-se cinco décadas sobre a chegada a Portugal do investigador da música e dança populares portuguesas, nascido na Córsega há 80 anos.

Giacometti morreu em 1990 e foi sepultado em Peroguarda, no concelho de Beja.

Alfredo Campos e Vanda Santos, da direcção do Sector Intelectual de Coimbra do PCP, Isaura Madeira, do Sindicato dos Professores da Região Centro, Carlos Madeira, da Cooperativa de Produções Teatrais Bonifrates, e Adérito Araújo, do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), foram outros dos participantes na conferência de imprensa, que decorreu no Centro de Trabalho do Partido Comunista.

A Câmara e a Universidade de Coimbra, os Museus da Música Portuguesa e do Trabalho «Michel Giacometti», A Escola da Noite e a Brigada Victor Jara são outros dos vários parceiros do ciclo comemorativo dos 50 anos da chegada do etnomusicólogo a Portugal e dos 80 anos do seu nascimento.




Diário Digital / Lusa
 
Topo