• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Ciclismo

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011:Andy Schleck: "Contador? Só teve um dia mau"

Luxemburguês desvaloriza os 13 segundos ganhos ao espanhol e garante que Contador ainda é o principal favorito à vitória final. Saiba como a Leopard planeou o ataque que fragilizou El Pistolero.

740560-8777787-317-238.jpg

Andy Schleck não se deixa iludir pelo dia menos bom de ALberto Contador em Luz Ardiden. Para o vice-campeão de 2010 "o tempo que Contador perdeu hoje não marcará a diferença em Paris. É um grande campeão e sabe que amanhã será outro dia. Pode voltar, ter um dia muito forte e ganhar tempo aos rivais. Contador é o número um e apenas teve um dia mau, nós atacamos e somente fraquejou no final, ainda assim continua a ser o favorito".

E qual foi a táctica da Leopard? Andy explica que "o Frank esteve super forte. O ataque dele surgiu no momento perfeito. Sabiamos que se atacássemos à esquerda, à direita, à esquerda, à direita, alguma vez teriam que deixar sair um de nós. Tínhamos pensado atacar os dois até encontrar o ataque certo, que acabou por ser o do Frank. Era esse o plano e assim aconteceu. Queríamos ver o que se passava com os rivais pela geral e que tipo de selecção podíamos ter".

735582-8728001-317-238.jpg

RENOVEM COM VOIGT!

Depois de um dia de muito trabalho, os irmãos Schleck não deixaram passar em claro a forma como a Leopard cerrou fileiras para os deixar bem colocados.

Frank não teve dúvidas em apontar Jens Voigt como a peça chave, ele que foi dos poucos a não quebrar no Tourmalet e na escalada final final para Luz-Ardiden, já que Gerdemann, Monfort e Fuglsang não conseguiram aguentar na cabeça do grupo: "O plano era tornar a corrida muito dura a partir do Tourmalet. Toda a equipa esteve na frente a puxar até à morte. Se eu fosse o chefe queria que o Jens assinasse por mais quatro anos porque está incrivelmente forte".

Já sobre o 3º lugar na etapa o mais velhos dos manos Schleck confessou ter sido uma pena "não ter alcançado os homens da frente. Eles sprintaram quando viram que eu estava a chegar. Queria ganhar a etapa, mas haverá outras oportunidades".

Eurosport - Gonçalo Moreira

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Plateau de Beille: Talismã dos campeões

Quem ganha no Plateau de Beille chega a Paris de amarelo. Conheça a história de uma das montanhas mais lendárias dos Pirinéus.

Os estudiosos da história do Tour sabem que esta expressão é uma das verdades inquestionáveis da corrida, pelo menos até agora.

Olhando para as edições passadas percebemos que apenas por quatro vezes esta montanha dos Pirinéus teve honras de final de etapa, mas além disso é curioso notar que os vencedores da etapa foram mais tarde coroados nos Campos Elíseos como vencedores da classificação geral: Marco Pantani (1998), Lance Armstrong (2002 y 2004) e Alberto Contador (2007).

659743-7969719-317-238.jpg

Aqueles que puderam reconhecer o Plateau de Beille antes do Tour afirmaram tratar-se de uma subida mais complicada do que as restantes dos Pirinéus, não apenas pelos 15,8 km de ascenção final, mas sobretudo por tudo aquilo que é preciso ultrapassar para lá chegar.

A etapa até é relativamente curta - 168,5 km - mas reserva seis contagens de montanha, sendo que a final é de categoria extra.

1998: PANTANI E O CASO FESTINA

A primeira vez que o Tour colocou uma chegada Plateau de Beille foi num ano negro do ciclismo, claramente marcado pelo escândalo de doping que envolveu a equipa Festina. Com mais polícia nos hóteis das equipas do que na estrada, "O Pirata" não se deixou afectar por um episódio que viria a marcar a história da modalidade e deu nessa etapa um goilpe decisivo na luta pela amarela.

Para os italianos foi o final de uma espera que durou 33 anos, desde que Felice Gimondi tinha vencido pela última vez. Pantani chegou a Paris com mais de 2 minutos sobre Jan Ullrich e quatro sobre Bobby Julich.

2002 E 2004: O DOMÍNIO DE ARMSTRONG

340566-3040320-317-238.jpg

O texano é o único ciclista na história a ter conquistado por duas vezes esta montanha. Em 2002 fê-lo de forma categórica, deixando os espanhóis Roberto Heras e Joseba Beloki a 1:04, para mais tarde chegar aos Campos Elíseos com mais de 7 minutos sobre Beloki para celebrar a quarta vitória na geral.

Dois anos mais tarde o cenário quase se repetia. O Boss chegou sozinho e só houve sinais da concorrência quase 2 minutos mais tarde quando Ivan Basso e o austríaco Totsching terminaram.

2007: O ANO DE CONTADOR

Também El Pistolero tem as melhores memórias do Plateau de Beille, já que esta montanha abençoou a primeira de três vitórias do espanhol no Tour. Nessa altura Contador chegou escapado com Michael Rasmussen, que mais tarde seria mandado para casa pela Rabobank por ter falhado na hora de avisar a UCI de uma mudança no local de treino, situação que iria degenerar numa suspensão de dois anos por iludir as autoridades antidoping.

373662-2174895-317-238.jpg

Contador passou de virtual perdedor a real vencedor, beneficiando das irregularidades cometidas por Rasmussen, que perdeu aí a grande oportunidade da vida de vencer o Tour. Esta foi uma edição também tristemente marcada pelo caso Alexandre Vinokourov, retirado de competição à etapa 15 por doping.

Recorde-se ainda que além da amarela, Alberto Contador levou ainda para casa a camisola branca da juventude, já que tinha menos de 25 anos nessa altura.

Eurosport - Gonçalo Moreira

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Jelle Vanendert vence 14.ª etapa; Voeckler continua na liderança

O belga Jelle Vanendert (Omega Pharma)venceu isolado a 14.ª etapa do Tour que ligou Saint Gaudens a Plateau de Beille. Thomas Voeckler continua na liderança da prova.

JelleVanendert.jpg

Em segundo lugar, a 21 segundos de Vanendert, ficou o espanhol Samuel Sanchez (Euskatel). A fechar o pódio quedou-se o luxemburguês Andy Schleck (Leopard).

Numa das etapas mais difíceis da edição deste ano do Tour - a última nos Pirenéus -, Thomas Voeckler conseguiu assegurar a camisola amarela.
Na sua perseguição estão Frank Schleck, a 1:49 m, e o australiano Cadel Evans, a 2:06 m.

Rui Costa terminou a etapa na 53.ª etapa, mais tarde, a mais de 26 minutos de Vanedert, surgiu Sérgio Paulinho.

Classificação da 14.ª etapa

1. Jelle Vanendert, (OLO),5:13.25 h
2. Samuel Sanchez, (EUS), a 21 s
3. Andy Schleck,(LEO), a 46 s
4. Cadel Evans, (BMC), a 48 s
5. Rigoberto Uran, (SKY), m.t.
6. Alberto Contador, (SAX), m.t.
7. Thomas Voeckler, (EUC), m.t.
8. Frank Schleck, (LEO), m.t.
9. Jean-Christophe Peraud, (ALM), m.t.
10. Pierre Rolland, (EUC), m.t.
(...)
53. Rui Costa, (MOV), 12:03 m
158. Sérgio Paulinho, (RSH), 26:45 m

Classificação geral

1. Thomas Voeckler, (EUC), 61:04.10h
2. Frank Schleck, (LEO), a 1:49 m
3. Cadel Evans, (BMC), a 2:06 m
4. Andy Schleck, (LEO), a 2:15 m
5. Ivan Basso, (LIQ), a 3:16 m
6. Samuel Sanchez, (EUS), a 3:44 m
7. Alberto Contador, (SAX), a 4:00 m
8. Damiano Cunego, (LAM), a 4:01 m
9. Tom Danielson, (GRM), a 5:46 m
10. Kevin De Weert, (QST), a 6:18 m
(...)
74. Rui Costa, (MOV), 1:13.52 h
84. Sérgio Paulinho, (RSH), 1:19.38 h

A Bola

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Contador: «Estou confiante para as próximas etapas»

CICLISTA À ESPERA DOS ALPES

O espanhol Alberto Contador mostrou-se satisfeito com a etapa deste sábado do Tour na qual não perdeu tempo para os seus principais rivais, mas sentiu algumas dificuldades físicas.

ng119A25AF-B789-457F-B8D6-2D75FAA27DEF.jpg

“Não se pode dizer que estive bem, porque bem era ganhar. Apesar de tudo não tive um mau dia, sinto-me melhor e quero estar nos Alpes a 100%. Preciso de recuperar tempo na alta montanha. Por vezes as coisas não correm como quero, mas estou confiante para as próximas etapas”, comentou.

Contador destacou ainda que está a "pagar a fatura" das quedas dos primeiros dias, enquanto os seus rivais têm tido dias mais tranquilos.

Record

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Andy Schleck: «Evans e Basso são os rivais a bater»

LUXEMBURGUÊS ELOGIOU LÍDER VOECKLER

Andy Schleck elege Ivan Basso e Cadel Evans como os seus principais rivais na luta pela conquista do Tour’2011, ignorando por completo o rival Alberto Contador, que venceu a prova francesa nos dois últimos anos e em 2007.

ng5EC59823-69DE-43E3-AED7-C94967897DF9.jpg

“Evans e Basso estão em grande forma e são os dois rivais a bater”, assegurou o luxemburguês, frisando que a etapa deste sábado, com chegada ao Plateau de Beille, não era a melhor para atacar a concorrência pois “tinha pouca inclinação” o que a tornava “pouco seletiva”.

Andy elogiou ainda o grande momento que atravessa o líder da geral Thomas Voeckler: “Está numa forma como nunca tinha visto. Nos Alpes a história vai ser diferente mas por enquanto ele ainda está aí (na liderança) ”.

Record

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Voeckler diz estar a viver "sonho"

NÃO ESPERAVA SEGURAR A AMARELA

Thomas Voeckler continua a surpreender no Tour’2011 e depois de passados os Pirenéus o ciclista francês continua a liderar a classificação geral, perdendo menos de um minuto para os favoritos à vitória final, no conjunto das duas etapas de alta montanha que já se disputaram.

ng29497E7C-8C5C-4B8A-BAA1-51B471A73385.jpg

“Não percebo como passei os Pirenéus, chegando ao fim praticamente com a mesma vantagem com que cá cheguei. Aconteça o que acontecer, isto é um sonho para mim”, confidenciou Voeckler no final da tirada deste sábado.

O líder da Europcar afirma que os trepadores não estiveram melhor que ele: “A subia final foi duríssima e tive que dar o meu melhor para aguentar. Foi muito difícil mas suponho que tenha sido complicado para todos. No final não houve muitos a estar melhor que eu”.

“Se dissesse que esperava manter a camisola amarela estaria a mentir”, finalizou.

Record

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Diário do Tour

Joelho tem dado problemas a Rui Costa, mas não impediu o poveiro de andar em fuga. O dia ficou ainda marcado pela atenção da Movistar a Cavendish, acusado de receber ajuda extra nas etapas de montanha. Não perca a polémica.

719566-8567846-317-238.jpg

Hoje foi dia de fuga, mas ao contrário do que possam pensar isso não significa que esteja recuperado da minha lesão no joelho… bem pelo contrário. Os últimos dias têm sido difíceis, ontem no final da etapa fui visto pelo médico da corrida que me disse que tinha tendinite, mas depois o médico da equipa garantiu que não.

O que é certo é que o joelho não está bem e embora a subir possa meter o meu ritmo e não perder muito, quando vou a descer como hoje fico para trás. A perna está com os músculos muito tensos, diria que estou a 70 por cento porque simplesmente nem consigo dar aos pedais quando há mudanças bruscas.

É uma pena porque na cabeça já queria ter ido para a fuga ontem, mas não deu. Estou longe do meu melhor, por isso veremos como vai evoluir a lesão nos próximos dias. Temos uma etapa tranquila amanhã e depois um dia para descansar, espero que tudo corra bem porque tenho uma grande vontade de chegar a Paris.

FUGA PARA MOSTRAR A CAMISOLA

Com tudo isto devem pensar como é que me fui meter na fuga, mas foi tudo uma questão por instinto. Vi um grupo grande sair e nós não tínhamos ninguém. Por uma questão de imagem e de ter a Movistar representada na frente decidi meter-me ao caminho, tendo a companhia do Gutierrez e do Ventoso, que depois viriam a ficar para trás.

O problema é que nas descidas perdi o contacto e só voltei a reentrar na zona de abastecimento. Isto é mau. Dou-vos um exemplo, ontem fiz os primeiros 20/30 km etapa na parte de trás do pelotão entre os carros, porque não conseguia seguir no ritmo do grupo.

CAVENDISH E AS BOLEIAS MONTANHA ACIMA

Tem sido um rumor recorrente nos últimos dias: o Cavendish tem recebido muitas ajudas nas etapas de alta montanha, tanto dos colegas como do carro de apoio.

A acusação já não é nova e desta vez houve quem o visse a subir agarrado aos bolsos da camisola do Bernhard Eisel durante o dia de ontem. Ora, esta situação é injusta para os restantes sprinters que vão em sofrimento.

Um bidon aqui, um empurrão ali e uma boleia acolá gera uma poupança de energia que quando chegam as etapas ao sprint é fundamental e lhe permitem estar mais fresco. Por esse motivo, tanto a Movistar como o Gilbert queixaram-se aos juízes da corrida e pediram que fosse colocado um observador junto ao Cavendish nestas alturas.

Sabemos que desde então ele tem vindo a sofrer e que hoje não falhou por pouco o controlo, por isso com esse desgaste será interessante ver o que consegue fazer na etapa de amanhã que é para os sprinters. Veremos se nos surpreende. Da nossa parte tentaremos proteger o Rojas, resguardá-lo ao máximo, ir ao sprint intermédio somar pontos e no final o Ventoso vai tentar deixá-lo numa boa posição para tentar a vitória.

AUTOCARRO NOVO

Desde ontem que temos um novo “brinquedo”. Foi com surpresa que recebemos o novo autocarro da equipa, algo que nos veio animar ainda mais porque nos proporciona um conforto maior do que o anterior.

Temos todos os confortos normais como duches, bancos individuais bastante espaçosos e mais dois metros de área em relação ao antigo. Isto é bastante útil porque numa prova como o Tour passamos muito tempo no autocarro por causa dos transfers e assim podemos tomar o nosso banho tranquilamente iniciar logo aí a recuperação com os batidos de proteínas, os cereais e as sandes que fazem parte da rotina diária. São pormenores que fazem toda a diferença.

Despeço-me com um agradecimento muito especial aos muitos portugueses que este ano têm comparecido em grande número junto à estrada. Tenho visto um número enorme de bandeiras e fico com a sensação de que há mais do que nos últimos anos. O vosso apoio é fundamental para nós, por isso aqui fica a nota.

Eurosport - Rui Costa

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Vinokourov anuncia final de carreira

DECISÃO MOTIVADA POR LESÃO

ngDC7AA06B-8520-480F-BB87-8A2F11BD61B7.jpg

Alexandre Vinokourov confirmou este domingo à comunicação social que a sua carreira como ciclista profissional chegou ao fim, aos 37 anos.

A decisão do cazaque surge na sequência de uma queda no Tour deste ano que o obrigou a desistir da prova francesa, devido a uma fratura no fémur direito.

“Espero poder voltar a andar de bicicleta, mas como amador, para bem da minha saúde. Como profissional paro por aqui. A Astana vai tentar encontrar um cargo para mim na equipa”, confidenciou Vinokourov às televisões francesas.

O vencedor da Vuelta em 2006 e terceiro classificado do Tour em 2003 lançou ainda algumas críticas aos favoritos à vitória final na Grand Boucle: “Estou surpreendido por não ter visto os principais favoritos a atacarem nos Pirenéus. Se as coisas continuarem assim o Cadel Evans vai ganhar o Tour”.

Record

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Mark Cavendish volta a triunfar; Voeckler continua na liderança

Imparável. Mark Cavendish (HTC) venceu a 15.ª etapa do Tour que ligou Limoux a Montpellier. Foi o quarto triunfo do ciclista britânico nesta edição do Tour e o 19.º em etapas da prova francesa.

cavendish6.jpg

Em segundo lugar ficou Tyler Farrar. Alessandro Petacchi terminou a etapa no terceiro posto.

Sérgio Paulinho (RSH) concluiu a etapa no 83.º lugar com o mesmo tempo do vencedor. Rui Costa (MOV) cortou a meta com mais de três minutos de atraso em relação aos primeiros classificados.

O francês Thomas Voeckler conservou a camisola amarela, símbolo da liderança da prova, com 1.49 minutos de vantagem sobre o luxemburguês Frank Schleck (Leopard) e 2:06 em relação a Cadel Evans (BMC).

O pelotão Tour cumpre amanhã o segundo dia de descanso, seguindo-se, terça-feira, a 16.ª etapa entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Gap, numa extensão de 162,5 quilómetros.

Classificação da 15.ª etapa:

1. Mark Cavendish, (HTC), 4:20.24h
2. Tyler Farrar, (GRM), m.t.
3. Alessandro Petacchi, (LAM), m.t.
4. Daniel Oss, (LIQ), m.t.
5. José Joaquin Rojas, (MOV), m.t.
6. Ben Swift, (SKY), m.t.
7. Gerald Ciolek, (QST), m.t.
8. Tony Gallopin, (COF), m.t.
9. Francisco Ventoso, (MOV), m.t.
10. Sébastien Hinault, (ALM), m.t.
(...)
83. Sérgio Paulinho, (RSH), m.t.
149. Rui Costa, (MOV), A 3:09 m

Classificação geral:

1. Thomas Voeckler, (EUC), 65:24.33h
2. Frank Schleck, (LEO), a 1:49 m
3. Cadel Evans, (BMC), a 2:06 m
4. Andy Schleck, (LEO), a 2:15 m
5. Ivan Basso, (LIQ), a 3:16 m
6. Samuel Sanchez, (EUS), a 3:44 m
7. Alberto Contador, (SAX), a 4:00 m
8. Damiano Cunego, (LAM), a 4:01 m
9. Tom Danielson, (GRM), a 5:46 m
10. Kevin De Weert, (QST), a 6:18 m
(...)
77. Rui Costa, (MOV), a 1:17.01 h
82. Sérgio Paulinho, (RSH), 1:19.38 h

A Bola

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Contador: «Não vou chegar a Paris sem atacar»

ESPANHOL GARANTE QUE SE SENTE MELHOR

ngD456E50E-B925-4725-952C-79E2E2221107.jpg

Alberto Contador lançou este domingo um sério aviso à concorrência na luta pela vitória no Tour'2011, prometendo atacar nas etapas dos Alpes.

“Vou esperar que as pernas estejam bem quando chegarmos aos Alpes. Não vou chegar a Paris sem ter atacado”, afirmou o ciclista espanhol, que garantiu ter-se sentido melhor na tirada de hoje.

Contador deixou ainda alguns elogios ao camisola amarela Thomas Voeckler: “Tem estado numa forma incrível. Ele e o seu colega de equipa Pierre Rolland. Já tem alguns minutos de vantagem sobre mim na geral e vou ter dificuldade em recuperá-los”.

Record

Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Cavendish: «Ninguém ganha sem a ajuda da equipa»

DESTACA DIFICULDADE DA ETAPA

ng11A4115E-E276-4B50-8C6E-F02C31BAB9B4.jpg

Mark Cavendish (Highroad) destacou o trabalho de equipa como o grande responsável pela sua vitória na 15.ª etapa do Tour.

“Fui eu que cheguei à linha da meta em primeiro, mas foi um trabalho de equipa. Todos estiveram a apoiar-me do início ao fim. Ninguém ganha sem a ajuda da equipa” disse Cavendish.

O ciclista britânico revelou que foi muito difícil ganhar a etapa pela forte concorrência que teve de enfrentar. “Lutei o dia todo contra os irmãos Schleck, Basso e o Evans. O final da prova foi duro tecnicamente por causa do vento e dos ataques”, sublinhou.

Record

Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Voeckler: «Tenho 0 por cento de hipótese»

FRANCÊS NÃO PENSA EM GANHAR

ng7C17A167-CBFF-4CCF-AC22-DB8563404DEE.jpg

Thomas Voeckler vai entrar na decisiva semana do Tour’2011 vestido de amarelo e com alguma vantagem sobre os principais favoritos, mas o ciclista francês garante que não pensa em vencer.

“Não estou aqui para ganhar o Tour. Esse não é o meu objetivo. Sempre pensei que não tinha hipótese. Eu sei o que são os Alpes e espero uma jornada muito dura. O Tour foi desenhado para esta última semana ser decisiva. Eu vou lutar… mas tenho 0 por cento de hipótese de ganhar o Tour”, assegurou o líder da Europcar.

Os jornalistas em França falam na possibilidade das outras equipas gaulesas em prova ajudarem a Europcar a segurar a camisola amarela, uma vez que desde 1985 (Hinault) que um francês não ganha o Tour, mas Voeckler não acredita nessa possibilidade.

Record

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Diário do Tour

Sérgio Paulinho faz o balanço da segunda semana de corrida e deixa um desejo para a geral: que não seja Voeckler a ganhar! Quer saber porquê? Então não perca mais um relato dos bastidores do Tour, onde já se vai falando de trasnferências e novas equipas.

728348-8655661-317-238.jpg

Felizmente a etapa de hoje foi de transição e digo felizmente porque tenho vindo a passar mal em termos musculares.

Não estou a 100 por cento, mas já melhorei em relação aos últimos dias. Tive uma crise muscular na zona lombar que me tirou força na perna esquerda, isto depois da muita tensão vivida durante a primeira semana do Tour e que nos obrigou a um esforço extra.

Fazendo um balanço da semana não se pode dizer que tenha sido muito diferente da primeira: voltamos a perder dois elementos, o Popovych porque o corpo cedeu após várias quedas, e o Kloden pelos mesmos motivos.

O caso do Kloden é o mais revoltante porque se trata de alguém que já vinha massacrado por quedas e sem qualquer culpa é novamente atirado ao asfalto. Se bem se recordam, a queda do Andreas foi provocada por uma trajectória mal calculada do Voeckler, que é um daqueles ciclistas que acha que andar de bicicleta é o mesmo que andar de mota! Ora, a imprudência dele acabou por derrubar uma série de ciclistas, incluindo o Kloden que foi forçado a desistir quando era o nosso único homem para a geral.

LEOPARD PERDEU OPORTUNIDADE DE OURO

Quanto à luta pela geral estamos quase a entrar na fase das decisões. Pareceu-me que a passagem nos Pirinéus ficou marcada pelo medo demonstrado por qualquer um dos candidatos à vitoria final e nesse sentido diria que a Leopard deixou escapar uma oportunidade de ouro para eliminar o Contador.

Sabendo que ele não estava bem fisicamente podiam ter sido mais incisivos nos ataques, mas permitiram que ele sobrevivesse. Agora, se ele recuperar a condição habitual torna-se uma séria ameaça para a Leopard, que corre o risco de ser eliminada nos Alpes e no contra-relógio.

Ainda assim, o projecto luxemburguês provou ter o núcleo mais forte na alta montanha e por isso vamos ter uma semana final empolgante. Veremos quem ganha, se tivesse que arriscar um nome diria Contador, isto caso recupere os níveis físicos. Na realidade tanto me faz quem ganhe o Tour, só espero que não seja o Voeckler, que é mais fã do motociclismo.

Ele está a fazer um Tour muito, muito acima das expectativas e ninguém diria que por esta altura ainda iria andar de amarelo. Veremos o que pode valer em termos de geral, mas desde já acredito que se ficar no Top 10 já será um bom resultado para ele.

CAVENDISH E OS OUTROS

Tem-se discutido muito sobre as ajudas que o Mark Cavendish recebe nas etapas de montanha e sinceramente creio que não é justo, afinal de contas ele não é o único. Pelo que soube, hoje houve vários ciclistas de equipas francesas agarrados aos bidões demasiado tempo e ninguém disse nada. Só se fala do Cavendish.

A verdade é que ele é actualmente o melhor sprinter do mundo e com a idade que tem pode vir a bater todos os recordes em termos de vitórias em etapas do Tour, isto se se conseguir manter neste nível estratosférico.

HTC DEVE ACABAR...

Falar do Cavendish é falar da HTC, uma equipa bem organizada e de grande nível. Infelizmente constou-me que os rumores de que vai acabar têm mesmo algum fundo de verdade e que até o próprio Cavendish já terá assinado pela Sky.

A confirmar-se é uma má notícia para o ciclismo, mas já se sabe que manter uma equipa no Pro Tour neste contexto de crise mundial não é tarefa fácil. Pelo que sei apenas o Cavendish já tem contrato assinado, o que deixa vários ciclistas interessantes no mercado.

No Tour há sempre muitos rumores sobre transferências, equipas que acabam, outras que surgem. Já se falou muito no projecto australiano Greenedge e pelo que sei é uma estrutura que promete dar que falar, sobretudo porque está a ser coordenada por pessoas que conhecem o ciclismo e isso são boas notícias para a modalidade.

Eurosport - Sérgio Paulinho

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Gostos Recebidos
154
Thomas Voeckler: “Não esperava que o Contador atacasse já hoje”

Thomas Voeckler corredor que representa a equipa da Europcar e é o actual camisola amarela afirmou que depois da etapa de hoje, a 16ª que ligou Saint-Paul-Trois-Châteaux a cidade de Gap, terá uma situação nova.

“Não estou habituado a estes ataques, a ter de responder. Não esperava que o Contador atacasse já hoje. Perdi alguns segundos, tentei na descida recuperar, mas era muito perigosa”, afirmou Voeckler.

Voeckler chegou a Gap na décima oitava posição a 4,44 minutos do norueguês Thor Hushovd, tendo perdido, 18 segundos para Alberto Contador, contudo Cadel Evans aproximou se do corredor da Europcar na geral estando agora a 1,45 minutos de Voeckler.

j/n

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Gostos Recebidos
154
16ª Etapa Saint-Paul-Trois-Châteaux e Gap : Classificações

Classificações da Volta a França em bicicleta, após a 16.ª etapa, disputada hoje entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Gap, num total de 162,5 quilómetros:

Classificação da 16.ª etapa:
1. Thor Hushovd, Nor (Garmin) 03:31.38 horas
2. Edvald Boasson Hagen, Nor (Sky) m.t.
3. Ryder Hesjedal, Can (Garmin) a 02 segundos
4. Tony Martin, Ale (HTC) a 38.
5. Mikhail Ignatyev, Rus (Katusha) a 52.
6. Alan Lezaun Perez, Esp (Euskaltel) a 01.25 minutos
7. Jérémy Roy, Fra (FDJ) m.t.
8. Marco Marcato, Ita (Vacansoleil) a 01.55
9. Dries Devenyns, Bel (QuickStep) m.t.
10. Andriy Grivko, Ucr (Astana) a 01.58
11. Cadel Evans, Aus (BMC) a 04.23
12. Alberto Contador, Esp (Saxo Bank) a 04.26
13. Samuel Sanchez, Esp (Euskaltel) m.t.
(...)
18. Thomas Voeckler, Fra (Europcar) 04.44
22. Frank Schleck, Lux (Leopard) m.t.
30. Ivan Basso, Ita (Liquigas) a 05.17
36. Andy Schleck, Lux (Leopard) a 05.32
44. Sérgio Paulinho, Por (RadioShack) a 06.54
157. Rui Costa, Por (Movistar) a 15.25
170. Julian Dean, NZl (Garmin) a 16.47

- Classificação geral:
1. Thomas Voeckler, Fra (Europcar) 69:00.56 horas
2. Cadel Evans, Aus (BMC Racing) a 01.45
3. Frank Schleck, Lux (Leopard-Trek) a 01.49 minutos
4. Andy Schleck, Lux (Leopard-Trek) a 03.03
5. Samuel Sanchez, Esp (Euskaltel) a 03.26
6. Alberto Contador, Esp (Saxo Bank) a 03.42
7. Ivan Basso, Ita (Liquigas) a 03.49
8. Damiano Cunego, Ita (Lampre) a 04.01
9. Tom Danielson, EUA (Garmin) a 06.04
10. Rigoberto Uran, Col (Sky) a 07.55
(...)
78. Sérgio Paulinho, Por (RadioShack) a 01:21.48 horas
87. Rui Costa, Por (Movistar) a 01:27.42
170. Andrey Amador, CR (Movistar) a 02:53.29

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Diário do Tour

Finalmente houve espectáculo entre os favoritos à vitória no Tour e finalmente apareceu Contador! Andy Schleck foi o grande derrotado do dia. Não perca a análise de Sérgio Paulinho, que um ano depois regressou a Gap.

728348-8655661-317-238.jpg

Hoje cumpriu-se a 16ª etapa do Tour e que etapa!

Tal como tinha previsto tivemos um início muito rápido, especialmente pelo facto de ter levado 100 km até que se encontrasse a fuga do dia. Para se ter uma ideia do quão rápida foi a saída, digo-vos que só na primeira hora de corrida a média foi de 51 km/hora. Como sabem a chegada era na localidade de Gap, onde ganhei no ano passado, por isso bem tentei ir para a fuga mas infelizmente não foi possível repetir a satisfação de 2010.

Com a fuga a estabilizar as coisas também se acalmaram no pelotão, mas por pouco tempo, já que a AG2R começou a puxar por causa da classificação por equipas. Na parte final havia uma subida de segunda categoria e foi aí que o fogo de artifício aconteceu. Tivemos ataques de alguns ciclistas importantes, como o caso do Contador, que me parece estar de volta pelo que vi hoje. Na parte final um trio com Contador, Evans e Sanchez acabaram por ganhar tempo a toda a gente. Como em tudo na vida, para haver quem ganhe tem que haver quem perca e para mim os grandes derrotados de hoje foram os irmãos Schleck, principalmente o Andy.

Para o dia de amanhã penso que vai ser mais uma etapa louca de início, com a chegada da fuga. Podemos também assistir de novo a mais espectáculo, com tentativas de ataques do Contador para conseguir ganhar tempo a mais alguns adversários.

R

RoterTeufel

Visitante
«Amanhã vou lutar pela amarela» - Andy Schleck

«Amanhã vou lutar pela amarela» - Andy Schleck

Depois da extraordinária vitória na etapa desta quinta-feira, o luxemburguês Andy Schleck aponta já à liderança do Tour, prometendo atacar novamente na tirada de amanhã, no Alpe d’Huez.

«Não tenho medo de perder», vincou o corredor da Leopard, que, com a vitória na etapa de hoje, ficou a escassos 15 segundos da liderança, ainda na posse do francês Thomas Voeckler.

«Senti-me bem e queria atacar a liderança. Ganhei a etapa, mas amanhã vou lutar pela amarela», garantiu ainda o irmão mais novo dos Schleck.

A.Bola

R

RoterTeufel

Visitante
Tour: Andy Schleck vence 18.º etapa e Voeckler segura «amarela» por 15

Tour: Andy Schleck vence 18.º etapa e Voeckler segura «amarela» por 15

O luxemburguês Andy Schleck (LEO) venceu hoje a 18.ª etapa da Volta a França, chegando isolada à meta instalada no alto do Galibier, após cumpridos 200,5 km.

O mais novo dos irmãos Schleck isolou-se a cerca de oito quilómetros para a meta e chegou isolado, completando o percurso em 6.07,57 horas (média de 32,7 km/h).

As atenções viraram-se depois para o líder da corrida, o francês Thomas Voeckler, mas o corredor da Europcar aguentou-se praticamente sempre com o grupo perseguidor e, no final, em grande esforço, segurou a camisola amarela por 15 segundos.

A etapa acabou, no entanto, por ser marcada pelos atrasos dos espanhóis Samuel Sanchez e Alberto Contador, que se despediram praticamente da possibilidade de chegar à vitória final.

No que diz respeito aos portugueses, tanto Sérgio Paulinho como Rui Costa chegaram mais de meia hora atrasados em relação ao vencedor.

Classificação da etapa:
1. Andy Schleck (LUX/LEO), os 200,5 km em 6.07,56 horas (média: 32,7 km/h)
2. Frank Schleck (LUX/LEO), a 2,07 m
3. Cadel Evans (AUS/BMC), a 2,15 m
4. Ivan Basso (ITA/LIQ), a 2,18 m
5. Thomas Voeckler (FRA/EUC), a 2,21 m
6. Pierre Rolland (FRA/EUC), a 2,27 m
7. Damiano Cunego (ITA/LAM), a 2,33 m
8. Rein Taaramae (EST/COF), a 3,22 m
9. Tom Danielson (EUA/GRM), a 3,25 m
10. Ryder Hesjedal (CAN/GRM), a 3,31 m
(...)
15. Alberto Contador (ESP/SAX), a 3,50 m
18. Samuel Sanchez (ESP/EUS), a 4,42 m
77. Sergio Paulinho (POR/RSH), a 31,17 m
89. Rui Costa (POR/MOV), a 35,40 m

Classificação geral:
1. Thomas Voeckler (FRA/Europcar), com 79.34,06 horas
2. Andy Schleck (LUX (Leopard-Trek) a 15 segundos
3. Frank Schleck (LUX/Leopard-Trek) a 1,08 minutos
4. Cadel Evans (AUS/BMC Racing) a 1,12 m
5. Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 3,46 m
6. Ivan Basso (ITA/Liquigas) a 3,46 m
7. Alberto Contador (ESP/Saxo Bank) a 4,44 m
8. Samuel Sanchez (ESP/Euskaltel) a 5,20 m
9. Tom Danielson (EUA/Garmin) a 7,08 m
10. Jean-Christophe Peraud (FRA/AG2R) a 9,27 m
(...)
82. Sérgio Paulinho (POR/RadioShack) a 2.00,06 horas
96. Rui Costa (POR/Movistar) a 2.16,46

A.Bola

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Diário do Tour

Sérgio Paulinho assina mais uma página do Diário, desta vez analisando a etapa 17 e as tentativas frustradas de entrar na fuga vencedora. Para 5ª feira o espectáculo está garantido, palavra de quem conhece por dentro a melhor corrida do mundo.

742517-8797357-317-238.jpg

Mais um dia, mais uma etapa. Esta já bem nos Alpes e com alguma montanha, uma espécie de entrada para os pratos principais que serão servidos nos próximos dias.

No entanto, hoje ainda não era etapa para fazer grandes diferenças, serviu quase uma transição. Como tinha previsto ontem, tivemos um início muito rápido e com uma fuga a chegar à meta isolada.

A elevada velocidade com que arrancámos acabou por fazer mossa, sobretudo quando conjugada com o forte vento que se fez sentir e que originou mesmo cortes no pelotão. A dada altura deu-se uma fuga com 10 ciclistas, mas o pelotão não os deixou ir muito longe porque havia um elemento da Leopard, por isso as equipas da Garmin e AG2R começaram a puxar no pelotão. O objectivo era claro: anular a fuga devido à classificação por equipas. Preparem-se porque, entre outras lutas, a partir de agora vai começar a ser a “guerra” entre as equipas que estão a disputar essa classificação.

FUGA E MAIS FUGA...

Quando a fuga foi alcançada voltaram a tentar fazer nova fuga o que fez com que a corrida mantivesse uma média altíssima. Mais ou menos 5 km antes da primeira montanha formou-se finalmente o grupo de 14 ciclistas que viria a andar na frente. Mais uma vez tentei entrar na fuga mas não foi possível, porque toda a gente quer estar no grupo certo e nunca se sabe quando vai ser “o” momento.

AGORA É O PONTO DE NÃO RETORNO!

A partir daí o pelotão já foi mais tranquilo. Voltei a ter alguns problemas de costas e acabei a etapa com dores, ainda assim, espero estar a 100 por cento para amanhã.
Precisamente na etapa 18 é quando teremos uma das tiradas rainha deste Tour.

Será uma etapa muito dura, porque no seu início pode vir a ser muito rápida para se conseguir encontrar uma fuga. Da mesma maneiras as coisas podem mudar se alguém saltar cedo para a frente da corrida e conseguir manter-se.assim como também pode realizar-se imediatamente.

Espero que venhamos a assistir a grandes ataques por parte dos favoritos, sendo certo que todos vão tentar destronar o Voeckler. O espectáculo está garantido!

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tour 2011: Voeckler perde amarela para Andy Schleck

O ciclista francês Pierre Rolland (Europcar) venceu esta sexta-feira a 19.ª etapa do Tour’2011, depois de ter chegado isolado à meta instalada em Alpe d’Huez.

ngFC565D6B-C1C7-4CA4-A670-15D66A794DAA.jpg

O espanhol Samuel Sánchez chegou no 2.º posto, tendo garantido virtualmente a vitória na classificação para o melhor trepador.

Alberto Contador, que atacou a cerca de 90 quilómetros do final, foi 3.º e conseguiu ganhar algum tempo à concorrência.

Quem passou mal foi Thomas Voeckler que perdeu a camisola amarela para Andy Schleck, que chegou a menos de 1 minutos do vencedor da tirada.

Classificação 19.ª etapa:

1. Pierre Rolland (França/Europcar), 3.13,25 horas
2. Samuel Sánchez (Espanha/Euskaltel-Euskadi), a 14 s
3. Alberto Contador (Espanha/Saxo Bank), a 23 s
4. Peter Velits (Eslovénia/HTC Highroad), a 57 s
5. Cadel Evans (Austrália/BMC), m.t.
6. Thomas De Gendt (Bélgica/Vacansoleil), m.t.
7. Damiano Cunego (Itália/Lampre), m.t.
8. Andy Schleck (Luxemburgo/Leopard-Trek), m.t.
9. Frank Schleck (Luxemburgo/Leopard-Trek), m.t.
10 Ryder Hesjedal (Canadá/Garmin-Cervelo), a 1,15 m

Classificação geral:

1. Andy Schleck (Luxemburgo/Leopard-Trek)
2. Frank Schleck (Luxemburgo/Leopard-Trek), a 53 s
3. Cadel Evans (Austrália/BMC) a 57 s
4. Thomas Voeckler (França/Europcar), a 2,10 m
5. Damiano Cunego (Itália/Lampre), a 3,31 m
6. Alberto Contador (Espanha/Saxo Bank), a 3,55 m
7. Samuel Sánchez (Espanha/Euskaltel-Euskadi), a 4,22 m
8. Ivan Basso (Itália/Liquigas), a 4,40 m
9. Thomas Danielson (Estados Unidos/Garmin-Cervélo), a 7,11 m
10. Pierre Rolland (França/Europcar), a 8,57 m

Record